Aposentado Brasileiro Pode Morar na Itália?

Aposentado Brasileiro Pode Morar na Itália?

Morar na Itália é o sonho de muitas pessoas. E algumas até planejam se mudar depois de se aposentarem. Porém, na hora de se planejar, é muito comum surgirem dúvidas.

Uma das questões que costumam ser levantadas é se a pessoa que já aposentada pode receber o seu pagamento na Itália. Será que o brasileiro aposentado pode morar na Itália, ou precisa vir ao Brasil para receber a sua aposentadoria?

No post de hoje, vamos responder a essas perguntas e apresentar algumas maneiras mais simples para o aposentado brasileiro receber a sua aposentadoria morando na Itália. Continue lendo.

O Aposentado Brasileiro Pode Receber a Aposentadoria Morando na Itália?

A resposta é sim. É possível receber a aposentadoria em uma instituição bancária italiana. Mas a aposentadoria precisa ser paga pelo Banco do Brasil. Então, o aposentado deverá solicitar uma transferência programa para um banco da Itália.

Vale frisar que o Brasil e a Itália possuem um acordo de não-bitributação. Ou seja, se um brasileiro levar a sua aposentadoria para a Itália, ele não terá o desconto de 25% de Imposto de Renda, como acontece com os outros países que não possuem o acordo com o Brasil. Para transferir a aposentadoria para a Itália, basta se dirigir ao INSS e realizar os procedimentos necessários.

Porém, existem algumas outras maneiras para um aposentado brasileiro receber o seu pagamento na Itália. E uma forma mais simples é alguém receber o valor no Brasil, e transferir para a Itália.

Mas Como Pode Ser Feita Essa Transferência? 

Existem algumas formas para realizar esse procedimento. São elas: Transferwise, Western Union, Paypal, MoneyGram, e outros. Todas as opções cobram taxas para a transferência. Porém, elas são bem menores do que transferir o pagamento do Banco do Brasil para uma instituição da Itália. Para saber qual das maneiras acima é mais vantajosa, é necessário acompanhar a cotação do euro. Dessa forma, é possível garantir uma taxa bem mais atrativa.

Logo do Paypal

Logo do Paypal

Acordo Bilateral de Previdência Social Entre Brasil e Itália

O Brasil e a Itália possuem o acordo bilateral de previdência social. Isso significa que, caso o brasileiro queira se aposentar na Itália, ele pode usar o seu tempo de contribuição aqui no Brasil para a previdência social para complementar o tempo de contribuição na Itália.

Na hora de escolher onde se aposentar, é preciso analisar bem as condições de cada país e onde é mais vantajoso, caso o indivíduo ainda não tenha se aposentado.

Agora, no caso de brasileiros que se mudaram para a Itália, contribuíram lá, voltaram para o Brasil e desejam se aposentar, estes podem sim receber o seu benefício aqui no país. No entanto, para assegurar o direito ao recebimento do benefício, é preciso que o indivíduo seja brasileiro, e que tenha 20 anos de contribuição, no caso daquelas pessoas que começaram a contribuir antes do ano de 1996. No caso das pessoas que pagaram a primeira contribuição após 96, não existe um período mínimo de contribuição. É preciso apenas cumprir com os outros requisitos.

O brasileiro que mora na Itália também tem o direito de receber a pensão por morte do cônjuge.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.