Clima, Relevo E Hidrografia Do Paraguai

O Paraguai tem como nome oficial República do Paraguai, e é um país que se localiza no centro da América do Sul.

Aspectos Gerais Sobre O Paraguai

O país se localiza no centro da América do Sul, fazendo divisa ao norte e oeste com a Bolívia, com o Brasil pelo leste e nordeste, e ao sul e oeste do país os limites dão de encontro com a Argentina. É um dos poucos países pertencentes a América do Sul que não possuem em uma de suas limitações o encontro com o mar.

A extensão território do Paraguai é de cerca de 406.752 quilômetros quadrados, se comparado ao Brasil é um país pequeno, apenas um pouco mais extenso que o Mato Grosso do Sul. A capital do país é também a sua maior cidade, sendo ela Assunção. Em Assunção vivem um grande número de habitantes do país, juntamente com outras cidades da região sudeste, no total, estima-se há cerca de 6,8 milhões de habitantes no país, pelo senso feito no ano de 2017.

Uma característica no mínimo interessante sobre o Paraguai é como a sua  população conseguiu manter de forma viva e influente a cultura e a língua nativa do país, muito diferente da maioria dos países da América do Sul, que foram colonizados pelos europeus e em sua maioria esqueceram suas raízes, os habitantes do Paraguai em sua maioria se identificam como mestiços, lembrando as origens porém refletindo os anos de miscigenação pelo qual o país passou com a invasão de diversos povos diferentes. No país o guarani, a língua nativa, é reconhecido como língua oficial, junto do espanhol, e a maioria da população conhecem ambas as línguas.

O país possui forte influência da agricultura e da pecuária nos seus resultados econômicos, no leste do país predomina o cultivo e exportação da soja, já no oeste predomina a pecuária. Em toda a sua extensão há a divisão pelo rio Paraguai, que é principal rota comercial de transporte dentro do país.

No país vive um grande número de brasileiros, nomeados brasiguaios, eles se estabeleceram próximos à fronteira entre o Paraguai e o Brasil. Esses povos são mal vistos pelos habitantes nativos do Paraguai.

O Paraguai é um dos países mais pobres da América do Sul, além de ser bastante isolado dos demais. Com a virada do século XXI, houve no país certo crescimento econômico. No ano de 2010 a economia do país cresceu 14,5 por cento, sendo a maior expansão da América Latina, e a terceira no ranking mundial, no ano seguinte o crescimento econômico desacelerou porém ainda se manteve alto, em 6,4 por cento.

Apesar do crescimento econômico, o país é caracterizado por uma enorme desigualdade de renda e se mantem no subdesenvolvimento. Parte disso ocorre pela dependência da economia do setor primário ter extrema relação com o clima. O índice de desenvolvimento humano (IDH) do país é de 0,702, índice considerado alto.

O país se mostra ao mundo sendo extremamente único, principalmente se comparado aos seus vizinhos latinos americanos. No Paraguai a população é mestiça de forma homogênea, considerando como sua a cultura hispânica. Eles não consideram as raças misturadas como algo mestiço, e nem há essa palavra em seu dialeto, dessa forma não há um conceito sobre a mistura racial. No país a população manteve sua identidade cultural e abrangi a cultura que os foi apresentada durante a colonização.

Um Pouco Da História Do Paraguai

Na região que se tornou o Paraguai, viviam diversos nativos indígenas. Acredita-se que havia três grupos principais de indígenas que viviam em guerra entre si. Os guaranis foram os povos que conseguiram dominar a área e avançar para outras regiões, já que eles possuíam maior número que os demais, o povo guarani dominava o cultivo de amendoim, mandioca e milho, e com isso conseguiam se expandir, além de também dominarem a caça e a pesca.

Os exploradores espanhóis chegaram às terras do Paraguai por volta do ano de 1524, e o período de colonização iniciou-se por volta do ano de 1536 até sua consolidação por volta do ano de 1556. Por mais de 150 anos, o país foi dominado pelos espanhóis, que introduziram nele o cristianismo e também a sua cultura, havia diversas missões jesuítas no país, que faziam com que os nativos tivessem que se converter a nova religião, além de trabalhar na agropecuária para os colonizadores. O país se encontrava na periferia do Império Espanhol, possuía poucos centros urbanos e uma população pouco numerosa, a região era mantida basicamente para impedir a expansão portuguesa.

