Gatinho Feio

Os gatos são animais domésticos que desde milhares de anos acompanham o homem e estão entre os animais de estimação mais comuns do mundo. Quem escolhe ter um gato sabe que se trata de um animal manhoso em alguns aspectos, mas com aquele toque de fofura que somente os felinos possuem.

Gatinho Feio

Gatinho Feio

Porém, nem todo gato é fofo como o Garfield, algumas experiências genéticas e a reprodução seletiva criaram umas espécies bem diferentes. A seguir listamos algumas raças de gatos que são conhecidas por serem o que chamaríamos de gatinho feio. Mas, mesmo assim tem aquele jeito fofo comum a todos os gatos.

Raças de Gatos Feias

Devon Rex

Essa raça exótica apareceu na década de 1960 e apesar de ser semelhante em alguns aspectos as raças Cornish e Rex Alemão não tem ligação parental com elas. O que diferencia essa raça é o fato de ter bem pouca quantidade de pelos superficiais em seu corpo. Além disso, essa raça tem orelhas e olhos grandes.

Uma raça de gato que é bastante ativa, sociável e gosta de brincar. Outra coisa interessante é que os gatos Devon Rex gostam de ser levados nos ombros dos donos, como um papagaio de pirata. Esse gato pode até ser feio, mas compensa com a sua inteligência, tem capacidade de aprender truques com grande facilidade. Assim como cachorros esse gato aprende a buscar brinquedos e pode ser levado passear sem coleira.

Khao Manee

Em geral os gatos que tem olhos azuis e focinho, patas e rabo escuros são considerados como siameses no Brasil e em outros países. Contudo, em alguns países como a Tailândia e nas áreas do entorno o único gato considerado siamês é o Khao Manee. O nome da raça significa “joia branca”. Uma curiosidade é que essa é uma raça nobre do antigo Reino do Sião. Existe uma lenda de que a pena para quem roubasse um gato dessa espécie era a morte.

O que torna esse gato bem estranho é o fato de que eles tem olhos de duas cores diferentes, um é azul e outro esverdeado. Como se trata de um animal raro em algumas culturas na Indonésia é como um amuleto de sorte. Para se ter uma ideia de quão raro era esse gato até o ano de 1999 não havia sido encontrado nenhum indivíduo da espécie fora da Tailândia.

A primeira vez que a raça Khao Manee teve menção foi em 1350, isso quer dizer que esses gatos são criados na Tailândia há mais de 650 anos. Como esses gatos tem fama de amuleto da sorte e são raros de encontrar chegam a ser vendidos por quase 10 mil libras na Inglaterra, isso é quase 30 mil reais.

Savannah

Uma espécie de gatos peculiar que foi criada a partir da combinação de uma raça e gatos domésticos com o serval que é um gato selvagem da África. A mãe do primeiro gato Savannah tinha como mãe uma gata siamesa, contudo, é necessário somente um ancestral serval para que eles sejam considerados dessa raça.

Um gato com visual bastante selvagem e que possui listras e manchas. A aparência dessa espécie pode variar conforme a aparência do gato doméstico usado para o cruzamento. Em geral esses gatos não são muito grandes e o indivíduo da primeira geração (o resultado do cruzamento direto de gato selvagem e gato comum) pode pesar até 15 kg.

Uma coisa interessante é que esses gatos são muito espertos e gostam de brincar com os seus donos de ir buscar brinquedos como fazem os cães. Também é um gato que pode ser acostumado a usar coleira. Essa espécie se mostra peculiar ainda porque adora água, alguns gatos Savannah até entram no chuveiro com os seus donos. Um gato bagunceiro e que pode trazer grande diversão para os seus donos.

Munchkin

O que torna os gatos dessa espécie estranhos é o fato de que eles não têm uma cor definida, devido a uma mutação genética eles apresentam manchas pelo corpo. Além disso, eles têm as patas muito curtas por causa de um problema conhecido como acondroplasia. Esses gatos são chamados de gatos anões, apesar da aparência esse defeito não prejudica a forma como eles andam ou correm.

Contudo, a raça Munchkin tem alguns problemas genéticos, os indivíduos que nascem com duas cópias do gene Munchkin não conseguem sobreviver. Como se trata de uma raça em que a principal característica é a deformidade causada pela genética não é muito valorizada em competições de beleza. Esses gatos podem ainda sofrer devido a sua predisposição a ter peito afundado e problemas na coluna.

Minskin

Essa raça de gatos está entre as raças conhecidas como anãs, é o resultado da mistura dos gatos Munchkin com outras espécies. Uma das combinações mais comuns para dar origem ao Minskin é a de Munchkin com Sphynx. Normalmente eles parecem mais com o último, sendo menores. Uma raça que foi criada em 1998 e que até o ano de 2005 contava com apenas 50 indivíduos.

Sphynx

A raça Sphynx (esfinge numa tradução livre) é conhecido como pelado canadense também. Trata-se de um gatinho feio, eles nascem sem pelos o que não os torna muito bonitos. Uma coisa curiosa é que o primeiro gato dessa espécie morreu sem filhotes, contudo, em 1967 uma gata e os seus filhotes conseguiram sobreviver. A partir de então eles são criados em Londres.

Quem observa os gatos Sphynx acha que eles não têm pelos, mas na verdade eles tem sim, o que acontece é que seus pelos são muito curtos. Tem alguns indivíduos dessa espécie que tem pelos em cima dos olhos e bigodes. Esses gatos precisam tomar um banho por semana devido aos óleos naturais da sua pele que não são absorvidos como em outros gatos.

Além de feinhos esses gatos podem ter um cheiro não muito agradável. Mesmo sem ter pelos grandes esses gatos podem provocar alergias como outras espécies de gatos porque tem uma proteína no óleo da sua pele e da sua saliva que produz esse efeito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Divertido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.