Fotos de Lobos

Os Lobos – Visão Geral

O lobo cinzento – que possui o nome científico de Canis lúpus – é uma das espécies mais populares dos lobos, ou seja, dos mamíferos que pertencem a família Canidae, que é a família que engloba além dos lobos, os cães, os chacais, os coiotes e as raposas, e que pertencem ao gênero Canis. Esse animal é um dos sobreviventes da chamada Era do Gelo, que é o período geológico que corresponde a época onde aconteceu um grande período onde aconteceu a diminuição da temperatura na Terra, tanto na sua superfície, quanto na sua atmosfera. Assim sendo, eles são originários de mais de trezentos mil anos atrás.

Vários estudos e pesquisas que se dedicam ao sequenciamento genético e de DNA apontam que o lobo é o ancestral direto do cão, que hoje é um animal totalmente domesticado. Porém, existem ainda contradições e questionamentos a respeito disso, além de também existirem dúvidas a respeito da ideia de quantas sub espécies de lobos cinzentos realmente existem.

Os lobos cinzentos na grande maioria das vezes são os maiores predadores nos ecossistemas – conjunto de comunidades de vidas que interagem e habitam em uma mesma região e todos os fatores que as englobam – onde estão inseridas. Esses animais são ainda muito pouco adaptáveis para relações com os seres humanos, e isso é bastante contraditório, já que grande parte das outras espécies de animais que são canídeos, fazem uma boa adaptação com os humanos. Esses animais são altamente adaptáveis aos mais diversos ambientes e os principais exemplos de locais onde os lobos conseguiram se desenvolver bem são os desertos, as montanhas, as tundras, as florestas temperadas, as florestas boreais, os campos de modo geral e até mesmo as áreas urbanas.

As únicas três espécies realmente classificadas como lobos são: o lobo cinzento (que já foi citado), o lobo etíope, que tem como nome científico Canis simensis e o lobo vermelho, que possui o nome científico Canis rufus. Todas as outras nomenclaturas de lobos, que muitas vezes são confundidos com outras espécies, são na verdade subespécies – ou derivações – dessas espécies que foram apresentadas.

Principais Características Dos Lobos

As características dos lobos podem variar consideravelmente entre suas espécies e principalmente entre a localidade de origem ao redor do mundo, sendo as mais marcantes o peso e o tamanho desses animais. Existe até mesmo uma teoria, de um estudioso chamado Christian Bergmann que aponta que o tamanho e a massa de um lobo têm a tendência de aumentar, conforme a latitude do local também aumenta.

Porém, existe uma faixa média de tamanho para esses animais, que fica entre sessenta e noventa e cinco centímetro – considerando a medida a partir dos ombros do lobo. – Já o peso é algo mais palpável de se analisar a mudança geográfica, já que em média, os lobos da América do Norte pesam aproximadamente trinta e seis quilos, os lobos da Índia e da Arábia pesam aproximadamente vinte e cinco quilos, os lobos da Europa pesam cerca de trinta e oito quilos e os lobos do Canadá e do Alasca são os mais pesados, pesando cerca de setenta e sete quilos.

Os lobos são animais dismórficos sexualmente, e as fêmeas normalmente tem o peso um pouco menor do que os machos. Outra característica mais presente nas fêmeas é o fato de contarem com a fronte mais estreita e com o focinho um pouco mais afunilado também. As pernas das lobos fêmeas são um pouco mais curtas que a dos machos e o pelo é liso e os ombros possuem um pouco menos de massa.

De maneira geral, os lobos são animais que tem a capacidade de correr bastante significativa, podendo assim percorrer distâncias bastante grandes com a velocidade média ficando em torno de dez quilômetros por hora. Porém, em algumas situações esses animais podem fazer atividades que necessitam de maior velocidade, e assim podem atingir até mesmo sessenta e cinco quilômetros por hora. As principais situações que demandam essa maior velocidade de movimentação são aquelas que dizem respeito a perseguição e outras atividades de risco. Existem inclusive registros que apontam que uma loba já realizou saltos de cerca de sete metros de altura com o objetivo de perseguir sua presa.

As patas desses animais contam com garras, sendo que as das patas da frente são maiores que as das patas de trás. Essas garras estão presentes somente em quatro dos cinco dedos dos lobos. Essas são as características gerais, já que a anatomia e o formato das patas dos lobos são adaptadas para que seja possível sua boa locomoção nos mais variados terrenos, inclusive aqueles que apresentam situações mais adversas, como por exemplo aqueles cobertos de neve.

