Fotos de Acidentes de Trânsito

Fotos de Acidentes de Trânsito – Dicas de Como Evitar o Perigo

O número de acidentes de trânsito cresce assustadoramente todos os anos e para quem pensa que eles acontecem apenas com motoristas claramente imprudentes – que bebem antes de conduzir ou dirigem acima da velocidade permitida – está enganado. Todo mundo precisa ter atenção e alguns cuidados para que o ato de dirigir não se torne algo corriqueiro que não recebe a devida atenção merecida.

Basta que você pense em quantas vezes entrou no seu carro e mecanicamente colocou o cinto, virou a chave e foi guiando sem nem ao menos prestar atenção por onde estava indo. É natural que com o tempo o cérebro passe a realizar atividades que se repetem como algo sistêmico e é nesse ponto que entra o perigo até para os motoristas mais experientes. Para quem já viu fotos de acidentes de trânsito e deseja evitar o perigo listamos algumas dicas.

Dicas de Como Evitar Acidentes de Trânsitos

Questão de Respeito

Já citamos acima, mas nunca é demais lembrar que jamais se deve beber e dirigir ou ignorar as leis de trânsito como limite de velocidade, por exemplo. Quando uma pessoa comete uma imprudência assume o risco de ferir e até mesmo causar a morte de outros motoristas ou pedestres.

Atenção as Ultrapassagens

O grande risco de fazer ultrapassagens sem atenção é uma colisão frontal com outro veículo. As estatísticas apontam que embora sejam registrados poucos casos de colisões frontais boa parte deles acaba em óbito, essa é uma batida muito violenta. Para evitar ser pego de surpresa deixe que o veículo que você deseja ultrapassar se afaste um pouco aumentando o seu campo de visão da outra faixa.

Então reduza a marcha e aumente a potência do veículo, enquanto averigua se o caminho está livre na outra faixa prepara o carro para a ultrapassagem. Conduza com o farol baixo aceso, pois isso aumenta a visibilidade do seu veículo para os demais carros, pedestres e ciclistas.

Evitando Colisão Lateral em Cruzamentos

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos determinou que boa parte das colisões são laterais de maneira que os cruzamentos merecem uma atenção especial do motorista. Naquelas situações em que seu carro é o primeiro da fila de um semáforo que acabou de abrir fique atento, pois o fato de você respeitar o sinal vermelho não significa que todos os motoristas o façam.

Um truque que pode te ajudar a evitar a surpresa de ser atingido lateralmente por um apressadinho que quis escapar do sinal vermelho é enquanto aguarda o sinal da sua rua abrir deixar o câmbio em posição neutra e os braços relaxados. Assim haverá tempo suficiente para reagir caso apareça um carro do nada. No momento em que o sinal ficar verde nada de acelerar, lembre-se que alguns segundos a mais podem salvar a sua vida.

Colisões Traseiras no Congestionamento

Essa é uma prova de que acidentes de trânsito não são necessariamente fruto de alta velocidade. Muitas das colisões registradas acontecem no trânsito a 30 km/h, sabe quando começa aquele tédio de para, anda e para de novo? Para algumas pessoas esse teste de paciência tira a atenção completamente e acarreta em colisões.

Para evitar uma batida em efeito dominó você deve estabelecer que a distância ideal do carro da frente é conseguir visualizar os pneus do mesmo tocando o chão. Se por acaso o carro que está atrás de você colidir com seu carro será possível evitar encostar no da frente diminuindo o estresse. Mantenha distância segura do veículo da frente.

Cuidado em Estacionamentos de Supermercados e Shoppings

A próxima vez em que você for ao supermercado ou shopping tente estacionar o seu carro de ré, sabemos que pode ser mais complicado na chegada, mas na saída além de ser mais rápido evita uma série de possíveis acidentes. No momento de tirar o carro da vaga pode ser difícil visualizar crianças que ficam encobertas por outros veículos assim como expor por um tempo longo 1/3 do seu veículo para outros carros que podem não ter visão. Se o veículo já está na posição de saída basta acelerar e ir embora.

Evitando Derrapagens e Colisões em Dias de Chuva

A chuva favorece uma série de possíveis acidentes, pois torna o asfalto muito mais liso e as freadas inesperadas mais constantes. Para evitar situações desagradáveis enquanto conduz o seu veículo num dia assim a dica é subir uma marcha, pois ao fazer isso o motor do carro trabalha mais lentamente de maneira a aumentar o tempo de resposta.

Outra atitude que pode contribuir para a sua segurança é se manter, sempre que possível, na faixa central de avenidas uma vez que as laterais são mais afetadas pelo volume de água. Aumente o tempo de distância entre o seu carro e o veículo da frente de 3 para 6 segundos.

Evitando o Ofuscamento por Farol Alto

Talvez você já tenha passado por essa situação, está dirigindo numa rodovia ou numa rua da sua cidade que está pouca iluminada e no sentido contrário vem um veículo com farol alto que te deixa sem visibilidade por alguns segundos. Estudos comprovam que a ‘cegueira’ causada pelo farol alto pode durar até 4 segundos, tempo suficiente para perder o controle da direção, derrapar numa curva, atropelar alguém ou uma série de outras opções nada agradáveis.

Uma dica prática para evitar esse problema é no momento em que observar que um carro está vindo no outro sentido com o farol alto olhar para baixo e para a direita. Procure a faixa branca que divide a rodovia ou o meio-fio caso esteja numa rua. Ao fazer isso é possível manter a trajetória predeterminada mesmo quando uma curva surge no caminho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Transporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário