Cortina D’Ampezzo Itália Estação De Esqui

A Itália

A Itália é um país que tem o nome oficial de “República Italiana”, mesmo sendo pouco chamado pelo mesmo, e esse país se localiza na área central e sul da Europa. A parte sul do país é composta por penínsulas, sendo elas a Itálica, a de Sardenha e a Sicília. Já todo o restante do país faz fronteira com países como a Áustria, a França, a Suíça  e Eslovênia.

Na Itália, diferentemente do Brasil, as menores unidades de organização de um território não são chamadas de cidades ou de munícipios, mas sim de Comunas, que em italiano é Comune. A estrutura que essas comunas possuem, são basicamente próximas as brasileiras, porém, com nomes distintos também, ou seja, a pessoa que carrega a função de administrar e gerir o local, que para nós é o prefeito, na Itália é conhecido como sindaco, e para nós, o que conhecemos como câmara de vereadores, eles chamam de conselho comunal. Nessa organização também há um certo número de assessores, que o próprio sindaco escolhe e nomeia.

O regime adotado pela Itália atualmente é o de uma República Democrática, e isso significa que todas as pessoas que são cidadãos italianos podem participar ativamente da vida política do país, de forma igualitária e direta. Além disso, a Itália também é um exemplo de país no que diz respeito a bem estar e qualidade de vida, e exatamente por isso ela ocupa ótimas posições em rankings, como por exemplo, o de países mais desenvolvidos do mundo, onde ocupa a vigésima quarta posição. Além disso, o índice de qualidade de vida do país está entre os dez melhores de todo o mundo.

Como já foi citado, o nome equivalente que se dá para “cidade” é comuna, e é exatamente sobre uma delas que será tratado esse artigo, mais especificamente a comuna de Cortina d’Ampezzo, juntamente com o tema de estações de esqui

Cortina D’ampezzo E Estações De Esqui

Cortina d’Ampezzo é uma comuna (cidade) da Itália que se situa na província de Belluno e na região de Vêneto. Cortina é uma cidade que tem aproximadamente seis mil habitantes e uma área de extensão territorial de cerca de duzentos e cinquenta quilômetros quadrados. Isso mostra que a comuna é bem pequena. As comunas que fazem fronteira com Cortina são Badia, Braies, Dobbiaco, San Vito di Cadore, Marebbe, Auronzo di Cadore, Colle Santa Lucia e Livinallongo del Col di Lana.

A comuna de Cortina d’Ampezzo também pode ser conhecida como  “Rainha das Dolomitas” e esse apelido foi dado a ela devido ao fato de ela se localizar na região do oriente da cadeia de montanhas de mesmo nome, a Cadeia de Montanhas das Dolomitas. Tudo isso contribui para que o visual e a paisagem da cidade seja belíssima e imponente, já que é cercada por todos os lados por picos e rochas.

O principal fator que leva atenção para a cidade, e a deixa bem mais conhecida e famosa – e que também é o foco desse artigo – é a estação de esqui que lá se encontra, juntamente com a popularização de diversos outros esportes de neve. Por esse motivo que a comuna já foi até mesmo sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, no ano de 1956.

Ainda que essas citadas sejam as principais atividades da cidade, existem várias outras coisas a serem feitas lá, e ela não possui atrações somente no período de inverno, mas pode ser visitada em todas as temporadas, fazendo com que seja possível enxergar um lado diferente da cidade.

Uma alternativa interessante de passeio, é visitar o pequeno centro histórico da cidade, que é um ótimo local para se provar comidas e bebidas, como um chocolate quente, por exemplo. A rua principal de Cortina é chamada de Corso Itália, e nela é possível encontrar diversas lojas, das mais simples às mais luxuosas, além de aconchegantes lanchonetes e cafés. Também é possível planejar um piquenique lá, e os lanches podem ser comprados em um supermercado que também fica nessa rua. Há ainda a possibilidade de fazer montanhismo e também existem guias de turismo que são especializados.

Em sua parte histórica e cultural, no centro da comuna é muito fácil encontrar casas que tem a estética muito peculiar e charmosas e também . O ponto turístico no qual a visita é indispensável é a Basílica de São Felipe e Tiago e a igreja de San Francesco, que são muito antigas, de aproximadamente o século XVII.

Os museus também são pontos que valem muito a visita, e eles se localizam no centro da cidade. Os principais museus de lá são: o Museu Paleontológico, a Galeria de Arte Moderna e o Museu Etnográfico Regole d’Ampezzo, sendo que esse último é destinado especificamente para preservar e divulgar as tradições e memórias da cidade. Outro museu que também é muito interessante, mas que não fica no centro da cidade, é o Museu do Ar Livre do Grande Guerra, e para se chegar até ele é necessário o uso de algum tipo de condução, seja carro ou ônibus, e depois realizar uma trilha, seja por trilha ou por meio de um teleférico.

Com tudo o que foi apresentado é possível observar que essa comuna tem muitas cosias a oferecer, incluindo ótimas pistas de esqui, envoltas por belíssimas paisagens. Assim, muitas pessoas a definem como uma geologia muito bonita e uma cidade muito familiar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.