Os Tigres e Seus Hábitos

Entre os animais selvagens mais rápidos e também mais bonitos, está o tigre, um mamífero felino, que olhado de longe tem uma aparência próxima a de um bicho de pelúcia, pela beleza de sua pelagem. Sua cor amarela com listras é única, apesar de terem semelhanças, elas representam seu padrão e podem ser comparadas às digitais no ser humano.

Este felino possui hábitos carnívoros, podendo chegar a 300 quilos e medir até 1.10 metros de altura e 3,50 metros de comprimento. Suas características diferem dos demais mamíferos carnívoros, já que possuem os maiores dentes, chegando a 10 centímetros e suas garras a 08 centímetros. A melhor hora para sua caça é à noite e apesar de seu tamanho, é quase imperceptível durante o trabalho, pegando suas presas de surpresa.

Além de tudo isso, o tigre ainda é um exímio nadador e chega a nadar por até 05 km, sem contar sua espantosa velocidade durante o ataque, não importando o tamanho, nem peso de sua vítima.

Os tigres são tão audaciosos e inteligentes, que se atrevem a caçar animais de grande porte como ursos, sem se preocupar com um revide de ataque. Eles são extremamente velozes, podem caminhar por ambientes rochosos e inclusive escalar árvores com a finalidade de caçar suas presas.

Apesar das semelhanças entre tigres, observamos que estes se dividem em subespécies, inclusive algumas, em determinadas regiões, já foram até extintas, como o Tigre-de-Bali, com incidência na Ilha de Bali, Indonésia, e o Tigre-Persa ou Tigre-do-Cáspio, que está desaparecida desde os anos 60, porém há relatos isolados de sua aparição.

Dos tigres ainda sobreviventes temos o Tigre-Siberiano, vivendo próximo a rios e encostas rochosas, reduzindo seu habitat à parte Leste da Rússia, seu peso e altura variam, mas pode chegar a 1,20 metros e 450 kg, prefere os ambientes frios.

Tigre-Siberiano

Tigre-Siberiano

O Tigre-de-Sumatra somente pode ser avistado, conforme diz seu próprio nome, em Sumatra. Em ambiente natural existem aproximadamente 500 exemplares e também corre risco de extinção.

Tigre-de-Sumatra

Tigre-de-Sumatra

Outro é o Tigre-de-Bengala, que pode ser encontrado nas savanas e florestas do Nepal, Bangladesh e Índia; desses indivíduos há uma população bem maior que as demais espécies, cerca de 4000 animais, e sua grande maioria habitando a região de Bangladesh e Índia. Alguns ativistas contestam os números oferecidos e acreditam que os animais vivos não passem de 200. Como os demais tigres, sua alimentação é baseada em grandes animais como javalis, cervos, rinocerontes e até mesmo elefantes, em casos mais extremos podem comer até um crocodilo.

Tigre-de-Bengala

Tigre-de-Bengala

A gestação de uma tigresa gira em torno de 113 dias e pode gerar até 03 filhotes, são animais de hábitos solitários, somente se socializando em razão do acasalamento. A área de domínio da fêmea é menor que a do macho que chega a 52 km².

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.