A madeira é uma das matérias-primas mais utilizadas quando se fala em arte, afinal temos grandes artesãos e escultores espalhados pelo mundo inteiro que estão sempre aprimorando suas habilidades e técnicas para lidar com este tipo de material. Utilizando-se de ferramentas próprias para a escultura em madeira os escultores conseguem reproduzir simplesmente tudo que se pode imaginar em um pedaço de madeira, como por exemplo, animais (leões, pássaros, peixes), objetos (sapatos, televisões, carros), dentre muitos outros tipos de coisas. Cada dia que passa você se surpreende com o que estes grandes artistas conseguem fazer um simples pedacinho de madeira e com muita habilidade.
Fotos de esculturas em madeira encantadoras e incríveis
Depois de vermos um pouco a respeito de formas menos complexas de se trabalhar com a madeira, com o artigo artesanato em madeira, chegou a hora de tratarmos de técnicas mais avançadas.
A escultura em madeira é uma forma de criar peças decorativas por meio de uma ferramenta de corte um martelo. É um dos tipos de artesanato em madeira mais apreciados por quem admira obras de arte. Alguns dos melhores exemplos existentes de escultura em madeira são da Idade Média, mais precisamente na Itália e na França. Na Inglaterra muitos exemplos completos permanecem desde o século 16 e 17, no qual o carvalho era o tipo de madeira preferido.
Claro que esse tipo de escultura foi feita por artistas de grande renome na História da Arte, pessoas que nasceram com o dom de transformar um pedaço de madeira bruta em uma peça maravilhosa. Entretanto, é possível desenvolver as técnicas e criar diversas peças, claro que não tão complexas no início, mas com um pouco de dedicação nada é impossível!
Se você é um escultor iniciante ou intermediário, existem várias dicas básicas que você pode seguir para melhorar suas habilidades e ao mesmo tempo desempenhar um trabalho seguro. Acima de tudo, a paciência seja talvez a virtude mais útil quando se trata de escultura em madeira.
É importante lembrar que a escultura em madeira pode ser um processo terapêutico e agradável que tem pouco a ver com velocidade e pressa. Ao invés de focar apenas no produto acabado, tente aproveitar cada momento do processo de escultura. Isso permitirá que você se concentre também na segurança. Assim, ao segurar a faca, se concentre em fazer pequenos cortes ao invés de disparar para os mais largos. Com o tempo, você começará a apreciar a simples alegria de esculpira em madeira e não apenas correr para terminar logo uma peça.
Dicas Importantes Para Escultores Iniciantes
Se você deseja se iniciar na arte de esculpir, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Isso é totalmente normal quando se vai começar qualquer tipo de ofício novo, e principalmente quando se trata de algo artesanal. Portanto, vamos às dicas!
Comece trabalhando com madeiras leves e macias, Depois disso, você provavelmente vai querer partir para algo um pouco mais complexo. Em lojas de materiais de artesanato você provavelmente irá encontrar uma infinidade de tipos de madeiras.
Não comece esculpindo um velho pedaço de madeira que encontrou em um canto da casa. A madeira é um fator extremamente importante e que pode determinar o sucesso ou fracasso de um projeto. Uma madeira que já está velha e ficou sujeita aos danos causados pelo tempo certamente não irá resultar em uma obra prima.
É importante que você desenvolva hábitos apropriados de corte ao manusear a faca. Um dos maiores erros dos iniciantes enquanto aprendem a esculpir a madeira está em usar os cotovelos, ao invés de seus pulsos para movimentar durante o processo.
Usando seu pulso para cortar a madeira, você remove partes menores, mas os cortes serão muito mais precisos e o risco de cortar demasiado vai ser diminuído substancialmente. Lembre-se de manter suas lâminas afiadas também, pois além de fazer cortes progressivamente mais fracos, as lâminas sem corte faz com que os riscos de segurança aumentem. Prestar a atenção durante o processo de escultura em madeira é fundamental para sua própria segurança e para o êxito de qualquer projeto em que você estiver trabalhando.
Se você está tendo problemas para começar um novo projeto ou visualizar o seu resultado final dentro de um bloco de madeira, comece usando um lápis para desenhar um esboço da forma que você gostaria que o corte saísse. Além disso, quando suas habilidades de escultura em madeira evoluírem, sinta-se livre para experimentar com diferentes tipos de madeira.
Se a sua primeira escultura não sair do jeito que você queria, não desanime. Este é um novo passatempo para o qual você vai levar tempo e prática para dominar. Você deve aprender com seus erros e aplicar esse aprendizado para a próxima escultura.
Procure por escultores de madeira experientes em sua cidade ou mesmo na internet, eles poderão dar ótimas dicas para você melhorar suas peças. Se tiver a oportunidade, participe de aulas de escultura em madeira. Elas irão ajudá-lo a apreciar a arte da escultura.
