Violência E Taxa De Criminalidade Na Indonésia

A Indonésia

A Indonésia é um país que se localiza entre o sudeste da Ásia e a Austrália, possuindo o nome oficial de “República da Indonésia”. Ele é um conjunto de ilhas, ou seja, um arquipélago, composto pelas Ilhas de Sonda e pela metade ocidental da Nova Guiné, totalizando assim mais de dezessete mil ilhas, o que faz com que seja considerado o maior arquipélago do mundo.

O país tem tanto fronteiras terrestres, quanto fronteiras marítimas. As terrestres são com países como a Malásia, na Ilha de Bornéu, com Papua-Nova Guiné, na Nova Guiné e com Timor-Leste, na Ilha do Timor. Já as fronteiras marítimas são mais variadas, com países como Malásia, Austrália, Filipinas, Singapura, Palau, e ainda com os Estados da Índia: Nicobar e Andamão.

Por se localizar entre dois continentes (a Ásia e a Oceania), a Indonésia é considerada uma nação transcontinental Além disso, o país é uma república de acordo com sua estrutura política, e isso faz com que ele possua um presidente e um poder legislativo que são escolhidos através de uma eleição por sufrágio universal, ou seja, as pessoas de modo geral contam com o direito de votar e serem votadas para cargos públicos. A capital do país é a cidade de Jacarta, cuja população é de aproximadamente dez milhões de pessoas.

A Indonésia é um país membro e fundador da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e ainda membro do G20, que é um grupo constituído pelos ministros financeiros ou ainda chefes dos bancos das dezenove maiores economias mundiais e também a União Europeia. Assim, outro ponto bastante relevante é que a Indonésia possui a décima oitava maior economia do mundo, e a décima quinta maior no que compete ao poder de compra e a paridade do mesmo. Isso tudo pode ser um reflexo do arquipélago funcionar como um pilar importantíssimo no comércio, e isso acontece desde muito tempo atrás, como nos séculos VI e VII, onde aquele antigo império passou a realizar atividades comerciais com a Índia e com a China.

Mesmo que a Indonésia conte com uma população bem grandes e também com uma densidade populacional alta, existem muitas áreas do país que se encontram desabitadas. Além  disso, ele também é um país com uma das maiores biodiversidades do mundo, contando assim como uma vasta quantidade de espécie de vidas diferentes.

A respeito da cultura, da política e da religião do país, os principais modelos foram influenciados forte e diretamente influenciados pelo cristianismo, principalmente no início. Porém, com o passar do tempo, acabaram sendo absorvidas outras influencias culturais, como as dos reinos hindus e budistas. A partir disso é possível analisar como a historia da Indonésia é bastante marcada pelos poderes de estrangeiros que de maneira geral, sempre tiveram como foco principal utilizar os vastos recursos naturais do país, que chamam muita atenção, pois a indonésia é bem rica nesse aspecto, o que faz um forte contraste com a situação de sua população, já que a grande maioria é de baixa renda.

Desse modo os comerciantes árabes e muçulmanos acabaram por levar o país para o islamismo, por exemplo, e hoje essa é a religião predominante do país. Já os imigrantes europeus levaram o cristianismo e ainda tentaram fazer um monopólio do comércio de especiarias das ilhas. A Indonésia conquistou sua independência só após a Segunda Guerra Mundial, e a partir disso a história do país conta com variadas turbulências, que giram em torno principalmente de catástrofes naturais, corrupção política, movimentos separatistas e repentinas mudanças na economia.

Depois de tantos desafios, nos dias de hoje a Indonésia é uma república presidencial unitarista, contendo assim, trinta e três províncias e mais de duzentos e cinquenta milhões de habitantes, o que faz com que ele seja o quarto país mais populoso do mundo.

O nome do país tem origem do idioma grego, vindo dos termos “indós” e
“nesus”, que representa “ilha índica”. Há ainda alguns estudos e publicações que afirmam que a palavra Indonésia é usada com um sinônimo de “arquipélago malalo” ou até mesmo “arquipélago indiano”.

A Cultura Indonésia

Como já foi citado acima, a cultura indonésia é bem moldada pela influência dos estrangeiros, porém, há também a junção de outros grupos étnicos nativos daquela região que influencia diretamente nas principais formas culturais. Como o país se encontra em uma região que é foco da passagem de rotas comerciais, e normal que lá haja uma vasta difusão de culturas e religiões, o que faz com que a Indonésia seja um país multicultural,  o que apesar de ser muito positivo, também aumenta a ocorrência de conflitos.

A dança indonésia foi muito influenciada pela Ilha de Bali, junto com os reinos budistas e hindus. Já a arquitetura sofreu fortes influências da Ilha de Sumatra, mais especificamente de regiões como Aceh e Minangkabau. A arte marcial que mais representa a cultura do país é o Pencak Silat, ou apenas Silat, que é exclusiva da Indonésia e combina três principais pilares, a arte tradicional, a música e os esportes.

A parte ocidental do mundo também influencia bastante na Indonésia, até os fias de hoje, principalmente em aspectos de entretenimento, além da parte científica e de pesquisas na ciência. O ocidente também sugestionou pontualmente toda a organização política e econômica do país. A indústria cinematográfica e musical indonésia também é influenciada por imigrantes, principalmente pela Malásia e pelo Oriente Médio.

Porém, mesmo que as práticas culturais indonésias sejam muito miscigenadas e compostas por outras culturas – como já foi citado acima – existem ainda regiões do arquipélago, que são mais remotas, e que tem se esforçado para manter sua identidade cultural. Os principais grupos que representam esse aspecto são os Dani, os Mentawai, os Asmat, os Dayak e os Toraja. Todos eles tem um objetivo muito forte de manter seus rituais, seu modo de vida e todos os seus costumes o mais distante possível das tendências urbanas do país, principalmente aquelas que surgiram no período pós colonial.

O idioma oficial da Indonésia é o Bahasa Indonésia, também chamado apenas de Indonésio, e é ele que as crianças aprendem desde cedo nas  escolas, porém, antes disso, elas costumam aprender o idioma regional na sua própria casa, que é ensinado pela família, passando de geração para geração.

A respeito da culinária da Indonésia, o que é mais utilizado, e serve como base para variados pratos é o arroz. Acontece que alguns poucos povos fogem a essa regra, e um exemplo disso são os malukus, que utilizam como principal base a farinha da palmeira sago, a batata doce e até mesmo a mandioca. É habito do indonésios também, comer uma grande variedade de carnes peixes e vegetais, que são consumidos em pequenas quantidades, mas são preparados muito bem temperados e condimentados, fazendo com que a alimentação seja de modo geral bastante picante.

Violência E Criminalidade Da Indonésia

Violência E Criminalidade Da Indonésia

Violência E Criminalidade Da Indonésia

Quando já se sabe muitas informações sobre um local, principalmente sobre as coisas positivas, é natural que se busque saber mais informações pontuais, como é o caso do foco desse artigo: como é a criminalidade e a violência de modo geral na Indonésia?

Na Indonésia, o que mais chama a atenção é a forte politica de guerra às drogas que existe no país, já que no país existem estudos que dizem que quarenta dependentes químicos morrem por dia, principalmente por dívidas ou problemas com traficantes maiores. Então, todas as pessoas acreditam que esse é o principal problema a respeito da criminalidade no país.        Por isso, o tráfico de drogas é punido com pena de morte no país, porém, isso não surte efeitos muito relevantes, pelo contrário, pode até mesmo oferecer consequências que não eram esperadas, já que pessoas viciadas fazem tudo por droga, até mesmo se prostituirem, cometer furtos, entre outras coisas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.