No dia 15 do mês de maio do ano de 1811 o Paraguai declarou sua independência da Espanha, sem lutas e nem guerras. O primeiro governante então foi Dr. José Gaspar García Rodríguez de Francia, que governou até a sua morte no ano de 1840, sendo ele um ditador que isolou o país do resto do mundo, impedindo imigração e emigração, estimulando a autossuficiência agrícola. O governo por meio da politica isolacionista contribuiu para a preservação da cultura nativa.

Depois do primeiro governante as medidas isolacionistas começaram a decair, o país se abriu para o comércio exterior. Entre os anos de 1864 até o ano de 1870 houve a Guerra do Paraguai, extremamente desastrosa, a guerra extinguiu entre 60 a 70 por cento da população, que morreu tanto devido às lutas como de doenças. Na guerra o país perdeu cerca de 140000 quilômetros quadrados para os países vizinhos, Argentina e Brasil.

Com a chegada do século XX surgiu no país uma onda de governos autoritários, que levaram o país a ditadura militar mais longa da América do Sul, regime estabelecido por Alfredo Stroessner, com duração de 35 anos, de 1954 até o ano de 1989. Seu governo foi extinto durante um golpe militar interno, após isso foi organizado no país as primeiras eleições multipartidárias, que ocorreram no ano de 1993. O país ainda passa por alguns problemas políticos, porém havendo maior liberdade politica na era contemporânea.

Os Idiomas Do Paraguai

Bandeira do Paraguai

Bandeira do Paraguai

O Paraguai conta com dois idiomas oficiais, sendo o guarani, língua que é falada pela maioria da população, e também o espanhol. No Paraguai cerca de 95 por cento de sua população é bilíngue e domina os dois idiomas, sendo considerada uma das poucas nações bilíngues do mundo, e o único no hemisfério. O espanhol rio-platense é o dialeto falado no país, uma variação do espanhol comum. O país também conta com milhares de pessoas que dominam as línguas do dialeto guarani.

O guarani é um idioma que originou-se com o grupo macro-tupi, e atualmente é falado por cerca de quatro milhões de pessoas, sendo que mais da metade desse número considera ele como língua materna, além dos falando no Paraguai, há também dominantes dessa linguagem ao sul do Brasil, ao nordeste da Argentina e no Chacho da Bolívia. Apesar de ser uma língua nativa dos povos da região, essa língua se propagou, principalmente durante a América pré-colonial e no início da colonização europeia. Diferente do resto da América, com a colonização a língua nativa foi preservada e muito bem aceitada, sendo diária na vida do país.

A Religião No Paraguai

Religião No Paraguai

Religião No Paraguai

No Paraguai a religião predominante é o catolicismo, sendo a mais popular, porém não é a religião oficial do país desde a constituição do ano de 1992, que permitiu no país a livre prática de qualquer crença ou religião. Em números, 89,6% da população se apresenta como católica, 6,2% são protestantes, em sua maioria menonitas, o restante da população se divide em cristão de outras afiliações (cerca de 1,1%), ateus (cerca de 1,1%) e 1,9% da população é praticante de outras religiões.

No país em 1542 chegaram os franciscanos, e logo depois os jesuítas, que estabeleceram as missões, que eram espécies de comunidades, e concentraram nelas mais de 300 mil guaranis, com isso conseguiu a catequização desses povos. Por mais de 150 anos as missões existiram e conseguiram prosperar, além da catequização desenvolvia a agropecuária, a construção de prédios e igrejas, porém, no ano de 1767 as missões foram extintas, após a invasão de rebeldes, e os índios voltaram a viver da forma que viviam anteriormente.

A Composição Étnica Do Paraguai

População Paraguaia

População Paraguaia

No Paraguai não há censos que definem a raça ou etnia, criado pelo Dirección General de Estadísticas, Encuestas y Censos ele somente inclui a porcentagem da população indígena que habita o país. Há cerca de 40 mil índios puros compondo a população do país, habitando principalmente a floresta do Chaco Ocidental e também as do Nordeste.

O país sofreu graves baixas na população durante a Guerra do Paraguai, há também bastante evasão da população devido a divergências politicas e econômicas. Mas há no país grande número de europeus, principalmente espanhóis, italianos, e alemães.

A população basicamente é formada por descendentes de mestiços entre a população nativa que se miscigenou com os hispânicos, e os imigrantes que vieram no pós guerra do Paraguai, para poder repovoar o país. Apesar de grande baixa que o país teve após a guerra, a população aumentou 2,6 por cento no século XX, e tem uma previsão de aumento para os próximos anos.

