Tudo Sobre a Indonésia

Visão Geral – Indonésia

A Indonésia é um país considerado o maior arquipélago do mundo e que tem como nome oficial “República da Indonésia” ficando localizado entre a Austrália e o sul da Ásia. Esse arquipélago é considerado o maior do planeta, por ser composto pelas Ilhas de Sonda – que é um arquipélago que se localiza na Insulíndia –  juntamente com a parte ocidental da Nova Guiné – que é uma ilha que fica na região sudoeste do Oceano Pacífico – compreendendo totalmente assim, mais de dezessete mil ilhas.

O país faz fronteiras tanto terrestres, quanto marítimas, sendo que as terrestres são divididas com o Timor-Leste, na ilha do Timor; com a Malásia, na ilha de Bonéu e com a Papua-Nova Guiné, na própria Nova Guiné. Já as fronteiras marítimas são mais amplas, sendo divididas com a Malásia, Palau, Singapura, Filipinas, Austrália e ainda com Andamão e Nicobar, que é um estado da Índia.

Por ser localizada entre os continentes Asiático e Oceania, a Indonésia é classificada como um país transcontinental. Além disso, o país também adora o regime de uma república, tendo assim, o poder legislativo e o poder executivo – presidente – eleitos através do sufrágio universal, que é basicamente o direito que todos os cidadão adultos tem ao voto, independente de sua classe social, renda, etnia ou alfabetização.

Bandeira da Indonésia

Bandeira da Indonésia

A Indonésia é um dos países que fundaram e que é membro até hoje da ASEAN, a Associação de Nações do Sudeste Asiático. O país é ainda membro do G20, que é um grupo constituído pelos ministros financeiros e / ou pelos chefes dos bancos centrais das dezenove mais bem sucedidas economias do mundo, mais a União Europeia. Assim, a respeito de sua economia é possível observar algumas coisas, como o fato de que ela é a décima oitava maior de todo o mundo e a décima quinta maior quando se fala sobre paridade no poder de compra.

A capital da Indonésia é Jacarta, que além de capital, também é a maior cidade do país, que foi fundada no ano de 1619 pelos Neerlandeses e que tinha antigamente o nome de Batávia. Ela se localiza na Ilha de Java e conta com aproximadamente dez milhões de habitantes, porém, mais de dezoito milhões quando se leva em consideração toda sua região metropolitana.

A Importância Da Indonésia

O Arquipélago da Indonésia é uma região de extrema importância para o mundo, principalmente no que se diz respeito ao comércio, pois desde o século VI o antigo império malaio de Serivijaia realiza comércios muito relevantes tanto com a Índia, como com a China.

Arquipélago da Indonésia

Arquipélago da Indonésia

Outro ponto que mostra o quanto a Indonésia é importante, é sua biodiversidade, pois, ainda que a população da Indonésia seja muito ampla e que algumas regiões sejam extremamente povoadas, o país ainda conta com grandes áreas que nunca foram habitadas, o que leva a crer que ainda há muita coisa de á para se conhecer.

Influências Que O País Sofreu

Sempre a história da Indonésia foi marcada pela participação e influência de poderios estrangeiros, que eram frequentemente atraídos pela riqueza de recursos naturais do país. Desde o início era a Era Cristã que predominava, porém, os governantes locais, com o passar do tempo, começaram a absorver os modelos tanto políticos, quanto culturais e até mesmo religiosos de outros locais, e assim, os reinos budistas e hindus passaram a também compor o país.

Os comerciantes Árabes e Muçulmanos levaram para o país o Islamismo, que nos dias de hoje, é a religião dominante da Indonésia. Os povos europeus levaram o cristianismo, que não é totalmente expressivo lá, nos dias de hoje, porém, mais do que isso, eles também tentaram monopolizar as relações comerciais de especiaria das Ilhas Molucas na Era dos Descobrimentos – período que compreende o espaço entre o século XV e o começo do século XVII, onde os portugueses e os espanhóis buscavam explorar todo o planeta buscando novas e diferentes rotas.

Ilhas Molucas

Ilhas Molucas

A Indonésia conquistou sua independência apenas depois da Segunda Guerra Mundial, pois até então, o país viveu durante três séculos e meio sob domínio e colonialismo holandês. A partir daí, a história do país continuou a ser turbulenta, porém, sofrendo de outros males ,  como corrupção política, catástrofes naturais, movimentos separatistas, rápidas e bruscas mudanças na economia e todo o processo de democratização.

Etimologia Do Nome Do País

O nome “Indonésia” vem dos termos gregos “indós” e “nesus” que representa “ilha índica”, e é datado em emados do século XVII, antecedendo ainda a formação de uma Indonésia de fato independente. Há ainda outras pessoas que dizem que o nome do país é um sinônimo de “arquipélago indiano”, então, se tem divergências da real origem do nome do país.

Geografia Indonésia

Geografia Indonésia

Geografia Indonésia

Como já foi dito acima, a Indonésia conta com mais de dezessete mil ilhas, porém o que é curioso, é que apenas seis mil delas são habitadas. O país conta com quase dois milhões de quilômetros quadrados de extensão territorial, o que faz com que o país seja o décimo sexto mais extenso em termos de superfície de todo o mundo. Sua densidade populacional é de aproximadamente cento e trinta e quatro habitantes por quilômetro quadrado.

A Indonésia é um país que apresenta vários vulcões em atividade, pois se situa bem entre as placas tectônicas euro – asiática, indo – australiana e do Pacífico. Assim, existem ao menos cento e cinquenta vulcões ativos atualmente, entre eles o Krakatoa e o Tambroa, que ficaram muito famosos após erupções devastadoras que aconteceram no século XIX. Também houveram catástrofes naturais mais recentes, como o sismo e tsunami no ano de 2004 no Oceano Índico, que acarretou a morte de mais de cento e setenta pessoas e também o sismo que aconteceu no ano de 2006 na Ilha de Java. Apesar de ser imensamente perigosos, os vulcões ainda trazem algumas coisas boas, já que suas cinzas contribuem imensamente para a boa fertilidade do solo, e é isso que mantem a popularidade e a densidade populacional desses locais.

Como todos os países, a Indonésia contem seus prós e contras, e tudo deve ser analisado antes de uma pessoa resolver se mudar para lá ou até mesmo visitar. Levar em consideração opiniões de pessoas que já conhecem o local e pesquisar bastante, pode ser muito vantajoso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.