Automóvel

            A raiz da palavra automóvel pode ser entendida separando-se os seus radicais: “Auto” do grego autus e “móvel” do latim mobilis, o que significa “capaz de se mover por si só”. O automóvel é extremamente popular por todo mundo, e pode ser destinado aos mais diversos tipos de transporte, desde mercadorias até passageiros.

            A definição faz referencia a mover-se de forma autônoma. Tal definição de autonomia refere-se à capacidade de o automóvel se locomover por determinadas distancias através do consumo de uma fonte de energia, que comumente é a combustão de um material combustível (gás, gasolina, álcool…) ou ainda motores elétricos e a vapor…

           

A base dos automóveis mais comuns é o motor de combustão interna que propulsiona o carro através da transferência de movimento para as rodas. Obviamente essa visão é simplista, já que sabemos claramente das complexidades na construção de um automóvel, englobando por exemplos áreas de pesquisa diversas, conceitos físicos, matemática, engenharia e ergonomia. Apesar de simples nos permite enxergar o sistema “automóvel” na sua forma mais básica e dessa forma, permite melhorar o entendimento de todos os componentes constituintes, uma vez que pode-se pensar que eles se agregam a essa arquitetura simples “motor-rodas” com objetivo de facilitar, melhorar e aprimorar características dos autos como conforto e performance.

            Estudos estimam que haja no mundo atual, aproximadamente um carro para cada onze pessoas. Esse quadro, se analisado pela ótica do consumo de combustiveis pode apresentar numeros impressionantes: em 2007 havia algo em torno de 800 milhões de carros e caminhões de pequeno porte em circulação. Juntos eles representam a queima de valores acima de 1 bilhão de metros cúbicos de combustíveis. E os números continuam crescendo!

 

            Ao acompanhar as caracteristicas dos chamados modelo conceito nas feiras de automóveis pode-se perceber que as novidades e avanços nos automóveis são notórias. Ao confrontar um dos modelos precursores, o Ford-T de Henry Ford (responsável pela inserção do conceito de linha de produção) com um modelo básico de carro popular, fica evidente o avanço. Colocando em pauta os chamados carro conceito a comparação com os primeiros modelos passa a apresentar ainda mais melhorias, evidenciando o avanço exponencial obtido em menos de 100 anos.

 

            Com toda essa tecnologia e desenvolvimento, na éra dos chamados carros 10 segundos (vão de 0 a 100 km/h em 10 segundos), estamos agora nos voltando ao desenvolvimento de técnlogias mais limpas, buscando obter potência sem aumentar consumo e dando enfase as chamadas técnologias limpas.

 

Modelos

Citroen C6

Murano Nissan

Aston Martin Rapide 2010

Novo Porsche

Toyota Hilux

Mini Coupe Concept

Passat CC

Topolino

Fiat Bravo

Strada Cabine Dupla

Nova Saveiro

Voyage

Hilux SW4 a Gasolina

Chevrolet Spark

Focus Coupé

Caminhão 1113

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.