Onde Estão os Brasileiros na Internet

Não é novidade para nenhum de nós que os brasileiros são viciados em redes sociais. Não há quem conheça alguém que não participe ativamente de ao menos uma delas. Um estudo realizado pela Nielsen, empresa especializada em tecnologia da internet revelou o que os brasileiros são os mais “viciados” em redes sociais de toda a internet.

O Orkut nosso de cada dia

Onde Estão os Brasileiros na Internet

Onde Estão os Brasileiros na Internet

Por redes sociais entende-se um site onde as pessoas criam perfis e se relacionam com outros usuários em busca de amigos e parceiros para atividades online ou não. Essas redes na maioria das vezes requerem cadastros e o preenchimento de um perfil, um questionário sobre gostos e preferências, além de características físicas e até mesmo preferências sexuais.

O maior responsável pela disseminação das redes sociais no país é, sem dúvida, o Orkut. O site de relacionamentos do Google é dominado pelos brasileiros desde pouco depois de sua criação. O percentual da população brasileira no site ultrapassa os 73% e tende a aumentar com a demanda de novos perfis nacionais e o abandono dos usuários estrangeiros em busca de redes com mais recursos e mais usuários de mesma língua, como o Facebook e o Myspace.

86% dos brasileiros na internet estão em redes sociais

Virtual

Virtual

Segundo a pesquisa da Nielsen, 86% dos brasileiros que acessam a internet estão em pelo menos uma rede social. É um número bastante alto e mostra a sociabilidade do povo brasileiro nesse tipo de ambiente virtual.

Os brasileiros são seguidos de perto pelos italianos, onde 78% dos navegantes da rede mundial de computadores participam de redes sociais e dos espanhóis, representados pó 76% da população.

Os brasileiros também estão representados por altos números em redes como o Windows Live Messenger, o MSN, como ainda é conhecido pela maior parte da população em referência ao antigo nome do serviço. No mensageiro instantâneo são mais de 46 milhões de usuários, representado mais de 14% dos usuários de todo o mundo superando em número o país de origem do serviço, os Estados Unidos.

Brasil como público alvo

Redes

Redes

O potencial das redes sociais no Brasil vem sendo cada vez mais explorado pelas empresas responsáveis por tais redes. O anúncio do novo Messenger em abril, por exemplo, foi feito em território nacional. Outros grandes sites estrangeiros de relacionamentos como o Facebook estão migrando para o país com versões traduzidas para o português do Brasil, como manda o figurino.

O Orkut, pioneiro na “brasileiralização” dos sites de relacionamento, e carro chefe no movimento de migração do público nacional para a parte social da internet, trouxe para o Brasil seu centro de operações e desenvolvimento, assim como servidores para atender a grande demanda do país.

Ainda que o Orkut seja encarado como um campo de testes para o Google, daí a sua manutenção sempre em estado de testes, o chamado Orkut Beta, não parece afetar o público nacional, que gosta bastante do território conquistado no site.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Divertido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.