Automóvel Brasília

Na década dos anos 70, a Wolkswagen, resolveu lançar no mercado de automóveis no Brasil um carro para substituir o fusca. Queria um automóvel em Recife e demais regiões pequeno por fora e que fosse grande por dentro. O objetivo da Wolkswagen era um modelo para fazer frente ao Chevette, que foi lançado na mesma época, pela rival Chevrolet. Foi criado, então o automóvel Brasília, um carro endereçado à família brasileira, Era um carro de duas portas, com o motor na traseira, a exemplo do fusca, com a tração em cima do eixo, o que lhe dava maior potência. Concebido para quatro passageiros e com três portas.

Automóvel Brasilia

Automóvel Brasilia

O bagageiro é na dianteira, possuindo um segundo pequeno bagageiro, atrás, em cima do motor. Este projeto, não foi um projeto novo, pois os técnicos trabalharam em cima do projeto original do fusca desconsiderando as fotos de fuscas tuning e conservando a base, aumentando o espaço interior, mudando as linhas arredondadas, adotando linhas mais retas. Surgiu então o automóvel Brasília, que por incrível que possa parecer, é l7 cm mais curta que o fusca.

Antigos

Antigos

O nome Brasília, foi uma homenagem feita à nova capital do Brasil, a recém construída capital brasileira, a cidade de Brasília, erguida pelo então Presidente da República Dr. Juscelino K. de Oliveira, que em sua administração, dedicou especial atenção à indústria automobilística. O automóvel Brasília alcançou um grande sucesso de vendas, por ser um carro leve, econômico e de muito bom desempenho nas estradas brasileiras por onde roda até os dias de hoje, apesar de, em l982, com a entrada no mercado do carro de luxo novo da Wolkswagen, o Gol, ter saído de linha, ou deixado de ser produzido. Um dos técnicos de produção da linha Wolks, em entrevista a Imprensa brasileira, afirmou lamentando; inclusive, o não lançamento do novo automóvel Brasília, cujo modelo, levava o seu motor pra a dianteira, a exemplo da maioria dos automóveis de outras linhas de montagem de caminhões novos entre outros modelos. A venda de carros Brasília foi e ainda é muito significativa no mercado de veículos usados nacionais.

Usados

Usados

Em l974, o automóvel Brasília, começou a ser fabricado no modelo cinco portas que, apesar de ser um automóvel de muito boa aceitação pelo público consumidor, passou a ser rejeitado pelos consumidores brasileiros avessos a veículos de quatro portas. Quem mais se utilizou do modelo quatro portas, foram os taxistas que o adotaram por ser um carro leve, econômico e de fácil condução no transito.  O automóvel Brasília era tão bom e competitivo, que em l974, o piloto brasileiro Ingo Hoffmann participou e venceu na categoria 3, o campeonato paulista de automóveis de passeio. Mais ainda, no mesmo ano, em Londres, participou com seu automóvel Brasília, numero l7, do Raly Copa do Mundo 74, partindo de Londres, rumo à Alemanha, atravessando o canal da Mancha e vários países europeus. Não venceu, mas chegou muito bem colocado. Nas agências de carros, de qualquer grande ou media cidade brasileira, você encontrará uma linda Brasília para matar a saudades de um pequeno grande carro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.