Palacete Pinho Visitação

Palacete Pinho Visitação

O Palacete Pinho, que está situado em Belém – PA, é tido como sendo um dos exemplares mais caraterísticos do ápice econômico do Ciclo da Borracha, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. Ele foi alvo de muitas manifestações culturais desde que a família do comendador que foi responsável pela sua construção, resolveu ocupar o local. O comendador foi Antônio José de Pinho. Correia Pinto, estudioso, disse: “não havia ali fronteiras de nenhuma espécie: nem políticas, nem estéticas, nem religiosas, nem raciais.” 

A inauguração do palacete residencial pelo comendador Antônio José de Pinho, se deu em meados de 1897. Durante a inauguração, a cidade foi contemplada com um dos mais lindos saraus, com desfile de moda de londrina e parisiense, que foram importados exclusivamente para a elite feminina e masculina de Belém. 

Nos salões do palacete, sempre se reuniam artistas nacionais, internacionais e orquestras, que promoviam concertos muito concorridos de cravo e de piano. Na época, também haviam declamações, jantares suntuosos e bailes no palacete. As suas mesas ficavam repletas de bebidas e de iguarias para os paladares mais apurados. 

Estilo do Palacete Pinho 

O estilo adotado no palacete era arquitetônico comum presente em Portugal durante os séculos XVII e XVIII. Um estilo até então raro no Brasil, e que recebia influências de palácios e de vilas italianas do século XVI. 

A planta em “U” do palacete contava com um pátio aberto na frente. A ideia veio de uma proposta barroca, e tem uma limitação feita por grades, assim como acontece com os modelos similares portugueses. 

Os vãos do primeiro pavimento são feitos em forma de um arco pleno, e no segundo pavimento, são vergas retas, com frontões curvilíneos e triangulares, ficam muito bem harmonizados com revestimento feito em azulejo e também com os lambrequins situados na parte mais alta do prédio. 

A Venda do Palacete 

O palacete foi vendido em 1978, pois os herdeiros não tinham recursos para preservar o local. Que, devido à falta de manutenção, acabou sofrendo uma enorme degradação por causa de depredações e também pela ação do tempo. 

Além da degradação, o palacete também teve os seus balaústres e os seus azulejos roubados. E foi até usado como moradia por alguns moradores de rua. 

No ano de 1992, o palacete passou a ser administrado pela Prefeitura de Belém. No ano de 2003, após arrecadar recursos por meio da lei Rouanet, as obras de restauração do local tiveram início. Os trabalhos durarem 7 anos e, em janeiro de 2011, o palacete foi reaberto. 

O local foi aberto para a visitação do público e passou a fazer parte do tour histórico do bairro da Cidade Velha. Os visitantes se deparam, ao entrar no local, com o resgate histórico e cultural da arquitetura eclética no fim de 1800, da classe burguesa da época. O que eles valorizavam na época era o progresso, o conforto, o aproveitamento adequado dos compartimentos e as inovações. 

O endereço do Palacete Pinho é Rua Dr. Assis, próximo à Avenida Almirante Tamandaré. Vale à pena visitar se você for à Belém do Pará.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.