Criogenia

A Técnica que Oferece Esperança a Centenas de Pessoas

Muitas pessoas acreditam que uma vida apenas não é o suficiente para fazer tudo o que gostariam. Algumas dessas pessoas aceitariam tranquilamente pagar um bom dinheiro para alguém que lhes oferecesse esperança de reviver no futuro. E é justamente por isso que algumas empresas como a americana Cryonics Institute criaram um procedimento de vitrificação (espécie de congelamento) para pessoas e animais domésticos.

Vida

A vitrificação é um dos passos da criogenia, método experimental para tentar conservar o corpo ou cabeça de uma pessoa, na esperança de que a ciência consiga descobrir como tratar a doença que vitimou a pessoa. Nesse caso a pessoa será ressuscitada e tratada – só não se sabe como exatamente as pessoas serão ressuscitadas.

No total existem seis empresas capazes de realizar o procedimento. Para ser atendido por uma delas, a pessoa desembolsa uma média de US$70 mil até US$150 mil.

Como é Realizado o Procedimento Inicial

Para começar o procedimento a empresa deve se certificar que pessoa está mesmo morta. Após a declaração de que a pessoa realmente faleceu, o procedimento tem inicio. Se a pessoa morar longe da empresa seu corpo deve ser enviado (preservado em meio a gelo seco) em um prazo máximo de 24 horas a contar da morte.

Processo

Depois a empresa deve garantir que o sangue continuará circulando. Isso é feito ligando a pessoa em um dispositivo de circulação extracorpórea, e aplicando um coquetel de substancias para evitar coágulos.

Outra substancia é aplicada na pessoa, para preservar os órgãos durante o congelamento. A substância é aplicada na artéria femoral e foi inventada pelas empresas de criogenia.

O Congelamento

Depois que o corpo é preparado para o congelamento, ele é mergulhado em óleo de silicone e congelado a -79 graus Celsius. Durante esse processo, a temperatura cai por minuto cerca de 0,1 grau.

Depois do pré-congelamento o corpo é colocado em outro tanque com temperatura menor que -124 graus. Isso deve ser feito rapidamente para não haver formação de cristais de gelo. O processo leva três horas. É importante garantir que não se formem cristais de gelo, pois eles contribuem para romper as células.
Após essa etapa os especialistas avaliam o corpo para verificar a ocorrência de fraturas ou machucados durante o procedimento.

Corpo

O procedimento é finalizado quando o corpo é transferido para um tanque. Este tanque será mergulhado em nitrogênio líquido, e ficará congelado a -196 graus Celsius. O corpo ficará congelado neste tanque até que a ciência consiga encontrar um modo de ressuscitá-lo.
Este procedimento congela o corpo inteiro, mas algumas pessoas desejam congelar apenas a cabeça – pois acreditam que a ciência encontrará uma maneira de criar o corpo inteiro novamente com base em informações genéticas ou de acordo com o que o cliente definir.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.