Governo do Piauí

O Estado do Piauí

O estado do Piauí é uma das 27 unidades federativas do país e fica localizado na Região Nordeste fazendo limitação com outros cinco estados que são Pernambuco, Ceará, Bahia, Tocantins e Maranhão. Esse é o estado que possui a menor faixa de litoral do país, cerca de 66 km.

A cidade de Teresina é a capital e a cidade mais populosa do Piauí e no total conta com 224 municípios. O relevo desse estado é do tipo moderado destaque para os rios Poti, Piauí, Parnaíba e São Nicolau que são os mais importantes e que integram a bacia do rio Parnaíba. O clima é do tipo tropical e semiárido.

Atividades Econômicas do Estado do Piauí

Dentre as principais atividades econômicas que o estado do Piauí apresenta estão a indústria com a química, de bebidas e têxtil além do trabalho na agricultura representado pelo arroz, cana-de-açúcar e mandioca. A pecuária também representa uma atividade importante no estado.

Povoação e História do Piauí

A povoação do estado teve início no século XVII partindo do interior especialmente por vaqueiros vindos da Bahia. Uma curiosidade é que o território que hoje é o Piauí fazia parte da Bahia e depois passou a integrar o Maranhão. Foi apenas em 1811 que o príncipe Dom João (ele somente seria coroado rei cinco anos depois) elevou o Piauí a categoria de capitania independente.

Após a independência do Brasil no ano de 1822 a cidade de Parnaíba acabou sendo ocupada por tropas que se mantinham fiéis a Portugal. No entanto, os brasileiros acabaram derrotando os portugueses no ano de 1823. O estado do Piauí acabou sendo atingido ainda em outros movimentos de revolta como a Confederação do Equador e a Balaiada.

No ano de 1852 foi transferida a capital de Oeiras para Teresina e foi a partir desse momento que o estado começou a apresentar um interessante crescimento econômico. Uma curiosidade é que Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil e seu nome é uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina de Bourbon. O estado conta com um terreno político bastante sereno desde a Proclamação da República no Brasil, contudo, houve grande dificuldade para o desenvolvimento econômico e social.

Pré-História no Piauí

O estado do Piauí apresenta características bem interessantes dentre as quais se destacam a de ter vestígios da presença do homem há 50 mil anos. No Piauí podemos encontrar diversos sítios arqueológicos como os do Parque Nacional da Serra da Capivara que ficam na Serra das Confusões e também em Sete Cidades.

Sendo que o primeiro é com certeza o mais importante, pois foi lá que encontraram a cerâmica mais antiga das Américas além de fósseis humanos e de animais bem como bloco de tintas de 10 mil anos. Todos os achados feitos no Piauí estão no Museu do Homem Americano. A vida pré-histórica deixou muitas marcas nesse estado que servem para nos contar um pouco da nossa história.

A Colonização do Piauí

A colonização dessa região teve início no século XVII através de fazendeiros da região do rio São Francisco que estavam em busca de locais para expandir as suas criações de gado. Os vaqueiros que vinham especialmente da Bahia procuravam por pastos e começaram então a ocupar as terras que ficavam ao lado do rio Gurgueia. No ano de 1718 o território que compunha a jurisdição da Bahia passou a fazer parte do Maranhão.

O principal colonizador dessa região foi Domingos Afonso Mafrense (capitão Domingos Sertão) que ocupou as terras da região com mais de 30 fazendas de gado. Após a sua morte doou as terras para os padres jesuítas da Companhia de Jesus. Aliás, os jesuítas tiveram uma grande contribuição para o desenvolvimento da região que chegou ao seu ápice no século XVIII. Em 1811 o Piauí foi elevado a capitania independente.

Coluna Prestes no Piauí

O movimento conhecido como Coluna Prestes teve uma passagem importante pelo estado do Piauí em 1926. Com características de um movimento político-militar o movimento consiste numa marcha pelo interior do país para defender reformas políticas e sociais contra a desigualdade da República Velha. Para se ter uma ideia a Coluna Prestes contou com aproximadamente 1.200 homens que percorreram 25 mil km em 29 meses passando pelos estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia e Piauí. Quando a coluna perdeu quase metade dos seus combatentes pelo cólera e sem chances de lutar acabou se asilando na Bolívia.

O estado do Piauí teve a presença da Coluna Prestes duas vezes e foi recebida de diferentes formas em ambas às vezes. O movimento foi recebido com grande festa em Floriano pelos comerciantes que eram descendentes de árabes, contudo, a população local tinha muito medo. Já na capital do estado, Teresina, a Coluna Prestes causou pânico e o governador tentou impedir que o movimento entrasse construindo um canal de ligação entre os rios Parnaíba e Poti.

O Relevo do Piauí

No relevo do Piauí encontramos planícies litorâneas e aluviares que estão localizados em faixas das margens dos rios Parnaíba e afluentes que passam pela parte central e pelo norte do estado. As altitudes mais elevadas do estado estão no decorrer das fronteiras com o Ceará, Pernambuco e Bahia.

Rios do Piauí

O Piauí se destaca dentre os estados do Nordeste na questão dos rios, pois enquanto que todos os estados do Nordeste oriental possuem apenas um rio perene (o São Francisco) esse estado conta com mais um que é o Parnaíba que conta com alguns afluentes como o Gurgueia e Uruçuí Preto que quando somados com os seus cursos permanentes tem mais de 600 km de extensão.

Nesse estado ainda são encontradas lagoas com grande expressão como Buriti, Cajueiro e Parnaguá que são utilizadas em projetos de irrigação e também de abastecimento de água na região. Devido a esse uso a perenidade dos rios do estado estão sob ameaça e passam por um grande processo de assoreamento em especial nas nascentes e nas margens dos rios. Uma questão que precisa ser pensada para o futuro.

Quem quer ficar pode dentro de todos os acontecimentos correntes no Piauí deve entrar no site oficial do governo do Estado. Dentro do ciberespaço estão divulgadas informações para todos os tipos de demandas, desde econômicas até culturais. Interessante notar que existe inclusive uma área destinada aos roteiros turísticos que somente esta mágica região brasileira pode oferecer.

De acordo com o site oficial do governo do Piauí, este estado representa, hoje em dia, o segundo maior cultivador de grãos em toda região do nordeste.

Governo do Piauí

Governo do Piauí

Interessados também podem acessar o site oficial para consultar como anda a realidade do mercado de trabalho dentro do Estado.

Todas as declarações oficiais do declarado são expostas no ciberespaço de caráter público e informativo. Hoje em dia, representa uma grande fonte de informação principalmente para a grande imprensa que é pautada pelos acontecimentos divulgados no site. Há inclusive um link de “fale conosco” no qual os cidadãos podem se comunicar de forma direta com o poder público.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.