Dicas Para Quem Quer Estudar no Exterior

O sonho da maioria dos jovens estudantes é poder estudar um tempo fora do nosso país. Há um bom tempo, essa possibilidade era muito difícil e praticamente restrita a pessoas de classes mais bem favorecidas financeiramente. Mas para a sorte da maior classe social do Brasil, a classe mais popular, diversos planos de estudos, bolsas e empresas facilitadoras existem e com um pouco mais de programação, você consegue passar um tempo morando, estudando e quem sabe até trabalhando em outro país.

Apesar de toda a facilidade que existe, ainda é importante atentar-se para alguns fatores, pois você irá para um país onde o idioma é diferente, a cultura é diferente e, principalmente, as leis são diferentes. Por isso, você deve seguir algumas dicas, que vamos dispor mais abaixo, para que a viagem será menos burocrática e mais prazerosa. A segurança é, antes de tudo, importante para que você possa passar uma temporada em outro país com mais tranquilidade. Muitas pessoas viajam sem tomar algumas providências e se encontram depois perdidas em algumas ocasiões e até mesmo impossibilitadas de voltar para o nosso país.

Abaixo você não encontrará todas as dicas necessárias, mas as mais importantes e totalmente indispensáveis para casos como esse. Lembre-se que você estará saindo do seu país e, consequentemente, perderá alguma proteção do governo, por isso é tão importante tomar as providências citadas mais abaixo.

Se Preocupe Com os Gastos

Os gastos com uma viagem desse tipo podem ser maiores do que se imagina. Você deve começar a se planejar e juntar dinheiro com pelo menos 2 anos antes para fazer tudo com muita tranquilidade. Você pode abrir uma poupança e guardar um valor por mês e deixar esse valor direcionado à somente emergências que podem acontecer durante o tempo que você estará morando fora do país.

Algumas universidades disponibilizam bolsas de estudos para o exterior, tanto para graduação quanto para pós-graduação. Conseguir uma bolsa dessas não é fácil, mas também não é impossível. Com um pouco de esforço você conseguirá com certeza, basta focar no objetivo e mesmo com a dificuldade das etapas, não desistir. As bolsas de estudo vão variar bastante de acordo com o governo e universidade de cada país, então é sempre bom estudar detalhadamente cada proposta antes de definir por qual você vai entrar na disputa.

Os gastos com bolsas de estudos diminuem, mas ainda devem ser cuidadosamente estudados. Você, em alguns casos, terá ainda despesas com moradia, transporte, alimentação e outras necessidades. Buscando uma agência para intermediar esse processo, pode reduzir os gastos nesse caso.

Analise as Empresas de Intercâmbio

Como acabamos de citar para você, existem empresas que intermediam o seu intercâmbio e, até mesmo, facilitam para você. Algumas empresas aceitam parcelar o seu intercâmbio em até 36 vezes em cartões de crédito, cheques ou até mesmo no boleto bancário, sendo que no caso desses dois últimos, você tem que quitar a sua viagem obrigatoriamente até o dia de marcar as passagens.

Algumas empresas oferecem pacotes tanto em moeda nacional como na moeda do país que você irá fazer o intercâmbio. É importante você analisar os dois casos para saber qual o mais ideal para você.  Nesse caso é muito indicado que você esteja sempre acompanhando as modificações dos valores cambiais desta moeda para acabar não gastando tanto.

Consulte amigos que tenham passado pela experiência e peça indicação de empresas. Como é um passo bem grande a ser dado por alguém, ter indicações é importante para você não acabar entrando em nenhuma empresa fake e ser pego por um belo golpe.

Decida o Tempo de Estudos

Quando você resolve estudar no exterior, com certeza vai se encantar com a ideia que a princípio querer passar pelo menos 1 ano nessa experiência. Acontece que dependendo do seu objetivo, 1 ano pode ser muito tempo e você ficará naquela maresia e com uma imensa saudade de casa e sem poder retornar, afinal você teve gastos altos com a viagem.

Então veja o que você realmente quer fazer e o tempo ideal que você vai gastar para realizar esse feito. Depois você coloca o equivalente a dois ou três meses para turismo, porque você também não vai focar só nos estudos e deixar um lindo país sem exploração, não é verdade? Fazer um balanço do que você busca mais um pouco de diversão não faz mal a ninguém.

Projete a Sua Bagagem

Morar no exterior é um perigo porque você irá querer comprar muita coisa e no final das contas não terá como trazer tudo para cá. Da mesma forma, amigos e parentes irão pedir uma lembrancinha ou fazer encomendas de produtos, principalmente eletrônicos, que lá fora é bem mais barato devido os impostos reduzidos.

Então é bom você estudar bem o que pode e o que não pode comprar enquanto tiver fora, para não gastar dinheiro e depois não ter como usar aqui no Brasil. Assim também, é importante ver que tipo de produto você compra, pois alguns destes, principalmente eletrônicos, não funcionam fora do seu país de origem e aqui também você não encontrará uma assistência em caso de defeito.

Proteja-se

Você estando fora do país, não terá o auxílio de sua família, então é importante que você tome algumas precauções para não passar sufoco em um país estranho. Evite sair do Brasil sem um plano de assistência médica que tenha abrangência internacional, inclusive algumas agências já oferecem esse serviço quando você procura o pacote de intercâmbio. Esse gasto vai custar a você cerca de 100 dólares por cada mês de cobertura, dependendo do plano de saúde que você irá escolher.

Sabemos que a qualidade de atendimento em hospitais públicos lá fora é extremamente maior que a nossa, mas não confie somente nisso, pois alguns recursos só estão disponíveis para tratamento pago e estes, são bem caros mesmo. Então ter um plano de saúde internacional vai deixá-lo protegido quanto a isso.

Providencie também uma carteirinha internacional de estudante, pois você conseguirá uma série de descontos importantes e em praticamente todos os estabelecimentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.