Tipos de Transportes: Aquático, Terrestre e Aéreo

Os transportes facilitaram e muito a vida da população, que podem ir para vários lugares rapidamente e, geralmente, com conforto e comodidade.  Apesar de os transportes existirem a muitos séculos, somente do final do século XIX e o século XX é que os mesmos sofreram uma revolução, sendo projetados e construídas máquinas potentes que poderiam carregar várias pessoas com rapidez e agilidade.

E, desse período para cá, os transportes terrestres e aquáticos evoluíram muito, tanto é que hoje possuímos navios que podem comportar um número muito alto de pessoas e também de cargas, sendo ainda mais seguro, já que os mais novos possuem tecnologia de ponta, como controle automático, GPS, enfim.

Os transportes terrestres também se revolucionaram muito. Por exemplo, quando antes usavam cavalos e charretes para chegar a algum lugar, hoje podemos utilizar os carros e as motos.

Transportes Diversos

Transportes Diversos

Entretanto não são somente esses. Temos também os transportes aéreos, onde podemos destacar os aviões que, depois da invenção de Santos Dumont sofreu uma violenta evolução tecnológica para chegar ao que é hoje. Enquanto a pioneira invenção comportava apenas uma ou duas pessoas, hoje pode levar mais de 300.

Neste artigo, vamos aprofundar ainda mais os nossos conhecimentos sobre esses meios de transportes. Quer saber mais? Acompanhe o restante do artigo.

Os Transportes

Os transportes são nada mais nada menos que a locomoção de pessoas e objetos de um local para outro. Os primeiros, para você ter ideia, foram à natação e a caminhada, ou seja, sem auxílio de equipamentos.  Só mais tarde vieram as charretes puxadas por animais. Além disso, o transporte depende da infraestrutura disponibilizada para o tipo de transporte: Rodovia, para o transporte com veículos, trilhos, para o transporte com trens, vias fluviais, para os navios, barcos e outras embarcações, enfim.

Como já citado acima, há 3 tipos de transporte: Aéreos, Terrestres e Aquáticos. Vamos conhecê-los, um por um.

Imagem de Amostra do You Tube

Terrestre

Os transportes de ordem terrestre são os que mais são utilizados para carregar pessoas e cargas, mas isso depende. Os caminhões, por exemplo, servem para transportar bastante carga, sejam elas alimentícias ou não. Os carros são para o transporte de pessoas, assim como as motos.

Os trens, em geral, transportam tanto pessoas quanto cargas e outros objetos, sendo mais antigo que os carros e as motos, já que ele surgiu bem antes da invenção dos dois veículos.

Não podemos nos esquecer, é claro, das bicicletas, que são movidas pela energia mecânica proveniente dos seres humanos, que usam as pernas para fazer a mesma funcionar. Aliás, o seu uso vem sendo bastante incentivado ultimamente, já que, não utiliza nenhum combustível para o seu funcionamento, bem diferente dos carros, motos e trens, que utilizam gasolina ou álcool, e carvão, respectivamente, a bicicleta não emite o gás carbônico, coisa que os veículos que usam combustíveis fósseis e minerais emitem, e, assim, quem utiliza a bicicleta para se locomover ao trabalho ou para ir à padaria ajuda a reduzir esse gás que tem consequências terríveis para o meio ambiente e para a atmosfera.

Em geral, os transportes terrestres são muito utilizados, geralmente pelo seu preço baixo e também, por ser uma forma comum e mais prática. Mas existem mais dois para aqueles que abominam estradas lotadas, engarrafamentos, e sufocamento de ficar em um carro.

Transportes Aquáticos

Apesar de os transportes terrestres serem mais comuns, os aquáticos também são bastante antigos e conhecidos. Começaram com os primeiros barcos em rios, mares e lagos. Os índios, por exemplo, utilizavam (e ainda utilizam) as canoas para navegarem nos rios ou mares em busca de peixes, que são a base de alimentação de muitas tribos.

Hoje, temos navios que podem carregar containers com cargas, contendo produtos eletrônicos, automóveis, enfim. Mas os navios também podem ser utilizados para carregar pessoas. Exemplo disso é o uso deles para cruzeiros, onde pessoas podem passar dias ou meses navegando no mar, com diversas pessoas, tendo entretenimento a todo instante.

Os barcos também entram na lista, já que muitas pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas o utilizam para pescar, chegar a outros povoados, ir até cidades próximas, enfim.

Transportes Aéreos

Os transportes aéreos são a sensação do século XXI. Poder se deslocar entre cidades, estados e países em um período relativamente curto atrai muitas pessoas que podem pagar um pouco mais para desfrutar desse recurso dos ares.

Os aviões são os veículos utilizados para a viagem nas alturas. Podem voar alto, em uma velocidade de até 900 km/h. Em viagens continentais, por exemplo, os voos são mais cotados, visto que são mais ágeis e rápidos. Para se ter uma ideia, se você precisar ir para a Argentina, por exemplo, em uma viagem terrestre pode consumir dias. Se optar pelos aviões, o período de consumo de tempo já pose ser contado em horas.

Apesar disso, existem pessoas que se arrepiam só de pensar em viajar a muitos metros de altura. Embora, alguns acidentes aconteçam envolvendo aviões, esse tipo de transporte é o mais seguro do mundo, pelos baixos índices de tragédias relacionados a eles.

Podemos destacar aqui dois acidentes que chocaram o Brasil: O Voo da TAM 3054 que, em 2007, ao chegar ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não conseguiu frear na pista, chegando a ultrapassar a mureta e a avenida, chocando-se com um prédio da própria companhia. 199 pessoas morreram, e mais de 10 ficaram feridas.

O outro acidente é o voo da Air France 447, que partiu do Rio de Janeiro em 1º de junho de 2009, rumo a Paris. Não conseguiu chegar até o destino. Problemas fizeram a aeronave cair no Oceano Atlântico, tirando a vida das 228 pessoas que estavam a bordo.

Depois do desaparecimento do avião, a procura pelo mesmo relatou o encontro de destroços do avião, como a fuselagem, poltronas e, posteriormente, corpos.

Os helicópteros também são um exemplo de transporte, utilizados mais para viagens regionais. Há também aqueles que querem se deslocar mais rapidamente dentro de uma cidade, e, assim, fazem uso do helicóptero, deixando de lado o carro, por exemplo, e fugindo dos terríveis congestionamentos que, a cada dia, ficam maiores.

Por Francisco Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>