Fábio Assunção Está se Recuperando

Fábio Assunção

Fábio Assunção – de nome completo Fábio Assunção Pinto – é um ator brasileiro, que também atuou algumas vezes como um diretor de peças de teatro, que nasceu no estado de São Paulo, no ano de 1971, tendo hoje quarenta e oito anos de idade. O ator ficou muito conhecido no Brasil principalmente pelos trabalhos que realizou em novelas na emissora de TV Rede Globo.

Durante toda a sua carreira – que ainda é extremamente ativa até nos dias de hoje – Fábio Assunção já foi eleito em vários concursos como um excelente ator, conquistando inclusive vários prêmio por esse motivo: sua brilhante atuação na televisão.

A história de Fábio Assunção com a arte se iniciou bem cedo, já que ainda na infância, ele frequentou aulas de piano durante aproximadamente dois anos, depois passando por outros instrumentos musicais, como o violão clássico e o violão popular, chegando até as aulas de canto e coral. Quando completou quinze anos de idade, já tendo o domínio de ainda outros tipos mais de instrumentos musicais, como a guitarra e o piano, Fábio montou uma banda que se chamava “Dekta T”, mas que acabou não indo para frente, principalmente por  causa da falta de dinheiro daquela época e também devido a falta de tempo para ensaiar / praticar, já que haviam outros compromissos com os estudos, etc.

Anos depois, Fábio Assunção deu início a um curso de graduação, começando assim a faculdade de publicidade, mas durante essa época ele viu um anúncio a respeito de um curso de teatro, o que despertou interesse e ele acabou resolvendo participar, sendo que esse curso acontecia na Fundação da Artes, na cidade de São Caetano, em São Paulo. Foi a partir daí que se deu o pontapé mais direto para uma carreira de bastante sucesso.

Depois de tanto aprendizado recebido em relação ao teatro e as artes cênicas, Fábio Assunção deixou o seu currículo na Rede Globo, o que proporcionou a ele a possibilidade de realizar um teste. Uma semana após isso acontecer, o ator já estava dentro do set de gravação da emissora, sendo que a primeira novela na qual ele participou foi “Meu Bem, Meu Mal”, que foi se emendando assim a vários outros trabalhos, o tornando um dos atores queridinhos do autor de novelas Gilberto Braga.

Com o passar dos anos e depois de participar das novelas “Força de um Desejo”, “Coração de Estudante”, “Paraíso Tropical” e de seriados e minisséries como “Os Maias”, “Labirinto”, “Mad Maria”, “Copas de Mel”, entre várias outras, Fábio Assunção se encontrou em meio a um problema, a dependência química. Isso aconteceu no ano de 2008, enquanto participava do elenco da novela “Negócio da China”, que teve que abandonar para se tratar e cuidar da sua saúde. Esse foi um processo bastante complicado da vida do ator, e hoje, onze anos depois, ele já se encontra recuperado, e esse é inclusive o foco do artigo de hoje, que será abordado logo abaixo.

A Dependência Química

Antes de se falar a respeito da recuperação do ator Fábio Assunção, é interessante entender qual a doença que o acometia, e é dela que iremos falar agora, a dependência química.

Atualmente, a dependência química é considerada como um problema social e também um transtorno mental pela OMS, que é a Organização Mundial de Saúde. Ela é considerada ainda como uma doença crônica, que é bem mais incidente em pessoas que usam de forma frequente e constante algum tipo de droga, seja ela ilícita ou lícita. A pessoa que possui esse tipo de doença acaba não conseguindo conter o vício que a atingiu, o que faz com que toda a sua vida seja afetada, tanto nos aspectos emocionais e psíquicos, quanto nos aspectos físicos e sociais.

As substâncias que causam a dependência química são aquelas que atuam no Sistema Nervoso central e que fazem com que a pessoa tenha alterada a forma como pensa, sente ou age diante de determinadas situações. Essas substâncias são chamadas de drogas psicoativas e ainda que utilizadas desde muitas décadas atrás, como a época em que as civilizações começaram a surgir – seja em forma de rituais de algumas religiões ou somente como uma forma de divertimento e lazer – elas podem sim trazer inúmeros prejuízos, causando desequilíbrios no organismo e levando até a dependência química, que é um dos piores estágios. As substâncias mais comuns de provocarem o desenvolvimento desse tipo de problema são a cocaína, a maconha e até mesmo o álcool, que é bastante popular hoje em dia.

Essa doença não é nenhum pouco leve e deve ser tratada com toda a atenção possível, já que ela pode fazer com que a pessoa que a possui se afaste da sociedade, desencadeando problemas físicos sérios, que podem levar até mesmo a morte. Como foi dito acima, o ator Fábio Assunção sofreu dessa doença durante muitos anos, e agora será falado um pouco sobre seu tratamento e sua recuperação.

Fábio Assunção Está Se Recuperando

Fábio Assunção Ao Lado do Filho João

Fábio Assunção Ao Lado do Filho João

Quando se deu conta de fato de sua dependência química, Fábio Assunção optou por se afastar de todas as suas atividades, inclusive das novelas, para que pudesse procurar a melhor clínica para realizar o seu tratamento. Nessa busca, ele passou por algumas clínicas nos Estados Unidos e algumas clínicas no Brasil, até que encontrou a que mais se encaixava com suas necessidades e que fez com que sua recuperação fosse iniciada.

Assim como muitos médicos e especialistas, Fábio Assunção já disse em entrevistas que o tratamento contra a dependência química nunca em um fim, mas sim, uma espécie de controle, já que ele – e isso é indicado na verdade para todas as pessoas que sofrem com a dependência química – precisa se manter em constante tratamento, principalmente realizando seções de terapia e de psicanálise, mas que isso não impede em nada a realização de suas atividades, o possibilitando até mesmo de encarar novos trabalhos e novos desafios, tanto na televisão, quanto no cinema.

Toda essa vida conturbada de dependência química, influenciou em vários outros aspectos da vida de Fábio Assunção, contribuindo até mesmo para suas duas prisões, tendo uma sida por um motivo não tão relacionado – o desacato a autoridade – e a outra por envolver-se em um acidente de carro e possivelmente estar sobre efeito de alguma substância, já que na época se recusou a fazer o teste do bafômetro.

Hoje em dia Fábio Assunção já se encontra consideravelmente bem, tendo participado recentemente da minissérie “Onde Nascem os Fortes”, do ano de 2018, provando que já está apto a realizar sua profissão novamente de forma brilhante. Além disso, esse ano o ator foi indicado ao Prêmio Bibi Ferreira, concorrendo ao posto de Melhor Ator Coadjuvante em Peça de Teatro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Celebridades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.