Turismo de Natureza na Colômbia

A Colômbia

Chamada oficialmente de República da Colômbia (República de Colombia em espanhol), a Colômbia é um país localizado no noroeste da América do Sul. Um país que faz fronteira com a Venezuela, Brasil, Peru, Equador e Panamá. A Colômbia é o terceiro país de língua espanhola mas populoso do mundo fica atrás somente do México e da Espanha.

O território do país que hoje conhecemos como Colômbia era originalmente habitado por povos indígenas como, por exemplo, os quimbaya, chibchas e tairona. No ano de 1499 os espanhóis chegaram ao território e começaram um período de conquista e colonização.

Em torno de 90% da população nativa da Colômbia foi feita escrava. A independência dos espanhóis veio somente em 1819. No ano de 1830 houve a secessão da Venezuela e do Equador reduzindo o território da Grã Colômbia. Atualmente, a Colômbia é bastante lembrada nos noticiários pelo mundo todo devido aos problemas com o narcotráfico, entretanto, também pode ser um belo destino de viagem.

Colômbia e o Turismo de Natureza

A Colômbia é um país muito interessante para empreender o chamado turismo de natureza pelo fato de ser o segundo com a maior biodiversidade do mundo. Boa parte dos ecossistemas são protegidos para que especialistas possam fazer investigações científicas ou somente para que os amantes da natureza possam ter momentos de contemplação e uma experiência diferenciada.

Do ponto de vista geográfico podemos dizer que a Colômbia possui cinco zonas específicas que são: Andina, Caribe, Costa do Pacífico, Amazonas e Planos Orientais. Em todas essas zonas o turista tem acesso a paisagens incríveis e uma grande variedade de espécimes de fauna e flora.

Laboratório de Conservação de Vida

Com tanta biodiversidade a Colômbia é um verdadeiro laboratório de conservação de vida em que estão mais de 3 mil espécies de peixes espalhados em vários ecossistemas marinho-costeiros que fazem a cobertura de cerca de 95% da plataforma do continente. Dentre os ecossistemas marinhos de maior destaque podemos citar os arrecifes, lagoas costeiras, deltas entre outros.

Um Encontro Com a Natureza

O turismo na Colômbia promove um verdadeiro encontro com a natureza, para se ter uma ideia o país possui 53 milhões de hectares de bosques naturais e 22 milhões de savanas, bicos de neves e muitas águas continentais. Em torno de 14% do território nacional desse país é formado por área protegida na qual estão os parques nacionais, santuários e parques naturais.

Além disso, os dados acerca do que é encontrado ao redor da natureza da Colômbia surpreende, pois nesse país estão 20% das espécies de aves do mundo, cerca de 17% das espécies de anfíbios, 8% dos répteis, 10% dos mamíferos, 16% das borboletas entre outros.

Um destino turístico perfeito para aqueles que desejam aproveitar a tranquilidade que somente a natureza pode trazer, confira a seguir um pouco mais sobre o que você deve aproveitar numa viagem de turismo de natureza na Colômbia.

Parques Nacionais Naturais

Quem deseja fazer uma viagem de turismo de natureza pela Colômbia não pode deixar de visitar o seu Sistema de Parques Nacionais Naturais. Esses parques são o eixo principal desse tipo de turismo no país. Para que as visitas realizadas pelos colombianos e estrangeiros não impactem nesses ambientes naturais as visitas são realizadas com monitoria.

As atividades turísticas nesses parques acontecem de forma a respeitar o patrimônio cultural e natural de cada ambiente. Os passeios além de mostrar as belezas da Colômbia para os turistas também promovem a sensibilização daqueles que visitam os parques de maneira a transmitir conhecimentos de conservação e preservação da natureza.

Nesses passeios os turistas podem descobrir mais sobre a grande diversidade ecológica e cultural que existe na Colômbia além de contribuir para o desenvolvimento do ecoturismo o que se reflete na melhoria direta da vida dos nativos que habitam áreas próximas aos parques.

Observação de Aves

A Colômbia é um país que propicia a oportunidade de conhecer e observar cerca de 1.876 espécies de aves. Para se ter uma ideia esse país é tido como o número um em relação a diversidade das espécies. O país ainda se destaca pelas suas quase 70 espécies de pássaros nativos, o terceiro país com mais espécies nativas ficando atrás somente do Brasil com 203 e do Peru com 105.

Os observadores de pássaros encontram na Colômbia um verdadeiro paraíso, pois tem diversas opções de bosques e paragens dos Andes bem como selvas amazônicas, planícies orientais e até mesmo terras baixas do Caribe. Todos os dias novas espécies de aves vão sendo observadas e descritas de forma a aumentar o interesse daqueles que amam pássaros.

Colômbia – Uma Profusão de Cores de Pássaros

A Colômbia é um país no qual se pode observar uma grande quantidade de aves, de todas as cores, espécies e estilos. Além da variedade o país se destaca pelo fato de oferecer bons lugares para fazer a observação das aves.

É possível observar as aves em locais próximos as maiores cidades e também em locais mais afastados que exigem um pouco mais de tempo para serem alcançados.  Independente da sua escolha é muito recompensador estar num local em que pode observar tantos pássaros e com a natureza como sua cúmplice e testemunha.

Turismo Rural na Colômbia

Quem gosta de turismo rural não pode deixar de se hospedar em fazendas colombianas que são preparadas especialmente para receber os turistas com uma estrutura moderna e bastante conforto. Uma oportunidade de deixar o agito da vida urbano de lado e ficar em contato direto com a natureza.

As zonas rurais do país são destinos bastante procurados pelo fato de que o povo colombiano costuma ser bastante hospitaleiro de forma a ser uma experiência muito agradável se hospedar nessas fazendas. Se você está em busca de encontrar o estilo ancestral de cuidados com a terra não pode deixar de visitar o Triângulo do Café, Boyacá, Santander e os Planos Orientais.

Nesses pontos do país o turista tem acesso a serviços de alojamento que são de primeira qualidade além de poder conhecer melhor como vivem as comunidades. A cultura dessas regiões não está presa em museus, mas sim na vida e no dia a dia do povo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.