Preconceito na Noruega e Pobreza

A  Noruega – Uma Visão Geral

A Noruega é um país que se encontra na parte mais ao norte da Europa, que também é constituída por outros países nórdicos, como a Suécia, a Finlândia, a Dinamarca, as Ilhas Feroé, entre outros, área essa chamada de Europa Setentrional. O nome oficial do país é “Reino da Noruega”.

O país ocupa também o arquipélago ártico de Svalbard e a Península Escandinava na parte ocidental, tudo isso por meio do Tratado de Svalbard. Já a parte continental do país, faz fronteira com a Rússia, com a Suécia e com a Finlândia. A linha costeira do país se estende tanto pelo Oceano Atlântico Norte, quanto pelo Mar de Barents. Além de todo esse território que já foi citado, a Noruega ainda reivindica uma porção de um território que se localiza na Antártica, a chamada “Terra da Rainha Maud”.

A religião com mais adeptos na Noruega é a protestante luterana, e assim sendo, a maioria dos noruegueses fazem parte da Igreja da Noruega, porém, analisando a participação das pessoas em atividades religiosas, a incidência é bem baixa, sendo as que mais atraem os fieis, os sacramentos mais tradicionais, como o batismo, o casamento, a crisma e o funeral. Eles recebem mais participantes principalmente pelo fato de serem mais clássicos, e também muito legítimos, tanto no aspecto cultural, quanto no aspecto social.

As cidades com maior número de habitantes do país são – das mais para as menos numerosas – Oslo, Bergen, Trontêmio, Stavanger, Fredrikstad-Sarosborg, Drammen, Porsgrunn-Skien, Kristiansand, Tromso e Tonsberg. O idioma oficial da Noruega é o norueguês, que é um idioma germânico que tem bastante proximidade e semelhança com as línguas dinamarquesas e suecas. O norueguês tem duas principais formas, sendo elas o bokmal, que é a maneira mais falada pela população, e o nynorsk.

Sobre a sua estrutura social, a Noruega mantem o modelo escandinavo, que também é chamado muitas vezes de “Estado de Bem Estar Social”. Esse modelo é basicamente uma linha de organização política, onde o Estado tem o papel de agente de promoção de ações sociais e também de organização da economia. Ele é ainda baseado em um modelo nórdico, que engloba ainda mais responsabilidades, como a saúde universal, o ensino superior subsidiado e ainda um amplo e digno regime de previdência social.

Levando em consideração todos esses pontos, a Noruega vem sendo eleita o país mais desenvolvido do mundo em diversos relatórios de desenvolvimento humano e isso acontece desde o ano de 2001. Além disso, em 2009 foi nomeado o melhor país do mundo para se viver, pela Organização das Nações Unidas – ONU. Além desses citados, a Noruega já recebeu vários outros títulos, como por exemplo em 2007, quando foi considerado o país mais pacífico do mundo de acordo com o Índice Global da Paz e também no ano de 2017, onde foi considerado o país mais feliz do mundo, deixando para trás a Dinamarca, que era quem estava no topo do ranking no ano anterior.

Ainda que a Noruega tenha optado por não aderir-se à União Europeia, o país consegue manter estreitos e positivos laços com esse bloco e com todos os países que o constituem, além de outros, como por exemplo os Estados Unidos. Tendo isso em mente, o país sempre é considerado um exemplo de diplomacia e de cooperação internacional, já tendo inclusive auxiliado em vários processos, como as negociações de trégua do governo do Sri Lanka dos Tigres Tamil. O país é ainda um dos maiores contribuintes – no que diz respeito à finanças – da Organização das Nações Unidas.

A Noruega é um Estado Unitário, onde existem algumas subdivisões administrativas, que são chamadas de condados ou ainda de fylker, e as comunas, que também são conhecidas por kommuner. O regime político adotado pelo país é o de Monarquia Constitucional Hereditária, mas também é uma democracia parlamentar, onde quem chefia atualmente é o Rei Haroldo V.

O país auxiliou na fundação de diversas organizações muito importantes, como a OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte; o Conselho da Europa – COE; o Conselho Nórdico. Além disso, ele é também membro de organizações como a Organização Mundial do Comércio – OMC; do Espaço Econômico Europeu e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.

Preconceito e Pobreza na Noruega

Ainda que a Noruega esteja sempre no topo dos rankings mundiais de qualidade de vida, e que seja considerada também sempre o melhor local para se viver, nem tudo são flores, nesse caso. O país conta com alguns detalhes que podem fazer com que se enxergue tudo isso com outros olhos, o que é bastante normal, pois todos os países contam com seus problemas e defeitos.

Um dos pontos negativos é que a Noruega conta com uma das taxas de impostos mais altas de todo o mundo, ficando em torno de quarenta por cento. Outro problema bastante marcante é que a Noruega é considerada um país bem preconceituoso. Claro que isso é uma generalização, porém, existem pessoas – principalmente imigrantes de lá – que afirmam que de maneira geral, os noruegueses são muito racistas e xenofóbicos, o que é bastante enraizado lá. Além disso, eles também tem um certo problema com intolerância religiosa e até mesmo com a orientação sexual, sendo que esse segundo caso tende a acontecer de forma mais velada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.