Gilberto Gil

Gilberto Passos Gil Moreira é uma pessoa multifacetada: formado em administração de empresas é cantor, compositor, musico e também político. Talvez tenha sido essa diversidade de interesses que de a Gilberto Gil a possibilidade de ver o mundo com tanta sensibilidade, o que o tornou um dos mais respeitados músicos brasileiros. Gilberto Gil é reconhecido como uma das maiores personalidades do cenário musical do Brasil e seu trabalho é reconhecido também no exterior, tanto que o artista já foi agraciado com dois prêmios Grammy, um latino e outro de melhor disco de Worls Music. Gilberto Gil é baiano, nasceu em Salvador e cresceu em Ituaçu, filho de um médico e de uma dona de casa, teve uma infância tranqüila e alegre. Teve suas primeiras experiências musicais escutando Luiz Gonzaga e Orlando Silva no rádio, que despertaram no menino o interesse pela musica.

Gilberto Gil

Gilberto Gil

Com oito anos a família de muda novamente para Salvador e Gilberto Gil aprende a tocar acordeom, alguns anos mais tarde ganha de presente de sua mãe um violão e se interessa pelo trabalho do artista João Gilberto, por quem foi muito influenciado, e assim com 18 anos Gilberto Gil forma sua primeira Banda…”Os desafinados”. Gil entra para a faculdade de Administração e conhece Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom Zé e Gal Costa, juntos passam a compor e ensaiar suas musicas, gravam seu primeiro trabalho, e nessa época o grupo não tem idéia da importância que vão ter no cenário musical nacional. A primeira apresentação em conjunto foi em 1964, em Salvador com o show “Nós, Por Exemplo“. No ano de 1965 Gil forma-se em administração e vai morar em São Paulo com Belina, sua esposa. Em São Paulo conhece Torquato Neto e Chico Buarque, dois amigos e companheiros que juntos irão escrever parte da história da musica popular brasileira.

Música

Música

O trabalho musical de Gilberto Gil cresce, ele deixa o emprego e vai para o Rio de Janeiro grava discos, se apresenta em programas na radio e na TV, faz sucesso com musicas que marcaram época como “Louvação” e “Eu Vim da Bahia”, participa de festivais de musica e junto com outros artistas e sua época da inicio ao movimento musical conhecido como “Tropicalismo”. São letras de musicas que refletem uma preocupação com as questões sociais e políticas que o Brasil enfrentava na época. O movimento cresce e junto com Caetano Veloso, Gilberto Gil é considerado pelo regime militar como elementos subversivos a ordem nacional. Assim os dois partem para o exílio na Inglaterra onde ficaram por 3 anos de 69 até 72.

Ministro Da Cultura

Gilberto Gil Como Ministro Da Cultura

Gilberto Gil seguiu seu trabalho com suas musicas que fazem sucesso no Brasil e no exterior, mas vale destacar alguns sucessos como “Se Eu Quiser Falar com Deus”, “Eu Só Quero um Xodó”, “Preciso Aprender a Só Ser”,  “Punk da Periferia”, “Sítio do Pica-pau Amarelo”, “Parabolicamará”, “Soy Loco por Ti América”, “Realce”, “Toda Menina Baiana“,  e muitos outros que marcaram época. Sempre interessado nos problemas sociais Gilberto Gil enveredou para a política e em 1981 foi eleito vereador pelo Partido Verde de Salvador e no ano de 2003 assumiu o cargo de Ministro da Cultura do governo Lula, tendo se demitido em 2008, quando voltou a cuidar da sua carreira musical. Com certeza Gilberto Gil é um homem de muitos feitos e que tem deixado a sua contribuição para a cultura brasileira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Celebridades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.