Profissão

Esteticista

No mundo contemporâneo existe uma grande valorização da beleza e da estética facial e corporal, sendo muito grande a procura por esses profissionais ao mesmo tempo em que cresce a exigência por profissionais mais qualificados.

Beleza

Atendendo essa demanda foram criados cursos de graduação em estética e em cosmetologia, que capacitam os acadêmicos a utilizar as modernas e inovadoras tecnologias nos procedimentos estéticos, que muitas vezes são invasivos e requerem conhecimentos mais aprimorados.

Aliando Saúde com Beleza

O esteticista é um profissional que lida com a imagem das pessoas, sua auto-estima e também com sua saúde. Nos cursos de graduação os alunos aprendem as mais diversas técnicas estéticas, como massagens relaxantes, estética modeladora, redutora, drenagem linfática facial e corporal, limpeza de pele, aplicação de máscaras e outras técnicas estéticas corporais e faciais.

Saude

No entanto o curso de graduação em estética tem uma conotação fundamental na área de saúde, assim o profissional também está apto para identificar diversos problemas de saúde de indicação dermatológica, além de conhecerem a importância da alimentação, das atividades físicas e dos cuidados com a saúde para que os tratamentos estéticos tenham um resultado eficiente.

Formação em Esteticista

Existem cursos de esteticista de nível técnico, graduação em nível superior como tecnólogo em estética e bacharel em estética, além de pós-graduação em estética. Neste artigo nós falamos sobre a graduação de esteticista, o tecnólogo com duração média de 2 anos e o bacharel com duração média de 4 anos.

A grade curricular desses cursos contempla disciplinas teóricas, práticas e de gestão de negócios como: suporte básico á vida, fisiopatologia, bioquímica, fisiologia, microbiologia e imunologia, anatomia humana e morfologia celular, nutrição e reeducação alimentar, biosegurança, dermatologia e envelhecimento, cosmetologia, técnicas orientais, estilo e imagem pessoal, pêlos e depilação, estética facial e corporal, pré e pós operatório de cirurgia, cabelos-corte e estética, maquiagem, embelezamento de pés e mãos, consultoria em beleza, empreendedorismo, gestão de negócios, de eventos e de seleção de pessoal, legislação e ética profissional.

O Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais graduados em estética é muito promissor no Brasil, e cada dia mais a sociedade se conscientiza que saúde e beleza são áreas inter-relacionadas e fundamentais para o bem estar do indivíduo, assim cresce a procura e a preferência pelos profissionais com formação com embasamento científico, que atendam o cliente com uma visão dimensional, e não deverá aplicar um produto ou utilizar uma técnica que seja sabidamente agressiva a saúde.

Clinica

Esses profissionais podem trabalhar de forma autônoma, em equipes multidisciplinares em SPAs, clinicas de saúde e beleza, consultórios e até hospitais que ofereçam tratamentos pré e pós-cirúrgicos.

Formação Continuada

Vale salientar no entanto, que a graduação de estética não é uma formação definitiva, ou seja, o profissional precisa se atualizar constantemente, através de cursos e outros programas, pois a indústria da beleza evolui rapidamente e sua boa colocação no mercado depende em grande parte de sua constante atualização, tendo como base o curso de graduação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Beleza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.