Tudo Sobre a Noruega

Visão Geral da Noruega

A Noruega, com nome oficial de Reino da Noruega, é um país que se localiza na Europa Setentrional, que é a porção europeia mais ao norte, que é constituída pelos países nórdicos, como a Dinamarca, a Finlândia, a Suécia, Ilhas Feroé, entre outros, além da própria Noruega.

O país ocupa ainda a parte a ocidental da Península Escandinava e o arquipélago ártico de Svalbard, por meio do Tratado de Svalbard. Já a parte continental da Noruega faz fronteira com países como a Suécia, a Rússia e a Finlândia. Além disso, o país ainda reivindica uma parte de um território localizado na Antártica, que é chamado de Terra da Rainha Maud. Já a linha costeira da Noruega se estende frontalmente pelo Oceano Atlântico Norte e também para o mar de Barents.

As cidades mais populosas da Noruega são – em ordem decrescente – Oslo, Bergen, Trontêmio, Stavanger, Fredrikstad-Sarosborg, Drammen, Porsgrunn-Skien, Kristiansand, Tromso e Tonsberg. E a religião predominante do país é protestante luterana, sendo assim, a maioria dos povos noruegueses fazem parte da Igreja da Noruega. Porém, ainda assim, a participação em atividades religiosas é bem baixa, e de modo geral só é aguardado a realização de sacramentos como o batismo, a crisma, o casamento e o funeral, pois esses são bastante legítimos culturalmente e socialmente falando.

Aurora Boreal Capturada na Noruega

Aurora Boreal Capturada na Noruega

O idioma oficial da Noruega é o norueguês, que é uma língua germânica que se aproxima e se assemelha bastante ao dinamarquês e ao sueco. Esse idioma tem duas principais formas: o bokmal, que é o mais falado pelos habitantes e o nynorsk.

A respeito de modelo social, a Noruega mantem o modelo escandinavo, que também é conhecido como Estado de bem estar social, que é um estilo de organização política na qual  o Estado atua como um agente que promove ações sociais e que organiza a economia. Ele também é baseado no modelo nórdico que engloba o ensino superior subsidiado, a saúde universal e um regime muito amplo de previdência social.

Tendo em vista todos esses pontos, a Noruega foi considerada o país mais desenvolvido de todo o mundo pelos relatórios de desenvolvimento humano, desde o ano de 2001. Além disso, no ano de 2009 o país foi nomeado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o melhor país do mundo para se viver. Além desses, o país já levou muitos outros títulos, como no ano de 2007 sendo considerado o país mais pacífico do mundo, de acordo com o Índice Global da Paz e ainda no ano de 2017 foi considerado o país mais feliz do mundo, tendo superado até mesmo a Dinamarca, que ranqueava o ano anterior.

Mesmo que a Noruega não tenha aceitado aderir-se à União Europeia, ela ainda mantem bons e estreitos laços com o bloco e com todos os países constituintes e também com outros, como os Estados Unidos. Por esse motivo, o país é considerado um exemplo de diplomacia e de cooperação internacional, tendo agido até mesmo em negociações de trégua com o governo do Sri Lanka  dos Tigres Tamil. Além disso, a Noruega também é um dos maiores contribuintes em relação as finanças da Organização das Nações Unidas, auxiliando também na participação em missões de pais internacionalmente reconhecidas, como em Kosovo, Afeganistão e Darfur.

Estradas da Noruega

Estradas da Noruega

A Noruega é um Estado Unitário que conta com algumas subdivisões administrativas, que são os condados, ou fylker e as comunas, também chamadas de kommuner.  O país adota o regime de monarquia constitucional hereditária e também uma democracia parlamentar, sendo que atualmente seu chefe de estado é o Rei Haroldo V.

