Clima da Noruega, Vegetação e Relevo

O Reino da Noruega, conhecida popularmente apenas como Noruega, é um país nórdico que ocupa a ilha de Jan Mayen e o arquipélago de Svalbard, no Ártico. O país tem fronteiras com a Rússia e Finlândia ao norte, a leste com a Suécia, a oeste com a Groenlândia e Islândia e ao sul com o estreito de Escagerraque. A ilha de Pedro I (situada no oceano glacial Antártico) e a ilha de Bouvet (localizada no Atlântico Sul) tem uma relação de dependência com a Noruega, mas não são parte do reino.

Há uma reinvindicação da Noruega em relação a uma parte do território da Antártida que ficou conhecida como Terra da Rainha Maud. Apesar desse mérito ser reconhecido pela França, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália não foi ratificado. Não podemos falar sobre Noruega e não citar os famosos fiordes (grande entrada de oceano entre formações rochosas de grande porte) que ficam na linha costeira extensa da Noruega no mar de Barrents. Que tal conhecer mais sobre o clima, vegetação e relevo norueguês?

Conhecendo Mais Sobre a Geografia da Noruega

A seguir você poderá conhecer mais a respeito da geografia desse país escandinavo.

Clima da Noruega

De maneira geral o clima da Noruega é temperado oceânico, mas pode ter áreas de climas continental, alpino e subártico. Os verãos do país têm temperaturas amenas enquanto os invernos são longos e de muito frio. Uma faixa extensa do país se encontra a beira do Mar do Norte e do Mar da Noruega contando com o aquecimento da corrente do golfo, dessa forma – diferentemente de outros países escandinavos – há regiões em que mesmo no inverno as temperaturas ficam acima de 0°C.

Outra característica climática interessante é que devido a esse aquecimento há mais precipitações de chuvas do que de neve, um grande exemplo disso é Bergen que pode apresentar temperaturas de 2°C no mês de janeiro. No entanto, não se engane, a Noruega, é um país muito frio podendo apresentar temperaturas de – 40°C no condado de Finnmark, condado que está na fronteira com a Finlândia. A temperatura mais alta já registrada foi em Nesbyen, 35,6°C e a mais baixa foi de – 51,4°C em Karasjok.

Vegetação da Noruega

A maior parte do terreno glacial é formado por montanhas ásperas e platôs elevados por meio dos quais surgem vales férteis e planícies irregulares que tem ao fundo o belo recorte dos fiordes. Possui uma quantidade significativa de tundra em sua região norte. Dentre os maiores problemas que a Noruega enfrenta em relação a preservação do meio ambiente estão a poluição nos centros urbanos e das águas além das chuvas ácidas recorrentes nas áreas de floresta.

Relevo da Noruega

Relevo da Noruega

Relevo da Noruega

A área total da Noruega é de 385 199 km² dividida em mais de 150 mil ilhas sendo que a área continental concentra alguns tipos de relevos como platôs, montanhas e fiordes. Os platôs ou planaltos são locais em que o relevo possui uma superfície um tanto elevada com a existência de um cume, geralmente essa forma se origina devido a erosão eólica ou provocada pela água. Uma forma de definir é dizer que são como topos retos.

A montanha por sua vez é outro tipo de relevo podendo ser chamado também de monte, quando há uma sequência de montanhas o nome passa a ser cordilheira. Por fim os fiordes, um dos principais atrativos turísticos do país, consiste numa entrada de mar entre formações rochosas de grande porte. Sua origem está na erosão das montanhas em decorrência do gelo. Os países que tem nos fiordes um elemento proeminente de suas paisagens são Noruega, Nova Zelândia, Groenlândia e Chile.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.