Roteiro de Filme

Muitas pessoas têm curiosidade de saber como exatamente é o roteiro de um filme, como é produzido e no que difere de obras literárias de outra natureza. Ou ainda a vontade de produzir um roteiro, tirar da cabeça uma idéia para um filme. Alguns esclarecimentos podem ser úteis nessa hora.

O que não é um roteiro

Roteiro de Filme

Roteiro de Filme

Um dos melhores meios de se explicar o que ele é, é através de suas diferenças com demais obras escritas. O roteiro não e literatura, não narra uma história da mesma maneira que um livro, separa-a em cenas considerando o aspecto visual da obra filmada juntamente às necessidades da história, as quais norteiam muitas vezes a escrita literária.

A literatura pode narrar pensamentos, descrever cenas mentais, estados de espírito e embora filmes possam utilizar recursos narrativos, a informação deve ser transmitida de outra maneira. Dificilmente se ouve um narrador dizendo “Ele sentia frio nessa manhã” em uma obra audiovisual, mas utiliza-se várias outras maneiras para se transmitir a mesma informação.

O roteiro também não é uma peça de teatro. O teatro relaciona-se de outra maneira com o espaço que o cerca, o cenário, a platéia. A linguagem também é diferente. Um monólogo extremamente emotivo e interessante no teatro pode ser uma cena entediante na tela. O expectador tem esse nome também por ter suas expectativas e elas se relacionam diretamente ao meio escolhido para transmissão da história, da mensagem, da criação artística.

Exemplo de cena de um roteiro

História

História

Um roteiro tem basicamente a seguinte aparência e estrutura, com algumas variações e formalidades adicionais em alguns casos

INT – Quarto do protagonista – Noite

Deitado em sua cama sob a luz fraca do abajur, o protagonista lê um livro até que a porta do quarto se abre rangendo, porém sem ninguém aparecer.

PROTAGONISTA
(assustado)
Quem é?

VOZ FEMININA
Quem mais tem a chave de casa, querido?

Sorrindo sem graça, ele se levanta da cama com dificuldade, aparentando estar com uma perna ferida.

Este é um exemplo de cena de roteiro. Na primeira parte, o cabeçalho, há informações sobre aonde e quando ocorre a cena. A primeira sigla (INT) significa interna, que a cena ocorre dentro de um local, informação importante para a execução técnica da mesma.

Poderia ser também (EXT) significando que a cena ocorre em ambiente externo. Logo depois vem o nome do local da cena (Quarto do protagonista) que indica aonde ocorrerá a cena e por fim vem a informação relativa ao tempo (Noite). Não há necessidade de ser muito específico quanto ao tempo a não ser que exista alguma particularidade na cena a ser gravada.

Logo após vem a descrição visual da cena e o     diálogo. Aonde somente no parênteses é dada uma sutil indicação sobre a condição mental do personagem ou seus pensamentos. Note que não é citado nada sobre a condição mental do personagem ou seus pensamentos.

O que é um roteiro

Filme

Elenco

Um roteiro de filme pode ser entendido como uma história contada e estruturada para o meio audiovisual. No entanto, ele geralmente é muito mais sucinto, ou até resumido, do que muitas vezes se espera ler ao se assistir um filme. Ele não contém toda a informação necessária para se fazer o filme.

Não dita todos os movimentos da câmera, nem efeitos especiais e sequer dita o trabalho dos atores em todas suas expressões e movimentos. Um filme é uma obra composta do trabalho e da criatividade de vários indivíduos, então um bom roteiro dá espaço para que o diretor, os atores, o diretor de fotografia e outros profissionais contribuam.

Guilherme Côrrea

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Divertido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.