Trabalho na Itália Para Descendentes

Trabalho na Itália Para Descendentes

A Itália é um país com boas oportunidades de trabalho para descendentes. Conhecida por suas lindas cidades, quem resolve se mudar para a Itália precisa se tornar um imigrante legal para conseguir um bom emprego e viver bem no país.

Separamos algumas dicas para os imigrantes que querem encontrar um trabalho na “terra da pizza”. Confira abaixo:

  1. Legalizar-se: essa é a primeira coisa que um imigrante precisa. Para isso, o imigrante deve pedir uma permissão de estadia, apresentando documentos como o passaporte, o comprovante de renda e comprovante de residência. Essa permissão deve ser solicitada por quem deseja permanecer na Itália por um tempo superior a 90 dias. Finalizado esse prazo, o imigrante deve, então, dar entrada na chamada autorização de residência no país. Depois, na permissão de estadia.
  2. Falar italiano: esse é outro ponto importante. Falar a língua do país é outro ponto que deve ser observado. Se você pretende mesmo se mudar para a Itália, é recomendado fazer um curso de italiano antes.
  3. Currículo: elaborar um currículo no “padrão europeu” também é algo importante. Existe uma plataforma, a Europass, onde o imigrante pode criar o seu currículo da forma que tem que ser.
  4. Procure vagas de emprego: depois de ter seguido os passos acima, é hora de começar a procurar as vagas de emprego. Existem duas formas básicas para fazer isso: usando a internet e procurando agências de emprego. Na primeira opção, o imigrante pode pesquisar em sites como Indeed, Clicca Lavoro, Neuvoo, Cerco Laboro, Monster e Trovo Laboro, por exemplo. No caso de decidir à agências de emprego, para aquelas pessoas que já estão na Itália, existem várias alternativas que atuam como intermediadoras no momento da contratação dos profissionais.
  5. Visto de trabalho: para solicitar esse visto, é preciso que o empregador apresente um pedido específico de permissão, em algum escritório de imigração. Ele só e autorizado nessas condições. 

Descendentes de Italianos

Existem alguns brasileiros que são descendentes de italianos. Nesse caso, eles podem entrar com pedido de “cidadania italiana”. Nesse caso, será preciso apresentar documentos capazes de comprovar o parentesco.

Após conseguir a cidadania italiana, o cidadão passará a ter os mesmos direitos e também os mesmos deveres daqueles que vivem na Itália. A pessoa poderá trabalhar, morar, estudar no país e em todos os países que fizerem parte da União Europeia sem que, para isso, precise ter um visto específico.

Ao se tornar um cidadão italiano, as chances de conseguir um emprego digno aumentam muito. Para contratar um novo empregado, as empresas costumam exigir que os candidatos sejam europeus ou não estejam de forma ilegal no país, para evitar que tenham que arcar com os custos para solicitar um visto de trabalho para a pessoa estrangeira.

Os descendentes de italianos, após conseguirem a cidadania, devem começar a procurar uma vaga de emprego e não esperar que ela venha até eles. A nova cidadania abrirá as portas, mas não fará nada sozinha. É preciso buscar nos lugares certos, conversar com conhecidos no país, caso tenha, e etc. Com uma dupla cidadania, as chances de ser bem-sucedido na busca por uma boa oportunidade de trabalho tendem a se multiplicar, mas é importante correr atrás.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.