Homem Borracha

Quando se fala de contorcionismo lembramos logo do circo. É uma associação bem comum e razoável, uma vez que de fato, normalmente, a única forma de se ver um contorcionista é indo à um circo.

É um ambiente, um espetáculo que tem um momento somente dedicado a exibição dos contorcionistas, que fazem o maior sucesso. Uma atividade que pode ser mais velha do que você imagina, já na Antiguidade se praticava o contorcionismo.

A Atividade do Contorcionista

Mesmo quem nunca viu um espetáculo de um contorcionista não deve ter dúvidas de que se trata de uma atividade que exige muita flexibilidade. Com a chegada da internet e a difusão de praticamente tudo, o contorcionismo passou a ser mais discutido, comentado e algumas pessoas, que até antes, nem pensavam na atividade, começaram a pensar se seria possível praticá-la.

A rede serve para pessoas interessadas pelo contorcionismo trocarem ideias, imagens e experiências, em vários fóruns. Pelo jeito, a atividade passou a ser muito popular e muitas pessoas têm o interesse em praticar o contorcionismo. O fato de associar o contorcionismo ao circo não é um mero acaso. De fato o contorcionismo está associado a uma prática de circo e exige e deve estacar o quanto um corpo pode ser flexível.

Homens e mulheres podem praticar o contorcionismo, dê preferência que possuam uma flexibilidade natural, que já tenham nascido com esse talento. Porém, existem casos de pessoas que quando despertaram interesse pela atividade, descobriram essa flexibilidade. Porém, normalmente, se descobre esse talento antes de completar 7 anos de idade. Depois de 13 anos, mesmo tendo talento é mais difícil conseguir desenvolver totalmente a flexão das articulações.

O Maior Contorcionista Até os Dias Atuais

O americano Daniel Browning Smith é considerado o maior contorcionista do mundo até os dias de hoje. Conhecido como Rubberboy, ele consegue girar em um ângulo de 360 graus ambos os braços, e a 180 graus, a coluna, além de colocar, sem ajuda, as duas pernas atrás da cabeça. Não é só isso, o americano ainda consegue mover a coluna para trás e para frente, ao máximo, tão longe, que pode beijar as próprias nádegas.

Daniel consegue entrar e ficar dentro de uma caixa de um monitor de computador e mais, ele muda a posição do coração. Nenhum outro contorcionista consegue fazer o que faz esse americano.

Mitos Sobre o Contorcionismo

Fazer contorcionismo significa ter uma flexibilidade além do “normal” e colocar o corpo em posições que “pessoas comuns” não conseguiriam. Por isso, sendo algo tão “exclusivo”, muitas especulações sobre a flexibilidade dessas pessoas e o alto nível que podem chegar são questionadas.

Daí nascem muitos mitos e mentiras sobre o contorcionismo, como por exemplo, a síndrome de Ehtlers Danlos, que é uma doença rara que deixa os ligamentos flexíveis em consequência da perda de colágeno provocado pelo problema. Há quem acredita que os contorcionistas usam “poções mágicas”.

Todas teorias e mitos sem fundamento. O contorcionismo é feito graças a muito trabalho do artista, que desde cedo treinou o corpo para aproveitar o máximo a sua elasticidade. Todos os humanos podem ter tendões, ligamentos e músculos mais flexíveis.

Contorcionismo: A Ajuda da Genética

Porém, apesar dos mitos, em uma coisa os pesquisadores concordam, pode ser que uma parte dessa flexibilidade, que deve ser treinada, seja consequência de um fator genético. Por causa da hereditariedade, pode ser que algumas pessoas possam de fato se tornarem contorcionistas, enquanto outras não conseguirão os mesmos resultados, mesmo que treinem muito.

Porém, apesar da hereditariedade, que pode ajudar e muito, esse não é o fator determinante, garantem os pesquisadores. Sem muito exercício para expandir as habilidades, não é possível se tornar um contorcionista.

Algumas pessoas sem têm nenhum tipo desenvolvimento ou habilidade aparente, que poderia ser da hereditariedade, quando começam a desenvolver a atividade, conseguem bons resultados na hora de se esticarem.

Como é o Treinamento de Um Contorcionista?

Se uma pessoa pensa em ser contorcionista profissional a flexibilidade tem que ser ao máximo. E não é tudo e nem o suficiente, pois exige também muita força. Podemos considerar o contorcionismo uma mistura de dança com ginástica e sem força, seria impossível que o contorcionista sustentasse algumas posições. O treino para desenvolver a força também é necessário e muito praticado.

Durante o treino de flexibilidade de uma pessoa que quer praticar contorcionismo, se percebe uma semelhança muito grande com uma série de atividades, como a dos dançarinos, dos ginastas, dos atletas em geral e também de praticantes de yoga. A grande diferença é que o contorcionista deverá ser mais persistente.

https://www.youtube.com/watch?v=HKH63bmSrwI

Segundo os praticantes de contorcionismo, o que limita os movimentos e a flexibilidade do nosso corpo são as estruturas do esqueleto. Fora isso, o contorcionista pode ir até ao máximo de elasticidade com o resto do corpo. Porém, o primeiro passo para chegar a esse máximo, no nível alto é que o corpo com muito cuidado e regularmente seja alongado.

Isso deve ser feito, com um passo à frente do que a pessoa considerar que se sente confortável. Ir além, porém, com movimentos sustentando posturas alongadas e movimentos lentos. Se um contorcionista sai da posição rapidamente, corre o risco de sofrer lesões sérias. A prática deve ser feita regularmente e isso que fará com que os tendões e músculos comecem a se ajustar as expansões do corpo, deixando-o mais elástico, como deve ser o corpo de um contorcionista.

O ideal é que as pessoas comecem logo cedo, bem jovens a desenvolver essa atividade. O corpo está “mais fresco” e vai se adaptando melhor a essa estica, puxa exigido pelo contorcionismo. Num ponto da vida, os músculos não têm mais elasticidade, assim como os tendões e os ligamentos, isso quando estamos envelhecendo. Neste momento, fica impossível desenvolver o contorcionismo.

Obviamente, a criança é mais flexível, é natural e por isso é muito mais fácil desenvolver a sua elasticidade. O contorcionismo não pode ser encarado como uma atividade de esporte ou exercício que uma pessoa do dia para noite resolve praticar. É necessário ter muito cuidado para não comprometer a saúde fazendo movimentos que o corpo não está preparado.

Homem Elástico

Homem Elástico

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bizarro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.