Motorista Cansado

É bem comum que as pessoas mesmo sem nenhum condição de dirigir pelo cansaço insistam em fazê-lo, pois acreditam que estão bem e que estar cansado não vai interferir em nada. Porém, o motorista cansado representa um grande perigo para ele mesmo e para as outras pessoas que estão dirigindo.

Motorista Cansado

Motorista Cansado

Uma noite mal dormida ou ficar até mais tarde no trabalho pode fazer com que justamente, no momento em que você está ao volante, o sono ataque. O problema é grave e causa acidentes, aliás, para evitá-lo existem algumas novas tecnologias que conseguem detectar o cansaço do motorista e dão um alerta sonoro e visual, aconselhando que ele pare e descanse. Neste tipo de carro, caso o motorista cansado continue a viagem, mesmo depois do alerta, o automóvel dispara novamente o alarme.

A tecnologia para evitar que o motorista cansado continue a viagem, em alguns modelos de carro é detectada através do movimento dos olhos. Porém, se trata ainda de um “acessório” pouco comum e a maiora dos carros não possuem. Por isso, quem tem que saber que está cansado e não seguir dirigindo é o motorista.

Como Evitar o Sono ao Volante

A primeira coisa que um motorista cansado deve saber e não pode tentar contestar é que ele não tem condições de dirigir. Bocejos e mais bocejos e “piscou” os olhos são sinais de que é melhor parar e descansar antes de prosseguir.

Dirigir com o sono, alertam especialistas, é perigoso pois reduz a sua capacidade de concentração e o condutor também perde o reflexo, de extrema importância para evitar acidentes.

Para se ter uma ideia de quanto é perigoso dirigir com sono, entre 17% e 19% de registros de mortes no trânsito no Brasil foram provocados por pessoas que dormiram no volante. O que representa em números, cerca de 7 mil anualmente.

Existem alguns fatores que provocam o cansação do motorista e é necessário ficar atento. A pessoa que ficou mais horas no trabalho naquele determinado dia, por exemplo. Vale ressaltar que a monotnia do momento de dirigir faz “despertar” esse cansação. Os trajetos muito longos também contribuem para deixar o motorista ainda mais cansado e sonolento, comprometendo a sua segurança e a dos demais passageiros.

Alguns Conselhos:

  • Depois de 19h não é recomendado dirigir mais de 9 horas seguidas. Você perde o reflexo exatamente como perde uma pessoa alcoolizada. Descanse a cada duas horas.
  • Não acredite que existe um “estágio de sonolência” que não representa risco. A vista embaçou é hora de parar e descansar.
  • Outro horário que dever ser evitado é aquele entre 3:30 e 5:30 e depois de almoçar. São momentos em que as pessoas estão mais propensas a sentir sono.
  • Se vai ficar muitas horas na estrada dirigindo, tenha alguém no carro que possa revezar com você.
  • Não faça uso de medicamentos para se manter acordado, pois eles prejudicam a sua saúde e o efeito acaba muito rápido. Eles deixarão de funcionar justamente no momento em que o sono será insuportável e a possibilidade de um acidente vai dobrar.
  • As pessoas que possuem problemas do sono devem se cuidar com mais atenção. Aqueles motoristas que dormem e acordam cansados, sofrem com apneia, bruxismo, insônia, entre outros. O primeiro passo é buscar um tratamento para o problema para depois pegar o carro.,
  • Não pense que os truques como deixar a música alta e abrir o vidro do carro são suficiente para evitar que o sono chegue enquando você dirige.

Como Funciona a Tecnologia Para Evitar “Motorista Cansado”

1- Pausa para o café:

Os carros modernos com tecnologia avançada e pensada para evitar que motoristas durmam enquanto dirigem tem como objetivo identificar o momento que é a hora de parar. Graças a comparação e análise de 70 parâmetros no momento de dirigir do motorista, o carro consegue “perceber” depois de 20 minutos se o condutor está cansado e faz um alerta. Normalmente, são sinais sonoros e no painel aparece a sugestão de uma xícara de café.

2- Quando o motorista está indo em direção a uma colisão e não consegue evitá-la, a tecnologia desse tipo de carro, aciona o freio em 40% nos 60 milésimos de segundos anteriores. Neste mesmo momento, se o teto solar estiver aberto, ele fecha automaticamente, os bancos voltam para a posição inicial, os cintos são pré-tensionados e os air bags começam a abrir. Tudo isso é feito automaticamente e é comprovado que ajuda a reduzir em 36% o impacto durante a batida.

3- Os novos carros com alta tecnologia também são econômicos, em geral, com 41 cavalos e isso faz com que ele gaste 15% a menos, além de diminuir a fumaça. Normalmente, possuem o sistema de injeção direta de combustível, função start e stop, dois turbocompressores, isso faz com que cada vez que o carro para no trânsito, o motor seja desligado automaticamente.

4- Outra forma de segurança, além do alerta para o motorista que dormir no volante são os radares e sensores na hora de estacionar. O sistema percebe a vaga e ajuda a “calcular” o espaço necessário para colocar o carro, vai monitorando e pode até mesmo frear para evitar uma batia. Caso o motorista não dê confiança para os alertas sonoros, o carro muda a trajetória das rodas sozinho.

5- Ainda para evitar acidentes, a nova tecnologia possui um sistema que facilita a identificação de obstáculos em lugares que a luz é bem pouca. Isso é feito graças a uma luz infravermelha que fica no para-brisa.

6- Para que o motorista siga sempre na faixa, no para-brisa existe uma câmera e ligada ao computador faz a análise das imagens e chama a atenção do motorista, vibrando o volante, de que ele está invadindo uma faixa. Caso, o condutor não aceite o alerta do carro, ele começa a freia suavemente e vai, sozinho, corrigindo o trajeto. Porém, consegue perceber que a mudança na rota foi feita pelo motorista de forma proposital para evitar alguma emergência. Essa tecnologia é possível graças a análise de parâmetros de frenagem e aceleração.

7- A tecnologia avançada também conta o piloto automático que é capaz de alertar ao condutor um obstáculo inesperado nomeio do caminho. Quando faltam 2,6 segundos para uma possível colisão, o carro emite um sinal de alerta e ao mesmo tempo desacelera o veículo e aciona os freios.

Motorista Cansado

Motorista Cansado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Transporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.