Anatomia do Lobo

Anatomia do Lobo

No vão de cada dedo existe uma fina camada de pele, e isso também contribui muito para que os lobos se locomovam na neve com maior facilidade, principalmente mais agilmente do que suas presas. O tamanho mais elevado de suas patas tem a função de fazer com que seja possível distribuir todo o peso do corpo do animal de uma forma mais equilibrada e balanceada, principalmente nos locais com neve, evitando assim acidentes também. Já as unhas e os pelos das patas dos lobos são responsáveis por oferecer uma maior aderência dos animais ao local onde eles estão se locomovendo, principalmente quando esses locais são escorregadios.

Os vasos sanguíneos desses animais possuem capacidades especiais de fazer com que as patas permaneçam aquecidas, mesmo no frio extremo. Os lobos contam ainda com glândulas odoríferas que ficam também entre os dedos de suas patas, e elas fazem com que um rastro de marcador químico seja deixado ao longo do caminho que ele trilham e isso facilita que o lobo se locomova livremente ao longo de grandes extensões, mas que ainda assim os outros lobos consigam o seguir ou ao menos consigam saber de seu paradeiro.

Lobo Cinza na Neve

Lobo Cinza na Neve

Os pelos dos lobos são bastante volumosos e se repartem em duas camadas, sendo que a primeira delas é composta por pelos que são capazes de resistirem e até mesmo repelirem a sujeira e a água de maneira geral. Já a segunda camada de pelos é composta por uma pelagem mais densa e que consegue de fato isolar a água. É comum que os lobos tenham hábitos de esfregarem seu corpo contra galhos e / ou pedras, induzindo assim aos pelos se soltarem da pele. Além disso, esses animais contam com pelagens diferentes nas diferentes estações – principalmente no inverno e no verão, já que essa alternância acontece nas estações intermediárias, que são a primavera e o outono.

A cor da pelagem dos lobos pode variar entre o cinza e o cinza amarronzado, já que pelo espectro canino, as cores notadas são o marrom, o vermelho, o preto e o branco. A coloração mista é a mais predominante entre as populações, porém, não é difícil encontrar lobos que são de uma cor apenas (na maioria das vezes inteiramente preto ou inteiramente branco). Já especificamente a cor da pele desses animais tendem a ser diferente conforme a região onde eles vivem, já que, por exemplo, os lobos de pele branca são mais encontrados em locais com neve. Quando o lobo está envelhecendo é comum que sua pelagem se torne um pouco mais acinzentada.

Três Lobos Brancos na Neve

Três Lobos Brancos na Neve

Assim que nascem, os filhotes dos lobos costumam ter os olhos muito azuis e os pelos bastante escuros, porém, com o passar do tempo isso acaba se modificando, principalmente a cor dos olhos, que acabam se tornando laranjas ou amarelo ouro. Os focinhos compridos dos lobos são uma característica bastante marcante, e é isso que faz com que eles sejam distinguidos dos outros canídeos, como é o caso dos coiotes e dos chacais, que contam com essa parte do corpo mais achatada.

O sentido mais apurado dos lobos é a audição, que torna possível com que se ouça até mesmo o som das quedas das folhas das árvores na estação do outono. Sobre a visão, dentre todas as espécies das famílias dos canídeos, os lobos são os animais que possuem a visão noturna mais aguçada.

O acasalamento desses animais acontece mais frequentemente entre os meses de janeiro e abril e uma alcateia de maneira geral consegue produzir somente uma ninhada, exceto quando os machos passam a se relacionar com mais de uma fêmea. Na época do acasalamento os lobos ficam muito mais carinhosos uns com os outros. O cio de uma fêmea acontece somente uma vez por ano e dura pouco tempo, cerca de uma a duas semanas. A gestação de um lobo demora entre dois meses a dois meses e três dias, e ao nascerem os filhotinhos pesam aproximadamente meio quilo. O número médio de uma ninhada é de aproximadamente seis filhotes, porém, existem registros de ninhadas que produziram dezessete filhotes, o que é um número muito considerável.

As Principais Subespécies Dos Lobos São:

  • Lobo Ibérico, de nome científico Canis lúpus signatus;
Lobo Ibérico

Lobo Ibérico

  • Lobo árabe, de nome científico Canis lupus arabs;

    Lobo Árabe

    Lobo Árabe

  • Cão doméstico, de nome científico Canis lupus familiaris;

    Cão Doméstico

    Cão Doméstico

  • Lobo branco (ou Lobo do Ártico), de nome científico Canis lupus arctos;

    Lobo Branco

    Lobo Branco

  • Lobo eurasiático, de nome científico Canis lupus lupus.

    Filhote de Lobo Eurasiático

    Filhote de Lobo Eurasiático

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.