A densidade populacional do Paraguai é considerada baixa, cerca de 14,1 habitantes por quilômetro quadrado, havendo ainda contraste de concentração de população devido as regiões. A população urbana do país gira em torno de 56,7%. A taxa de natalidade do país é de cerca de 3,8 filhos por cada mulher, a mortalidade infantil fira em torno de 26 mil crianças ao ano, sendo considerada moderada. A expectativa no país é de 73 anos para as mulheres e 68,5 para os homens.

A Cultura do Paraguai

A cultura do país tem como seu lado mais predominante o entrelace entre a nativa cultura guarani e a nova cultura hispânica. Há muitas publicações na língua guarani, sendo uma língua considerada doméstica, e o espanhol algo mais comercial.

O país conta com várias universidades, dentre elas, as duas maiores e também mais tradicionais são: a Nacional de Assunção, e a Universidade católica. A Universidade Nacional de Assunção foi fundada no ano de 1890, e a Universidade Católica foi fundada em 1960. A cidade de Assunção, capital do país, conta com as mais diversas instituições culturais, como, por exemplo, o Museu de História Nacional e Etnografia, a Biblioteca Nacional, a Academia Nacional de Belas-Artes, a Orquestra Sinfônica de Assunção e o Conservatório Nacional de Música.

A cidade de Villarrica, que foi fundada no ano de 1570, também é outro ponto importante da cultura do país, possuindo um grande centro cultural, e sendo um centro universitário. Durante o período de missões jesuítas o país foi desenhado com grandes obras arquitetônicas, em barroco colonial, porém a maioria dessas obras foi destruída com o tempo.

O esporte mais popular no país é o futebol, e a seleção do Paraguai é conhecida no continente como possuidora de bons jogadores. A Seleção de futebol ganhou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004, sendo a única medalha conquista pelo país até os dias de hoje. Além do futebol, é muito praticado o rali, e também o golfe, basquete, tênis e rúgbi.

A Arte No Paraguai

A música no país possui forte influencia da música europeia, porém há diversas composições famosas da música popular do Paraguai, com traços guaranis, chamadas de guarânias, que são compostas por um ritmo dolente e acompanhadas por violão. No Paraguai os instrumentos predominantes são a viola e também a harpa, ambos trazidos pelos jesuítas em suas missões.

Na dança, predominam-se as galopas e as polcas. A galopa é uma dança composta por um grupo de mulheres, conhecidas como galoperas, que formam um círculo, e se balançam de um lado para outro, segurando em suas mãos um vaso ou um cântaro. Já a polca é uma dança de casais. Há também a dança da garrafa, onde a dançarina equilibra garrafas sobre sua cabeça, e o valseado, uma versão das valsas.

Há alguns locais no país onde há forte confecção de artesanato, como ele é um local repleto de culturas diferenciadas, também é possível haver uma grande variedade de artesanatos, como artesanatos em plumas, sementes, madeiras nobres, fibras naturais, e outros materiais naturais, vindos tudo diretamente da cultura indígena, levando a criação de colares, canastras e tapeçarias. O artesanato também aparece no bordado, chamado de aho poí, na confecção de joias em filigrana de ouro e prata, redes, objetos de cerâmica, cobertores, copos de corno talhados, dentro outros objetos.

Apesar do isolamento do país, que causou um desenvolvimento literário pouco acelerado, o país conta com inúmeros poetas, principalmente na língua guarani, como Natalicio de María Talavera, Ignacio A. Pane, José Asunción Cunha, Teodoro Salvador Mongelós, dentro diversos outros. Com a ditadura, foram exilados quase 1 milhão de paraguaios, e com eles muitos artistas e escritores, os exilados contribuíram fortemente para a literatura no país, e tiveram maior renome internacional, sendo que Hérib Campos Cervera e Elvio Romero são os mais conhecidos.

Na arte do teatro, o Paraguai também não possuía muitos artistas conhecidos mundialmente. Após a Guerra do Chaco surgiu um interesse maior pelo teatro, com autores estreando peças de comédia e drama, entre eles destacam Eusebio A. Lugo, Pedro Juan Caballero, Facundo Recalde, e José Arturo Alsina.

A Geografia Do País

Geografia Do Paraguai

Geografia Do Paraguai

Localizado no centro da América do Sul, possui o Rio Paraguai que corta o país de norte a sul, descendo da parte setentrional do país em direção a parte meridional. A capital Assunção se localiza na margem esquerda do rio Paraguai, e em frente a foz do rio Pilcomayo.

A partir do rio Paraguai o país é dividido em duas regiões geográficas diferentes, sendo a Região Oriental ou também chamada de Paranenha, que se encontra na margem esquerda e a Região Ocidental, ou também conhecida como Chaco Boreal, localizada na direita.