O país é um dos fundadores de várias organizações, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), das Nações Unidas, do Conselho Nórdico, do Conselho da Europa (COE). É também membro da Organização Mundial do Comércio (OMC), do Espaço Econômico Europeu e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Alguns etimologistas afirmam que o nome do país tem o significado de “o caminho para o norte”, vindo do nórdico antigo “nor veg”. Por isso, inicialmente seu nome era Noregr, e o nome oficial “Reino da Noruega” se deu posteriormente.

Clima da Noruega

O clima do país pode ser considerado oceânico, continental, alpino e subártico, possuindo assim verões amenos e tranquilos e invernos mais fortes e rigorosos, havendo a presença de muita neve e vento forte. Acontece que, ao contrário de muitos países escandinavos, a Noruega conta com uma imensa faixa litorânea, acarretando no fato de que até mesmo nos meses mais frios, é possível encontrar temperaturas médias em graus positivos.

Geografia Norueguesa

A Noruega conta com uma área de extensão territorial de mais de trezentos e oitenta e cinco mil quilômetros quadrados, sendo que boa parte desse território se distribui entre mais de cento e cinquenta mil ilhas. Em sua área continental a paisagem predominante são as montanhosas, compostas também por platôs e fiordes, que são aquelas entradas do mar entre montanhas rochosas.

Montanhas da Noruega

Montanhas da Noruega

As fronteiras norueguesas possuem uma extensão de mais de dois mil e quinhentos quilômetros, sendo que cerca de mil e seiscentos faz fronteira com a Suécia na parte leste e aproximadamente setecentos e vinte quilômetros faz fronteira com a Finlândia na parte nordeste. Os quase cento e noventa quilômetros restantes fazem fronteira no extremo norte com a Rússia. Já da Dinamarca, a Noruega se separa pelo estreito de Escagerraque.

Na Noruega há ainda um terreno glacial, que é constituído em sua maioria por platôs bem altos e por montanhas não lisas, nas quais tendem a aparecer vales férteis. Além disso, ele possui algumas pequenas planícies irregulares e a linha costeira possui alguns recortes.

Diversidade de Vidas na Noruega

Por possuir um clima e uma natureza bem amplos, a Noruega possui uma vida animal muito variada e que se adapta bem às circunstâncias do país. Na costa atlântica os animais mais presentes são as aves, dando ênfase principalmente nas gaivotas, pombaletes, airos, fradinhos e gansos patola. Já nas florestas, os animas mais comuns são as lebres, os alces, as raposas, os esquilos, os cabritos monteses e os lincés. Na parte serrana do país, podem ser vistos animais como veados, renas, perdizes e até mesmo bois almiscarados.

No que diz respeito a vida aquática, os animais que são mais comuns são as focas, as orcas, os cachalotes e as toninhas. Na área do norte ártico são observados animais muito populares, que geralmente fazem sucesso com os visitantes, que são as renas, os ursos polares e as raposas do ártico.

Curiosidades Sobre a Noruega

Existem alguns fatos bastante curiosos e interessantes sobre o país, que valem ser citados, pois o torna ainda mais um exemplo a ser seguido por todas as nações, inclusive para o nosso país.

Trem em Movimento - Ferrovia Norueguesa

Trem em Movimento – Ferrovia Norueguesa

Uma dessas curiosidades é o fato de que a Noruega foi considerado o melhor lugar do mundo para ser mãe. Isso se deu pela análise de alguns parâmetros importantes, como a taxa de mortalidade infantil e materna, o nível de escolaridade e as condições econômicas.

Outra curiosidade é que a Noruega tem uma das prisões mais humanas do mundo, já que o foco do sistema carcerário de lá é na recuperação e não na punição do individuo. Mesmo nas prisões onde estão os criminosos mais perigosos, existe a preocupação de oferecer uma vida e condições dignas para eles. Lá não existe superlotação, e de modo geral tudo é confortável. Isso reflete no baixíssimo índice de reincidência de um criminoso, por exemplo. A prisão de Halden é modelo para todo o mundo.

Além disso, já foi constatado também que a sociedade norueguesa é uma das mais avançadas no que diz respeito a igualdade de gênero de todo o mundo, e isso é muito cultural.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.