Assentamento da Pastilha de Freio

Os motoristas mais inteirados a respeito do funcionamento de seus carros sabem que as pastilhas de freio tem um papel de grande relevância na segurança das suas frenagens, pois são elas que em contato com os discos promovem a parada das rodas quando necessário. No entanto, poucos condutores sabem que as pastilhas precisam de um tempo para ser amaciadas ou assentadas – seja nos carros 0 km ou quando são substituídas – para que possam atuar no seu máximo potencial. Vamos entender melhor por quê?

O Que São Pastilhas de Freios?

 Antes de explicar a questão do assentamento é interessante esclarecer o que são as pastilhas e sua função no conjunto de frenagem. Trata-se de um dos componentes centrais do freio a disco, sistema utilizado em carros, bicicletas e até mesmo em maquinários industriais. A ação dessa pastilha se dá por meio da fricção que é exercida contra o aço do disco de freio que realiza movimentos de rotação de maneira a ter o seu giro reduzido. Então é por causa do atrito das pastilhas de freio que as rodas do veículo param.

O Assentamento de Atrito de Pastilhas e Disco de Freio

 Ao ler os manuais das montadoras de carro é possível encontrar a informação de que os motoristas devem ter cautela nas frenagens nos primeiros 200 km para assentar o material de atrito das pastilhas com a superfície dos discos. Basicamente isso quer dizer que as montadoras recomendam que os motoristas evitem freadas bruscas nos primeiros 200 km, pois pode ser que o freio não responda como se espera. Saiba mais sobre o funcionamento dos freios nesse link.

Assentamento de Atrito de Pastilhas e Disco de Freio

Assentamento de Atrito de Pastilhas e Disco de Freio

Além de ter esse cuidado com os carros 0 km recomenda-se a mesma atenção quando for realizar a substituição das pastilhas de freio. Observar e respeitar esse período de assentamento é crucial para a sua segurança no trânsito. O motorista pode dar início ao processo de amaciamento das pastilhas realizando uma série de frenagens a velocidades controladas.

Após ter as pastilhas de freio devidamente montadas é recomendado realizar entre seis e oito frenagens que vão dos 60 km/h para 40 km/h. Depois disso se deve realizar mais seis a oito frenagens que vão do 40 km/h até a parada completa do veículo. O uso assertivo das pastilhas no começo de sua vida útil vai se refletir na qualidade e na capacidade de atender aos pedidos de frenagem com eficiência.

Quando Trocar as Pastilhas de Freio?

 Primeiramente recomenda-se manter o ritmo de revisão e troca das pastilhas de freio de acordo com a indicação de tempo dos fabricantes. Contudo, existem outros fatores que podem acarretar na necessidade de troca como, por exemplo, estar com pastilhas que tem espessura inferior a 3 mm ou ao identificar a falta de eficácia do sistema de freio. Ruídos altos no freio e pedal baixo também são indicativos de que chegou a hora da mudança.

Todo o sistema de freios deve passar por revisão a cada 10 mil quilômetros rodados. Fique atento a luz que indica o desgaste das pastilhas de freio, se seu carro contar com esse dispositivo. O Auto Peças 24 Horas conta com diversas outras opções de peças e produtos, conheça o autopecasonline24.pt completo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.