A Paranenha se estende do Rio Paraguai até o rio Paraná, nela vivem cerca de 95 por cento da população total do país. O país que possui 17 subdivisões, que podem ser chamados de departamentos, possui 14 desses localizados na Paranenha. Nesse região há as maiores e melhores estruturas de estrada, além de tratamento sanitário, melhor educação, comunicação e outros serviços básicos.

A região Oriental possui terras altas ao leste, essas se inclinam em direção ao rio Paraguai, mais próximo as margens as terras são baixas, e sofrem inundações. O relevo na área é Planalto Brasileiro, com altitude média superior a 500 metros, porém a maior parte da região, cerca de 80 por cento, se encontra com altitude menor que 300 metros, a região Oriental também possui a região com a menor altitude do país, que é de 46 metros. Nessa região há também diversos vales amplos e planícies.

Na região meridional, oriental e ocidental do planalto, é possível encontrar cadeias de morros, o terreno se torna mais plano conforme se aproxima do ocidente do rio Paraguai. Há diversas regiões com altitude menor e com pântanos, que possuem população densa.

Na margem direita do rio encontra-se o Chacho, possuindo terras e planícies revestidas com uma vegetação baixa, que equivale a extensão territorial de quase dois terços de todo o país. Nessa região o terreno vai ficando mais alto conforme se distancia do rio Paraguai, alcançando 300 metros próximos à fronteira do país. Nessa região vive somente 5 por cento da população do país, e há 3 dos 17 departamentos. O solo não é muito rico, e em época de chuva, as estradas, que possuem gargalos, podem fazer com que os automóveis, ônibus e outros veículos atolem.

O Relevo do Paraguai

Todo o território que o país abrange se localiza na bacia do Prata, que é formada pelos rios que cruzam o país, sendo eles os rios Paraguai e o rio Paraná. A maior Parte do relevo do país é formada por planícies, como foi citado acima, e na região leste se localizam algumas montanhas, devido a uma extensão da estrutura do Pantanal do Brasil.

A divisão do relevo do país se da de norte a sul basicamente por onde corta o rio Paraguai, que consegue dividir as terras em porções bem diferentes. Uma área com formada por planícies, que se estende até o altiplano boliviano formando o Chaco. E outra área, que mostra um terreno crescente, porém sem exageros, com suavidade, e forma as cadeias montanhosas do país, chamadas de cadeia de Amambay e a cordilheira Mbaracayú, que alcançam até 700 metros acima do nível do mar, as duas cordilheiras se encontram na fronteira com o Brasil. Na parte do vale do rio é que se localizam as represas e usinas hidrelétricas.

O relevo do Paraguai também é revestido de diversas áreas de pântano, essas áreas pantanosas se inundam quando há épocas de muita chuva. Na região central predomina a vegetação de campo, vegetação baixa e rasteira, onde há morros e vales serranos. Fora isso o país conta com a vegetação savana, a vegetação do pântano, e as matas de galeria, que são longos corredores de floresta ao longo dos rios. A parte florestal do país se localiza num local de terra baixa, local de acidente geográfico.

A Hidrografia do Paraguai

Além dos rios que já foram citados, o rio Paraná e o Rio Paraguai, há também outro rio bem volumoso que corre na mesma direção, o sul do país, que os outros, chamado rio Pilcomayo. A nascente do rio Paraná, provavelmente o mais importante do país, se encontra no Brasil. Já a nascente do Pilcomayo vem da Bolívia.

Hidrografia do Paraguai

Hidrografia do Paraguai

O rio Pilcomayo desce da Bolívia em direção ao noroeste e sudeste do país, e corta o Grande Chaco, ele é um rio bem volumoso em algumas épocas, porém com períodos de instabilidade, como na época de estiagem, onde algumas montanhas podem interromper a movimentação de suas águas.

O rio Paraguai também varia em seu volume de água, apesar de toda a sua extensão se manter em um nível mínimo constante em que é possível navegar por ele. Suas águas deságuam na margem oeste, e sua parte mais estreita se encontra na margem oeste. Possui afluentes como o Ypané, o Tebicuary, o Jejuí, o Aquidabán e o Apa, que possuem todos um volume regular.

O rio Paraná também possui navegabilidade em quase toda a sua extensão, é ele que abastece a Usina Hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com Paraguai, possui os afluentes Acaray e Monday.

Toda a rede hidrográfia do país possui numerosos rios, e esses estão extremamente ligados com a vida social, e a economia do Paraguai. É a partir dos rios em que dividem as partes das fronteiras do Paraguai, sendo a oeste, sudeste e sul marcadas pelos rios Pilcomayo, Paraná e Paraguai, e a norte separado pelos rios Apa, Paraguai e Paraná.

