Wretch 32

Um dos países que sem dúvidas é referência no cenário musical mundial é a Inglaterra. Além de ter revelado a mítica banda de rock The Beatles, que revolucionou o estilo e a forma de se tocar nas décadas de 50 e 60, é cenário fértil para o surgimento de grandes cantores e bandas dos mais variados estilos musicais.

O fato de sua capital, Londres, concentrar a maior parte da juventude moderna e descolada, com inúmeros “pubs”, sendo que todos contam com um pequeno palco para apresentações de novos talentos musicais, faz com que a terra da Rainha Elizabeth revele constantemente vários nomes de peso na música mundial.

Wretch 32

Wretch 32

Dentre os nomes recentes e de destaque da música britânica que estouraram em todo o mundo, estão Amy Winehouse (1983-2011), que repaginou o soul, cativando novas gerações e abrindo caminho para outras cantoras no mesmo estilo, como sua afilhada Dionne Bromfield, bem como Adele, que vem fazendo um grande sucesso em todo o mundo e vai arrematar diversos prêmios Grammy (o Oscar da música) na edição deste ano.

Mas a Inglaterra não produz somente grandes talentos no rock e no soul. Também revela grandes nomes do rap. Um dos destaques é o rapper Jermaine Scott, mais conhecido pelo nome artístico de Wretch 32.

Prestes a completar 27 anos no dia 9 de março, Scott possui contato com a música desde a infância, pois era filho de um DJ que discotecava em uma casa noturna de reggae na capital britânica. Além disso, cresceu ao lado de membros do movimento rapper.

Wretch 32

Wretch 32

A partir de 2006, passou a atuar como MC’s (“Mestre de Cerimônias”, no jargão do Rap), embalando as festas e bailes de Londres nesse estilo musical. Na mesma época, passou a adotar o nome artístico de hoje e lançou uma série de mixtapes, com a participação de nomes importantes do rap britânico: Scorcher, Bashy e Ghetts.

Com os mixtapes, o jovem rapper passou a chamar a atenção da Rádio BBC Cameo, que o contemplou com o seu Prêmio Mixtape 1Xtra. Mas foi a partir de 2007 que a carreira de Wretch 32 começou a decolar, ao se apresentar no Music Awards neste ano, além de assinar com a gravadora norte-americana Chenelle, que lançou o seu primeiro single, “I Fell In Love With The DJ.

Depois da apresentação no MMA de 2007, executivos de importantes gravadoras, como EMI, Sony e Warner apreciaram o trabalho do rapper britânico, que teve o seu primeiro álbum,  “Wretchrospective”, lançado no Reino Unido em 2008, pela gravadora Ministry of Sound.

Wretch 32

Wretch 32

Com o álbum de estreia, Wretch 32 e Chipmunk foram nomeados para diversas categorias do Grime Awards no ano de 2009. Já em dezembro de 2010, Wretch 32 foi eleito pelo BBC’s Som, uma votação feita pela BBC de Londres, como a principal promessa do rap britânico de 2011.

Ao longo de 2011, o rapaz não decepcionou: lançou o seu segundo álbum, “Black and White”, que foi bem recebido pelo público e crítica do Reino Unido. Um de seus principais planos para 2012 é fazer uma parceria musical com Bruno Mars, outra revelação da música mundial.

Para os fãs do rapper, vale a pena acrescentar seu site oficial na lista de favoritos: http://www.wretch32.com/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Celebridades · Músicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.