Tratamento Para a Queda de Cabelo em Mulheres

A queda de cabelo é uma das coisas que mais aterroriza homens e mulheres, pois a geração atual se preocupa extremamente com a aparência e, os cabelos são tidos como se fossem a moldura do rosto. Portanto, tê-los é quase sempre uma questão de honra e de autoestima elevada.

A Queda de Cabelos

Os cabelos não servem apenas para proteger nosso crânio, mas ainda são uma peça fundamental para decorar o rosto. Qualquer alteração sofrida em nossas madeixas, seja nos fios ou no couro cabeludo, acaba tendo influência direta também sobre nossa percepção de nós mesmos, alterando nossa personalidade e autoestima.

Em razão desses problemas, é fundamental observar as reações dos cabelos quando ocorrem mudanças hormonais, emocionais e aquelas ligadas à utilização de diferentes produtos químicos, pois pode vir a ocorrer à queda capilar.  Caso essa queda de cabelos seja percebida logo no começo, seu tratamento deve ser efetuado o quanto antes.

A queda dos cabelos pode proporcionar um aspecto diferente em homens e mulheres, dependendo exclusivamente da maneira com que os mesmos lidam com a situação. Sendo que, nas mulheres, o problema é muito maior, visto que a sociedade atual cobra uma “beleza” muito mais para o mais sexo feminino, com isso, o sofrimento da queda de cabelo passa a ser maior.

Causas da Queda de Cabelo nas Mulheres

A alopecia ou queda de cabelos é, quase sempre, resultado de alterações no folículo capilar. Caso essas modificações não forem totalmente destrutivas, acontece um novo crescimento. Senão, pode culminar com a formação de lesões ou atrofia, causando a alopecia constante.

A queda de cabelo nas mulheres pode aparecer por fatores diversos, até mesmo estresse, causas emocionais e ainda a ansiedade. Por isso, a calvície nas mulheres pode advir, ainda, demais problemas de origem emocional, fazendo com que a situação se transforme numa bola de neve.

Mitos e Verdades

Há diversos mitos envolvendo a queda de cabelo feminina, no entanto, as causas verdadeiras são várias e bastante complexas. Dentre as mais habituais estão as doenças como infecções e anemia, os tratamentos que envolvem a radioterapia e quimioterapia, a calvície hereditária, a ocasião de repouso dos cabelos durante o período de gravidez, bem como a utilização de produtos químicos de maneira errada ou exagerada.

Particularidades da Queda de Cabelos

  • Ela afeta toda a área do couro cabeludo, através da queda generalizada do cabelo. A pessoa passa a notar a perda acentuada através do pente ou na escova e ainda através da aplicação do condicionador ou xampu.
  • A perda de cabelo varia entre uma perda de 100 até uma quantia que ultrapassa os 1000 fios por dia.
  • Caso a causa da queda de cabelo não se repita, o novo crescimento completo e de forma espontânea, acontecerá invariavelmente, em apenas alguns meses;
  • Quase sempre, as mulheres reclamam que a quantidade e o comprimento do cabelo não são mais os mesmos apresentados antes da gravidez.
  • Febres altas ou prolongadas podem acarretar a destruição de alguns folículos totalmente, de maneira que somente a recuperação parcial da área lesionada será possível.

Como Reconhecer a Causa da Queda de Cabelos

Assim que percebe que há algo errado com os cabelos, pois grande parte dos fios está se soltando ou fica no pente, é necessário se buscar uma consulta com um dermatologista. O profissional irá fazer uma completa checagem das possíveis causas da queda de cabelo, através da terapia capilar.

  • Pesquisa do histórico clínico da utilização de remédios e exames laboratoriais, especialmente o exame que observa se há excesso de vitamina A;
  • Verificação da ocorrência de doenças como câncer, diabetes, anemia e infecções;
  • Verificação de alteração dos hormônios, como hipertiroidismo ou hipotiroidismo.
  • Averiguação de regimes alimentares que foram ou ainda está sendo feitos anteriormente à queda de cabelo;
  • Observação de demais fatores que possam ser a causa da queda.

Maneiras de Tratar a Queda de Cabelo

Cada doença possui uma variedade de características próprias que auxiliam na pesquisa para se alcançar um diagnóstico. Por isso, sempre que se descobre a origem da queda de cabelo, o tratamento certo deve ser feito logo depois.

Os tratamentos mais habituais usados para combater a queda de cabelo são:

  • Buscar a correção da causa da queda;
  • Fazer a utilização de medicamentos tópicos para promover o novo crescimento dos fios;
  • Utilização de terapia a laser para promover a estimulação do crescimento dos fios;
  • Transplante capilar.

Dicas Importantes

Caso você observe que a queda natural dos fios, ocorrida diariamente, aumentou ou está aumentando bruscamente, o melhor é buscar por um dermatologista para que comece o procedimento de investigação da origem e, então, começar o tratamento mais adequado para combater a causa da queda dos fios.

Tratamentos que Possuem um Alto Índice de Sucesso

Vários tratamentos utilizados para combater a calvície dos homens não devem ser usados por mulheres, pois os mesmos atuam diretamente nos hormônios. Conforme o caso, o melhor é usar medicamentos através de via tópica ou via oral que não ajam da mesma forma que os hormônios masculinos.

-Os resultados de um tratamento para outro apresentam variações. Quase sempre é possível se conseguir a estabilização, diminuição ou mesmo a volta parcial do processo. No tratamento de calvície, os resultados começam a aparecer somente seis meses depois de iniciado, sendo que o mesmo deve ser feito para sempre.

Além de o tratamento ser feito a base de uma combinação de medicamentos, também é possível que se use alguns nutracêuticos de origem herbal, que podem ainda possuir ação nos hormônios que proporcionam a queda decabelo, inibindo-os. Outra opção bastante usada é a terapia capilar feita através do LED vermelho, que atua como medicamento através da ação anti-inflamatória. Essa terapia pode auxiliar, porém, os especialistas informam que não há estudos que evidenciem a eficiência do tratamento.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a alteração da dieta por conta própria, isso só fará diferença se a queda de cabelo for de origem alimentar, senão, será total perda de tempo. Caso seja percebido o excesso ou a carência de determinado alimento, o médico irá recomendar uma dieta especial.

O melhor em qualquer caso, é buscar logo cedo uma ajuda especializada, antes que o quadro seja irreversível.

O que antes era um problema quase que exclusivamente masculino acabou se tornando feminino também, deixando muitas mulheres extremamente preocupadas, já que os cabelos são praticamente um símbolo de feminilidade e, para elas perder o cabelo é uma verdadeira tragédia.

Embora numerosas drogas possam funcionar para algumas mulheres, os médicos são relutantes em prescrevê-las, e as empresas de medicamentos geralmente não realizam testes dos medicamentos para verificar sua capacidade de tratar a calvície feminina.

Queda de Cabelo

Queda de Cabelo

Médicos relutam em prescrever tratamentos sistêmicos (comprimidos ou outro tipo de tratamento), pois eles podem alterar a quantidade de hormônios. O médico inicialmente precisa confirmar que a queda de cabelo foi causada por um excesso de andrógenos (um nome para hormônios masculinos). Consequentemente, os médicos frequentemente selecionam tratamentos tópicos, que são aplicados diretamente no couro cabeludo. Confira no vídeo a seguir maiores dicas sobre a queda de cabelo e seu tratamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.