O Clima do Paraguai

O Trópico do Capricórinio corta o Paraguai, as médias térmicas do país durante o verão vão de 25º C até cerca de 40º C, já no inverno as temperaturas variam entre 10 °C até cerca de 20 °C. As chuvas são fortes durante o estio, isso ocorre devido a movimentação das massas de ar, que se deslocam do oceano Atlântico e atingem o leste do país. Na parte do Chaco a precipitação fica em torno de 500 mm por ano, já aos arredores do rio Paraguai ela chama a 1.200 mm ao ano. Os meses que chovem mais são janeiro, abril e outubro.

Como a maioria dos países, ele varia o clima conforme sua região, na parte da Paranenha, o clima é subtropical, já na região do Chaco o clima é tropical. A região que abrange a parte oriental do país convive com um clima úmido, com fortes chuvas durante todo o ano, e poucas épocas em que há variações de temperatura, no verão, passa por ventos fortes e quentes do siroco, vindos do nordeste, já no inverno, domina o vento frio pampeiro, que vem do Atlântico Sul. Como o país não conta com muitas montanhas para formar barreiras para esses ventos, os dois se encontram e causam mudanças rápidas no clima. O país já passou por um tornado na cidade de Encarnación.

Na parte da Paranenha, onde há maior concentração da população, o clima é dividido em duas estações predominantes. O verão dura de outubro a março, e o inferno vai de agosto a maio, sendo que o mês mais frio é julho, com média de 18º C, os meses restantes, abril e setembro, são chamadas de meses de transição, nessa época as temperaturas podem cair até abaixo do ponto do congelamento. A primavera e o outono não existem no país.

Pode haver de três a dezesseis dias no ano em que a temperatura fica abaixo de 0º C. Em alguns locais os invernos são bem amenos, com um pouco de geada somente, nenhuma parte da região da Paranenha esta livre de congelamento, isso devido as massas de ar da Antártida que atingem o país. Já no verão, o ar se mantém tropical úmido durante os meses de outubro a março, tendoem seu mês mais quente janeiro, que fica em média em 29º C. No verão durante o dia podem chegar a fazer 38º C, sendo algo bem comum, há bastantes tempestades nessa época, mas também a possibilidade de passar dias sem uma nuvem nos céus.

Já na parte do Chaco, que possui um clima tropical e seco, quase atinge o semi-árido, há épocas de temperaturas modestas, porém também fases onde chove muito e a região se inunda, quando as regiões de deserto se transformam em pântanos. No Chaco a temperatura fica em média em 24º C, caindo muito pouco no inverno.

Os melhores meses para visitar o país a turismo são os meses de Março, Abril e Maio, ou em Outubro, Novembro e Dezembro, quando serão experimentados climas mais amenos.

A Biodiversidade No Paraguai

Como foi falado, há uma variação de precipitação ao longo do país, além da divisão pelo rio, onde se formam três tipos de vegetações predominantes em cada região, sendo os campos, as florestas e o Chaco. A floresta do Alto do Paraná inclui região de Mata Atlântica.

Os campos encontram-se na parte central do país, região que abriga enormes fazendas de criação de gado, onde é possível se beneficiar de pastos naturais, pois essa região possui vegetação gramínea, essa parte também abrange florestas nas margens dos rios. Eles abrangem cerca de 20% da extensão do país, e foram as primeiras áreas a serem ocupadas.

As florestas são encontradas na região Oriental, nos vales, onde se aproximam dos rios principais do país, nessas florestas é possível encontrar madeiras de lei, como o cedro, o lapacho, o curupau e o urunday, dentre outras. Nos últimos anos elas veem sendo ocupadas pelos fazendeiros, para a plantação de soja.

No Chaco há tanto vegetação rasteira como florestas na parte mais próxima ao rio Paraguai, lá se encontra o quebracho, árvore comum da região, da onde é extraído o tanino, um produto usado nos vinhos, de grande valor comercial. É possível encontrar no Cacho nas regiões mais secas cactos e arbustos. O Chaco é considerado uma região inóspita do país, e ocupam cerca de 60% do território do país.

A fauna do País, conta com cerca de 200 espécies de peixes, 167 tipos de mamíferos diferentes, 645 espécies de aves, além de outros tipos de animais. Ela é muito parecida com a fauna do Centro-Oeste brasileiro, contando com espécies como onça, cervos, tatus, queixada, e tamanduás, além de aves como papagaios, tucanos, garças, seriemas, emas, e outros pássaros pequenos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.