Gambá é um pequeno mamífero da espécie de marsupiais, originario das Américas e que tem uma reputação muito ruim em virtude do cheiro que exala quando se sente acuado e com medo. É interessante aqui falar um pouco da categoria de animais marsupiais de que o gambá faz parte. Os marsupiais são aqueles animais que as femeas possuem uma bolsa no abdomem, chamada marsúpio, onde os filhotes se desenvolvem. O masupial mais famoso é o canguru, animal simbolo da Austrália, mas também fazem parte dessa categoria o diabo da tazmãnia e o lobo da tasmãnia que já foi extinto, sendo que o ultimo exemplar que se tem registro foi visto em 1933. A União Internacional para Conservação da Natureza e Recursos Naturais tem alertado a população e orgãos ambientais de preservação dos animais, pois a maioria das espécies de marsupiais estão na lista dos animais em extinção.
Voltando a falar do nosso pequeno gambá, ele pode medir cerca de meio metro na idade adulta, além da cauda que pode chegar ao mesmo tamanho, quase o tamanho do corpo, o que lhe dá um estilo bem característico. O corpo e a cabeça do gambá tem parecença com o rato. Sua cauda é especial, e apesar de peluda permite que se enrole em uma arvore para ajuda-lo a se locomover, tem 5 dedos em cada uma das mãos, com unhas que parecem garras. As fêmeas reproduzem cerca de 3 vezes ao ano, sendo que cada gestação, que dura em torno de 2 semanas, podem nascer até 20 filhotes. Ao nascer os filhotes são pequenos embriões com cerca de 1 centímetro que entram para dentro da bolsa para terminarem ali seu desenvolvimento. Pesquisadores conseguiram fotos dos bebes gambás dentro do marsúpio onde a boca do embrião cola-se ao mamilo, o que permite que o filhote seja alimentado permanentemente enquanto se desenvolve, uma das pequenas grandes curiosidades da sábia mãe natureza. Depois de um período de mais ou menos 4 meses os filhotes já podem deixar a sua casa – a bolsa materna, entretanto passam ainda bastante tempo grudados no dorso da mãe.
Os gambas são animais silvestres com habitos noturnos e sua alimentação é variada, desde raizes e frutas até aves, lagartos e ovos. São animais lentos tendo agilidade apenas para subir em arvores quando contam com a ajuda de sua cauda. No Brasil encontramos o Gambá-de-orelha-preta em São Paulo, na região da Mata Atlântica na região norte do Rio Grande do Sul e na Floresta Amazônia, onde é conhecido como mucura; o Gambá-de-orelha-branca: em São Paulo e no Rio Grande do Sul; e também em algumas regiões de Pernambuco, onde é conhecido como timbu; e o Gambá-comum em todo territorio nacional.
O gambá faz parte de muitos contos da cultura popular brasileira, especialmente pelo fato de expelir um liquido com cheiro forte e fétido como defesa quando tem medo. Isso rende muitas piadas e histórias de humor. Mas o gambá também, assim como outros animais, faz parte do mundo de filmes infantis, no consagrado filme Bambi, um dos seus principais amiguinhos é o gambá que tem o sugestivo nome de “Flor”.