Vídeo Gordinho Dançando

A dança é uma forma de manifestação artística muito antiga, sendo uma das três principais artes cênicas – formas de arte que são desenvolvidas em palcos, ou ao menos destinada a um determinado público – sendo as outras duas a música e o teatro.

São encontrados registros desse tipo de arte desde o Antigo Egito, onde a dança servia como forma de homenagear Osíris, um deus da mitologia grega. Já na Grécia, a dança era bastante relacionada aos jogos olímpicos.

A definição mais crua de dança, é que ela se dá pela movimentação do corpo por meio de movimentos que já foram previamente estabelecidos por meio de uma coreografia, ou até mesmo improvisados, no caso da dança livre. Porém, é inegável que a dança também serve como uma forma de expressão de sentimentos e de emoções.

Além dessas características puramente artísticas, a dança também pode ser considerada uma modalidade relacionada a exercícios físicos, podendo auxiliar no tratamento de doenças físicas, como diabetes, obesidade, colesterol, e também no tratamento de doenças mentais, como síndrome do pânico e transtorno bipolar. Mas é válido ressaltar que a dança funciona como um auxílio, e não pode fazer com que sejam dispensados nenhum tipo de acompanhamento médico.

Algumas pessoas podem se sentir intimidadas a realizar esse tipo de atividade, já que existe um padrão estereotipado para profissionais da dança, em que todos tem o perfil magro e longilíneo, porém esse é um mito, já que qualquer pessoa pode dançar, inclusive aquelas que estão acima do peso.

E esse é um ponto que ainda pode ser considerado um tabu ou alvo de estranheza, porém, é preciso normalizar mais isso. O que tem de tão absurdo ou surpreendente em uma pessoa gorda dançar? A dança não diz respeito a peso, mas sim a talento, vontade e dedicação.

É comprovado que a dança e a saúde caminham lado a lado, já que como foi citado acima, a dança traz inúmeros benefícios, tanto no âmbito físico, quanto no mental ou emocional. Para alguns é apenas uma fonte de divertimento e descontração, mas também é foco de muitos estudos e pesquisas por médicos cardiologistas e psiquiatras.

Abaixo serão citados os benefícios da dança, que podem ser aproveitados por todos os tipos de pessoas, desde as que possuem o peso ideal, até aquelas mais gordinhas e que estão acima do peso.

  • Aumento de flexibilidade: Em geral, a dança já requisita um pouco dessa habilidade, porém, na prática isso pode ser trabalhado. Por isso é interessante que antes que se inicie a dança, sejam realizados alongamentos e exercícios de flexibilidade, para que sejam possíveis o alcance de uma maior amplitude de movimentos.
  • Melhora da coordenação motora: A dança faz com que a agilidade e o ritmo melhorem, refletindo diretamente no aprendizado e desenvolvimento da coordenação motora.
  • Benefícios no cérebro: A dança é capaz de desenvolver a inteligência, melhoria na tomada de decisões e aumento na capacidade de raciocínio. Ela também pode proporcionar um certo relaxamento mental, que serve como um tipo de combate ao Mal de Alzheimer.

Além de tudo isso, ela também faz com que a criatividade seja desenvolvida, dessa forma, não é difícil encontrar vários vídeos de pessoas dançando na internet. Desde crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com necessidades especiais, pessoas fora do peso, entre outras características.

A dança pode tornar as pessoas mais bem humoradas e menos tímidas, além de proporcionar autoconhecimento, já que é importante que todos reconheçam seus limites, e trabalhem neles, não deixando que eles paralisem o corpo, mas sim pensando em um modo de aprender as coisas no próprio tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vídeos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.