Hábitos e Fatos da Indonésia

Indonésia

A Indonésia, com nome oficial de República da Indonésia, é um país que se localiza entre o sudeste do continente asiático e a Austrália. Ele é um arquipélago – conjunto de ilhas, sendo elas: Ilhas de Sonda e metade ocidental da Nova Guiné, que ao todo compreende em mais de dezessete mil ilhas – sendo considerado o maior de todo o mundo.

O país faz fronteira terrestre com a Malásia, na ilha de Bornéu, com Timor-Leste, na ilha do Timor e com Papua-Nova Guiné, na Nova Guiné. Além disso, a Indonésia também faz fronteira marítima com países como Filipinas, Malásia, Austrália, Palau, Singapura e com os estados indianos de Nicobar e Andamão.

A Indonésia é um país considerado uma nação transcontinental, pois se localiza entre dois continentes: Ásia e Oceania. O país também possui como estrutura política uma república,  possuindo assim um poder legislativo e um presidente que são eleitos através do sufrágio universal, ou seja, uma ampliação do direito de votar e ser votado em cargos públicos. A capital da Indonésia é Jacarta, e conta com uma população de cerca de dez milhões de pessoas.

O país é ainda um dos membros e fundadores da ASEAN, Associação de Nações do Sudeste Asiático e também membro do G20.Outro ponto muito relevante da Indonésia é o fato de que sua economia é a décima oitava maior do mundo e a décima quinta maior no que diz respeito ao poder de compra e sua paridade. Isso pode ser reflexo do fato de que esse arquipélago tem uma enorme importância no comércio e isso vem desde muito tempo atrás, nos séculos VI e VII, quando um antigo império começou a comercializar com a China e com a Índia.

Ainda que a Indonésia possua uma enorme população e regiões com alta densidade populacional, existem vastas áreas do país que são desabitadas e ele também é um dos países com maior biodiversidade – que abrigam muitas espécies de vida diferente – de todo o mundo.

Os modelos culturais, religiosos e políticos do país foram inicialmente influenciados pelo cristianismo, mas com o tempo foram sendo absorvidas influências de outras culturas, como reinos hindus e budistas. Com isso é possível observar que a história da Indonésia é sempre bastante influenciada por poderes estrangeiros que de modo geral tiveram como principal intuito o uso dos vastos recursos naturais do país, que é bastante rico nessa questão, fazendo um enorme contraste com sua população, que majoritariamente é de baixa renda.

Assim, por exemplo, os comerciantes árabes muçulmanos levaram para o país o islamismo, que atualmente é a região dominante do país. Já os europeus levaram o cristianismo e também tentaram monopolizar o comércio de especiarias das ilhas.  A Indonésia adquiriu sua independência depois da Segunda guerra Mundial, e desde então sua história conta com muitas turbulências, que giram em torno de catástrofes naturais, movimentos separatistas, corrupção na política e drásticas e rápidas mudanças econômicas. Após tantos desafios, atualmente a Indonésia é uma república presidencial unitarista que contem trinta e três províncias, contando ainda com mais de duzentos e cinquenta milhões de habitantes, sendo o quarto país mais populoso de todo o mundo.

A origem do nome do país vem da língua grega “indós” e “nesus” que significa “ilha índica”. Existem também publicações que dizem que a palavra Indonésia é utilizada para ser um sinônimo de “arquipélago indiano” ou ainda “arquipélago malaio”.

Cultura da Indonésia

As principais formas de cultura da Indonésia são moldados pela junção dos mais diversos grupos étnicos que são nativos da região e também dos estrangeiros. Como o país se localiza em uma região por onde passam muitas rotas comerciais, é natural que lá sejam difundidas muitas culturas e muitas religiões, que tornam o local totalmente multicultural, mas que também já proporcionou muitos conflitos.

O que foi muito influenciado pela ilha de Bali, juntamente com reinos hindus e budistas foi a tradição da dança. Já as influências da arquitetura e arte de modo geral foram recebidas da ilha de Sumatra, principalmente as regiões de Aceh e Minangkabau. A principal arte marcial do país que é exclusiva da Indonésia é o Silat, ou Pencak Silat, que combina três pilares: a música, a arte tradicional e os esportes.

A parte ocidental exerce muitas influências no país até os dias de hoje, principalmente no que diz respeito à indústria de entretenimento e também às práticas de pesquisa e de ciências como um todo, além de também sugestionar a organização econômica e política do país. A música e a indústria cinematográfica do país também conta com outras influencias importantes da Malásia e do Oriente Médio.

Ainda que, como já foi altamente citado, as práticas culturais indonésias sejam um conjunto de várias outras culturas, muitas regiões mais remotas do arquipélago tem feito um esforço considerável para manter sua identidade cultural. Isso pode ser observado em diversos grupos, como os Mentawai, os Dani, Dayak, Asmat e Toraja, que prezam muito por manter a prática de seus rituais, modo de vida e costumes distantes das tendências urbanas e pós coloniais do país.

Os Toraja

Os Toraja

O idioma oficial do país é o Bahasa Indonésia, ou apenas Indonésio, e as crianças começam a aprendê-lo apenas na escola. Antes disso, elas aprendem apenas a língua de sua região, na sua própria casa, sendo ensinado pela família.

A culinária indonésia tem como base principal o arroz e apenas alguns povos fogem a essa regra, como os malukus, que tem como base a farinha da palmeira-sago, a mandioca e a batata doce. Os indonésios também comem bastante carnes, peixes e vegetais, mas que são consumidos em pequenas quantidades, mas com muitos e muitos condimentos, deixando a alimentação bem picante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.