Turismo no Rio de Janeiro

A Cidade

O município do Rio de Janeiro, que também é frequentemente citado como “Cidade Maravilhosa”, é a capital do estado que carrega o mesmo nome e que fica localizado no sudeste de nosso país.

O Rio é a segunda metrópole – designação para cidades centrais que tem em torno de si outras cidades ligadas fisicamente, ou que tenham posição importante, sejam elas no âmbito econômico, político ou cultural, nessa rede em que fazem parte. – brasileira, e a sexta maior metrópole americana.

Essa característica metropolitana é conferida ao Rio de Janeiro pelo fato de ser um dos mais importantes centros financeiros e culturais do Brasil, tendo  pontos turísticos sendo muito conhecidos tanto nacional, quanto internacionalmente. Eles serão citados mais abaixo.

O Rio de Janeiro também possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do país e o trigésimo maior do mundo – O PIB diz respeito a soma dos bens e serviços produzidos em alguma região durante um certo período de tempo. – Além disso, o Rio também sedia duas empresas de muita relevância no nosso país, que são o Petrobras e a Vale.

Além de tudo que foi citado acima, existe também o importante fato de que o Rio é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, fazendo com que seja o maior alvo de turismo escolhido por pessoas que desejam conhecer o Brasil, e também fazendo com que seja o principal cartão de visita internacional, portanto pode oferecer tanto reflexos positivos, quanto negativos.

Turismo no Rio de Janeiro

Fazendo jus ao título de “cidade maravilhosa”, o turismo do Rio é muito forte e presente. A cidade junta com harmonia vários pontos turísticos, como o Cristo Redentor, o Maracanã e o Pão de Açúcar com a personalidade acolhedora e despojada dos cariocas, que sempre estão dispostos a festejar e a se divertir, fazendo do Rio um município muito alegre e com muitas atividades para serem desenvolvidas.

A cidade conta com muitas praias nacionalmente conhecidas, como a de Copacabana, Ipanema e ainda a da Barra da Tijuca. Além delas, mas ainda na área natural, existem também pontos com o Parque do Flamengo e a Floresta da Tijuca, que oferecem um espaço muito agradável para relaxamento e a prática de esportes ao ar livre.

O Rio também tem uma característica muito boêmia – reflexo de um estilo de vida alegre, leve e despreocupado – principalmente no período noturno. A Lapa é o principal bairro que possui essa personalidade, sendo atualmente um ponto de encontro de admiradores do samba e de outros estilos musicais.

Pelo fato do Rio de Janeiro já ter sido capital na época imperial, ainda é possível encontrar um acervo arquitetônico muito bonito e com características peculiares dos séculos XIX e XX, e que hoje abrigam espaços culturais e museus, como o Theatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes.

Principais pontos turísticos cariocas

Cristo Redentor:

Extremamente conhecido, é uma estátua que fica no topo do morro do Corcovado e que retrata Jesus Cristo. Situado no Parque Nacional da Tijuca e situado a mais de 700 metros do mar, o ambiente oferece uma vista deslumbrante.

Para chegar até o Cristo, é necessário fazer um passeio de vinte minutos em um trem, que atravessa a Mata Atlântica, até chegar ao topo do Corcovado. Em seguida, para chegar aos pés da estátua, é necessário subir 220 degraus, mas que também tem o acesso facilitado por elevadores e escadas rolantes.

Pão de Açúcar:

É um complexo de montanhas, o morro da Urca e o próprio Pão de Açúcar, tornando – o uma espécie de Parque Turístico. Esse parque conta com dois teleféricos, que ligam a Praia Vermelha e os dois morros, proporcionando uma bela vista nesse passeio que dura em torno de seis minutos.

Esse ponto turístico fica localizado no bairro da Urca, que é considerado bem tranquilo no Rio de Janeiro. O parque funciona diariamente .

Maracanã:

O famoso estádio sofreu uma grande reforma, que se encerrou em abril de 2013, e desde então passou a deixar de ser apenas um monumento esportivo, e se tornando um ambiente cultural e turístico.

Mirante Dona Marta:

É um dos pontos turísticos mais visitados do Rio, tendo cerca de 360 metros, ele oferece uma vista incrível da cidade, sendo possível observar o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara, o Maracanã e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Centro de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão):

É uma feira muito tradicional, que oferece mais de 700 barracas personalizadas, além de palcos para shows e praças. No período de segunda a quinta, esse local oferece apenas almoço típico, já de sexta a domingo, a programação ocorre sem interrupções.

Planejando uma viagem ao Rio de Janeiro

Existem algumas dicas que podem facilitar a viagem ao Rio de Janeiro, e elas serão apresentadas a seguir.

Inicialmente é interessante saber que existem duas opções de aeroporto no Rio: o Aeroporto Internacional Tom Jobim (também conhecido com Galeão), que é um pouco mais afastado da cidade, e o Aeroporto Santos Dumont, que é localizado no centro da cidade.

Hospedagem:

Quando o foco é economia, deve-se evitar hotéis em bairros muito tradicionais, como Copacabana. O ideal é procurar por bairros como Laranjeiras ou Catete, desde que fique perto de uma estação de metrô, o que facilita muito o deslocamento.

Alimentação:

O Rio possui inúmeros e variados restaurantes, que vão desde aqueles mais requintados e luxuosos, até os mais comuns fast food. Por isso é muito fácil agradar a todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.