Arte Pós-Moderna

Como é definida a Arte Pós-Moderna?

Arte Pós-Moderna

Arte Pós-Moderna

A arte pós-moderna é definida por alguns pesquisadores como uma arte que surgiu e prevalece devido ao capitalismo contemporâneo, que se estabeleceu após a queda do Muro de Berlim e conseqüente derrocada do sistema socialista como uma forma de governo que pudesse ser sustentada pelos governos ao redor do mundo.

Essa crise ideológica que se abateu sobre o mundo no século XX é a grande responsável pelo surgimento do pós-moderno, uma arte que se firma sobre o esgotamento da arte Modernista, cuja influencia foi sentida até fins do século XX. Uma das primeiras vezes que o termo “pós-moderno” foi usado foi por um brasileiro, Mário Pedrosa, em 1964, ao classificar a forma de arte praticada por Hélio Oiticica.

A arte pós-moderna não é aceita por todos os autores, críticos ou artistas, e muitos deles chegam a evitar o termo. Outros afirmam que o termo não é adequado pois não houve uma ruptura com a estética modernista, como a palavra “pós” sugere – o que houve foi uma maior fragmentação da realidade, do tempo e do espaço.

História do pós-modernismo

História

História

O século XX foi palco de várias transformações culturais e ideológicas, que alteraram significativamente o pensamento e a história da humanidade. Além disso, a incrível rapidez com que a tecnologia se consolidava na comunicação, informática e transporte fez com que as barreiras deixassem de existir no mundo contemporâneo.

Um modo de pensar cada vez mais crítico originou uma arte também mais posicionada politicamente e ideologicamente, inserida na sociedade e um reflexo dela. Uma nova cultura se originou, a cultura de massa, que recebe influencias do planeta inteiro e também serve para pessoas do planeta inteiro, uma vez que a música, cinema e posteriormente a internet começou a ser difundir idéias pelos quatro cantos do mundo.

O pós-modernismo recebe muitas influências do marxismo, e alguns estudiosos chegam a dizer que ele representa a terceira etapa do capitalismo, tendo uma simbologia ideológica mais importante do que a própria importância artística.

Artistas pós-modernos

Obras

Obras

A arte pós-moderna enfatiza elementos da cultura regional, assim como a sabedoria popular. Sendo assim, a arte pós-moderna não fica restrita a obras tradicionais como quadros, livros ou esculturas: se realiza também na arquitetura e no design de interiores, na culinária e em qualquer outra manifestação artística de um indivíduo. O pós-moderno invadiu a dança, que reagiu com ritmos e uma estética completamente diferenciada.

Artes como o cinema absorveram esse novo tipo de arte, representando e usando o pós moderno em seus filmes. O pós-moderno de tornou uma arte do cotidiano, que representa uma realidade pensada e repensada, e não apenas um retrato de um evento. Assim, exposições de arte se tornaram instalações onde o público interage e aprende a partir da arte, ao invés de ser um simples expectador.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.