Palácio Real de Turim

O Palazzo Reale di Torino (Palácio Real de Turim) é a primeira e mais relevante residência construída pela família Casa de Saboia, uma das mais antigas e tradicionais da Europa, em Piemonte, Itália. Está situada na Piazza Castelo (Praça Castelo), bem no coração da cidade de Turim, de onde partem as principais ruas da cidade.

Esse palácio é um dos componentes de um complexo de edifícios de grande importância histórica do centro de Turim. Em 1997 foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO dentro do conjunto de residências da Casa de Saboia. Próximo a esse palácio está o Palazzo Madama e Casaforte degli Acaja que é uma das construçõies medievais mais interessantes da Itália.

Conheça a História do Palácio Real de Turim

Antes de ser o Palácio Real de Turim, a edificação foi um palácio episcopal de nome Palazzo di San Giovanni, isso até o século 16. Como não sobrou muito dessa época podemos apenas imaginar o seu esplendor enquanto palácio episcopal. Quando precisou transferir a sede ducal de Chambéry para Turim, no ano de 1562, Emanuel Felisberto de Saboia, escolheu esse palácio para ser a sua residência oficial.

Após passar algum tempo no adjacente, Palazzo Madama e Casaforte degli Acaja, o nobre expropriou o legítimo dono e tomou posse do palácio episcopal. Ao deixar de ser o Palazzo di San Giovanni para se tornar Palazzo Ducale di Torino, esse edifício, passou por profundas mudanças influenciando também a arquitetura da praça em que está inserido e a geografia da cidade. Ao longo dos anos seguintes o palácio passou por profundas transformações que o tornaram um dos mais fascinantes pontos turísticos de Turim.

O Que os Turistas Encontram no Palácio Real de Turim

No primeiro andar as gigantescas paredes brancas são ricamente ornamentadas por pinturas e esculturas, no teto há uma pintura com três dimensões. Ao continuar subindo pela escadaria os visitantes se deparam com uma portinha de madeira. Passar por essa porta é como entrar num filme de fantasia, um salão com pé direito a perder de vista, possui suas paredes de mármore verde (na verdade pintura que simula o material).

O passeio deve prosseguir pelo tapete vermelho que conduz aos diversos cômodos do castelo sendo que cada um possui uma função no contexto real. Na sequência vem a sala dos armamentos com armaduras montadas completas e as armas mais poderosas da época. Há ainda a Sala dos Espelhos com um visual singular e a Sala de Jantar onde a família real viveu momentos muito importantes de sua história na mesa que comporta 20 pessoas.

O fim do tour pelo palácio se dá no magnífico Salão de Baile em que aconteciam as festas da família real. Todos os cômodos possuem luxo até nos seus mínimos detalhes e com certeza irão encantar os visitantes. O Palácio Real de Turim abre todos os dias, com exceção das segundas-feiras.

Riqueza de Arte, Cultura e História

Dentre os destaques que esse palácio oferece para os visitantes está a galeria de armas e armaduras dos séculos 16 e 17. É possível ver armaduras completas montadas e parte do arsenal de guerra mais poderoso da época. Ao longo dos anos o palácio foi sendo ampliado e ganhando mais pavimentos com longas escadarias assinados pelos arquitetos mais famosos da Europa.

Objetos de Arte do Palácio Real de Turim

Objetos de Arte do Palácio Real de Turim

Destacamos a Escadaria de Honra construída a partir de um projeto de Domenico Ferri. Não deixe de voltar seu olhar para o teto também para conferir os lindos afrescos que foram sendo adicionados ao longo dos anos. Sua fachada tem comprimento de 107 metros com altura média de 30 metros. Ao lado do palácio está a Catedral de Turim que é nada menos que o lar do Santo Sudário, o maior tesouro da Casa de Saboia. Os visitantes veem uma réplica já que o verdadeiro sudário permanece guardado com segurança reforçada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.