Não é preciso usar muitas ferramentas para começar a esculpir madeira. Você pode facilmente começar com uma faca artesanal. Depois de se sentir confortável com a faca artesanal, você pode começar a usar ferramentas mais específicas. Use ferramentas afiadas, que serão mais eficazes e mais seguras.
Pintando a Sua Escultura em Madeira
Na hora de pintar a sua escultura o selante deve ser aplicado primeiro, pois a madeira porosa não absorve a tinta. Tintas acrílicas podem ser usadas e são baratas. Para começar, misture cerca de 30% de tinta com 70% de água de para a maioria das cores, para o branco deve-se fazer uma mistura 50 por 50.
Experimente fazer misturas de diferentes espessuras. Muitas vezes um solvente de tinta dará a escultura olhar um aspecto envelhecido e fará com que sua peça se pareça uma verdadeira antiguidade. Não pinte com tinta pura, porque dessa maneira sua escultura irá parecer uma peça barata, feita de plástico. Termine a peça com pelo menos um spray ou demão de poliuretano.
Técnicas Básicas de Escultura em Madeira
A escultura em madeira é um hobby que existe há décadas. Algumas pessoas fazem isso por prazer, outros fazem para ganhar a vida. Há muitas maneiras de esculpir a madeira, aqui estão algumas das técnicas mais fáceis e eficazes para ajudar você a começar na arte da escultura em madeira.
Escultura em Relevo
É a arte de lascar e cortar uma peça plana de madeira para trazer para fora uma escultura de modo que ela pareça ser tridimensional. A escultura em relevo é feita tipicamente com um cinzel e um martelo, apesar de que facas são frequentemente utilizadas para o acabamento final. Nesse tipo de escultura, o artesão trabalha com a peça plana até que a imagem que ele está esculpindo começa a tomar forma dentro da madeira, aparecendo como se estivesse saindo de dentro dela. Observe na imagem acima como a imagem parece estar saltando para fora do quadro. Esta é uma maneira de “pintar uma tela” sem usar tintas nem pincéis.
Escultura em Talha
Esta é uma técnica comumente empregada em pedaços maiores de madeira, tais como tocos ou troncos de árvore, e usa-se uma machadinha e cinzéis maiores. Diferente da escultura em relevo, ao invés do desenho parecer sair da madeira ela parece estar dentro dela. Observe na imagem ao lado um exemplo desse tipo de escultura.
Madeira Queimada
A queima de madeira é uma técnica usada principalmente para adicionar desenhos para uma escultura de madeira acabada, entretanto alguns escultores realmente usam o método de queima para esculpir peças menores. Essa técnica também proporciona à peça um visual diferente, podendo até dar um aspecto envelhecido. Veja ao lado que as folhas da árvore foram feitas com fogo, o resultado final é algo bastante diferente e muito bonito.
Escultura Tradicional
Essa é uma das mais antigas, simples e relaxantes maneiras para se trabalhar com madeira. A técnica envolve nada mais do que um pedaço de madeira e uma faca de trinchar. Artesãos de madeira que têm praticado esta arte por algum tempo muitas vezes podem terminar uma peça dentro de meia hora. É simplesmente uma questão de cortar pedaços de madeira de um bloco até que o projeto que você desejar criar forma. Em muitos casos, escultores de madeira experientes fazem isso com uma faca pequena para escultura, tanto o entalhamento inicial quanto os acabamentos.
Por onde começar?
Se você deseja se iniciar na arte de esculpir, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Isso é totalmente normal quando se vai começar qualquer tipo de ofício novo, e principalmente quando se trata de algo artesanal. Portanto, vamos às dicas!
Comece trabalhando com madeiras leves e macias, Depois disso, você provavelmente vai querer partir para algo um pouco mais complexo. Em lojas de materiais de artesanato você provavelmente irá encontrar uma infinidade de tipos de madeiras.
Não comece esculpindo um velho pedaço de madeira que encontrou em um canto da casa. A madeira é um fator extremamente importante e que pode determinar o sucesso ou fracasso de um projeto. Uma madeira que já está velha e ficou sujeita aos danos causados pelo tempo certamente não irá resultar em uma obra prima.
Uma dica extremamente importante e que envolve a segurança do artesão é o uso de óculos de proteção. Isso porque durante o processo é comum que pedaços da madeira voem, e é indispensável proteger os olhos para que eles não sejam atingidos. Afinal se algo lhe acontecer aos olhos poderá até mesmo prejudicar suas tarefas como escultor. Segurança em primeiro lugar!
Na hora de comprar a madeira para esculpir, lembre-se de verificar se o seu fornecedor trabalha com madeira reflorestada, afinal pensar na saúde da natureza é tão importante quanto pensar na nossa saúde.