Fotos de Coala

Embora muitas vezes sejam chamados de urso, o coala, na verdade, é um marsupial. Após o nascimento, a coala fêmea carrega seu bebê em sua bolsa por cerca de seis meses. Quando o filhote cresce, ele passa a andar nas costas de sua mãe e a acompanha em todos os lugares, até completar cerca de um ano de vida.

Os coalas vivem no leste da Austrália, local onde há abundância de eucaliptos, seu principal habitat e de onde eles retiram seu alimento. Na verdade, eles raramente deixam essas árvores, e as suas garras afiadas os mantêm facilmente no alto. Durante o dia eles costumam cochilar, chegando a dormir por até 18 horas.

Características dos Coalas

Os coalas podem ter de 60 a 85 centímetros de altura quando estão totalmente crescidos. Seu peso varia, dependendo de onde ele vive. Já em relação ao peso, eles podem ter de 4 a 13 quilos. É comum que os machos pesem 50 por cento a mais do que as fêmeas.

A cor da pelagem do animal pode ir do cinza ao marrom avermelhado. Embora pareça macio, seu pelo não é tão suave quanto parece. A textura do pelo dos coalas é mais grosseira do que dos ursos, por exemplo. Esta textura funciona como um repelente de água para mantê-los secos na chuva.

Os coalas têm grandes garras afiadas, para ajudá-los a escalar os troncos das árvores. Suas mãos e seus pés são possuem uma forma que os ajuda a se enrolar em torno de galhos de árvores e permanecer assim por muito tempo. Suas patas têm dois polegares opositores, o que proporciona uma melhor capacidade de se prender nos troncos.

Eles têm orelhas grandes e macias e um excelente senso de audição, que os ajuda a detectar os predadores pelo som, já que sua visão é deficiente. Eles têm ainda um ótimo olfato, o que os ajuda a selecionar quais folhas são melhores para comer.

Habitat Natural dos Coalas

Os coalas vivem no sudeste e leste da Austrália – nos estados de Queensland, Nova Gales do Sul, Austrália do Sul e Victoria – nas florestas e locais onde têm árvores de eucalipto. Eles vivem nestas árvores e passam a maior parte do seu tempo com as garras cravadas nos galhos. Eles comem e dormem nas árvores. O único momento em que eles deixam uma árvore é quando vão para outra que esteja melhor para dormir e se alimentar.

Essa mudança de uma árvore para outra é feita também quando eles desejam se aquecer ou se refrescar, mudando de uma árvore com muito sol para uma na sombra e vice versa.

São animais independentes e que passam a maior parte do tempo comendo e dormindo sozinhos. O único momento que eles passam com outros coalas é durante o acasalamento e, no caso das fêmeas, quando têm filhotes.

Alimentação dos Coalas

Os coalas comem três horas por dia, geralmente durante a noite, e descansam de 16 a 18 horas por dia. Eles dormem muito porque precisam de tempo e energia para digerir os alimentos. É preciso uma grande quantidade de energia para digerir as folhas fibrosas do eucalipto.

Eles são animais herbívoros que comem apenas eucalipto. Em média, um coala come de 450 a 700 gramas de eucalipto por dia. É importante ressaltar que eles não se alimentam de qualquer tipo de eucalipto. Para se ter uma ideia, existem mais de 700 espécies de eucalipto, mas os coalas apenas comem menos de 50 dessas espécies.

Filhotes de Coala

A gestação dos coalas é de 35 dias. Quando nasce, o filhote tem apenas cerca de 2 centímetros de comprimento, aproximadamente o tamanho de um grão de feijão, pesa cerca de meio grama.

Logo após o nascimento, o filhote é colocado pela mãe dentro de sua bolsa e se agarra em uma de suas tetas. A teta se incha para se manter firme na boca do coala bebê. O músculo do esfíncter na abertura da bolsa mantém o filhote seguro, sem risco de cair, e é lá que ele irá se desenvolver pelos próximos seis meses. Quando ele ganha um tamanho muito grande para ficar na bolsa, o filhote sobe nas costas de sua mãe.

Em 12 meses, o filhote está completamente desmamado. Os machos atingem a maturidade sexual entre 3 e 4 anos de idade, enquanto que as fêmeas atingem a maturidade sexual muito mais jovens, com 2 anos. Os coalas podem viver 10 a 15 anos.

Classificação dos Coalas

Os coalas são marsupiais, que são mamíferos que têm bolsas. De acordo com o Sistema Integrado de Informação Taxonômica, a classificação dos coalas é:

  • Classe: Mammalia
  • Espécie: P. cinereus
  • Família: Phascolarctidae
  • Filo: Chordata
  • Gênero: Phascolarctos
  • Infraclasse: Marsupialia
  • Ordem: Diprotodontia
  • Reino: Animalia

Curiosidades Sobre os Coalas

  • A palavra “koala” deriva de uma antiga palavra aborígene que significa “sem bebida”, porque eles raramente bebem água. Os coalas recebem cerca de 90 por cento de sua hidratação da goma das folhas.
  • Assim como os seres humanos, os coalas têm impressões digitais. Eles são os únicos mamíferos, além dos primatas, que as possuem.
  • Embora os coalas geralmente não façam barulho, o macho emite um som alto durante a época de reprodução que pode ser ouvido a um quilômetro de distância. Eles podem emitir outros sons, desde roncos a gritos.
  • O eucalipto é venenoso para a maioria dos animais. Entretanto, o sistema digestivo do coala cria bactérias que desativam o veneno.
  • Os coalas têm uma glândula de cheiro em seu peito que entra em atrito com árvores para marcar seu território. A glândula fica em uma área do corpo que não possui pelos.
  • Eles têm poucos predadores naturais. Dingos e grandes corujas, por vezes, chegam a atacá-los. As maiores ameaças para a preservação dos coalas, no entanto, vêm da perda de habitat devido ao desmatamento.
  • Outra ameaça para a população coalas é a clamídia, que é uma doença sexualmente transmissível. Ela pode levá-los à cegueira, à infertilidade e à morte. Pesquisadores da Universidade da Sunshine Coast em Queensland anunciou recentemente que uma vacina está em teste para manter os coalas livres desta doença.

Veja a nossa Galeria de Fotos de Coala:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.