Fim da Crise na F1

Desde o dia 29 de abril, data da divulgação do regulamento do campeonato de 2010 a F1 vive uma de suas maiores crises mundiais, e até hoje a tarde existia uma grande probabilidade de um racha dividir definitivamente as equipes e criar em 2010 um campeonato paralelo, e numa ocasião única vemos as grandes equipes de F1 todas do mesmo lado.
A crise teve inicio quando a FIA – Federação Internacional de Automobilismo anunciou as novas regras para o campeonato de F1 de 2010.

Fim da Crise na F1

Fim da Crise na F1

Entre as medidas, era anunciado um corte radical no limite de gastos das escuderias durante o campeonato, ao que o Presidente da FOTA – Associação dos Times da Fórmula 1 respondeu que não entende porque a FIA quer arruinar dessa forma a F1. Com a polemica criada foram realizadas muitas reuniões e ambas as partes se mostravam inflexíveis, a FIA fez diversas concessões mas estava irredutível no teto de 40 milhões de libras o equivalente a cerca de 130 milhões de reais, além de oferecer vantagens técnicas as escuderias que acatassem esse valor limitador de seus gastos. A resposta das equipes foi imediata e gerou muita polemica, a principais equipes anunciaram sua saída da F1 se o limite fosse mantido, ameaçando não participar do campeonato de 2010.

Fórmula 1 no Brasil

Fórmula 1 no Brasil

A discussão repercutiu em todo o mundo e teve vários lances, a FIA mandou uma carta a FOTA que respondeu mantendo-se irredutível. O presidente da FIA afirma que os integrantes da FOTA não querem acordo, independente dos diversos prejuízos que possam causar ao esporte, enquanto os integrantes da FOTA afirmam com convicção que o limite imposto é que irá causar retrocesso e prejuízos ao esporte das corridas de F1. Enquanto durava o impasse o Chefe e detentor dos direitos comerciais da F1 – Bernie Ecclestone, afirmava que o que estava acontecendo era uma briga por poder e que a discussão das regras era só o argumento. Entretanto segundo nota divulgada hoje a noite parece que o impasse está perto de terminar, segundo as notícias veiculadas na internet, a FIA para conseguir uma acordo com a FOTA e garantir a realização do campeonato de F1 em 2010 fez uma nova proposta dobrando o teto orçamentário para o gasto das equipes que fica em cerca de 276 milhões de reais e as equipes devem informar seus gastos através de um auditor.

História da F1

História da F1

Feita a contraproposta a FOTA tem que dar a resposta final e terminar com o impasse aceitando as novas condições ou então vai acontecer um racha. As equipes Brawn, BMW Sauber, McLaren, Renault, Toyota, Ferrari, a RBR e STR tem até sexta-feira para decidirem e colocarem um ponto final nesse desgastante impasse causado pelo jogo de poder entre as equipes de automobilismo e a Organização do campeonato de F1. Torcemos que as equipes aceitem as concessões feitas pelo presidente da FIA e se comprometam em realizar um belo espetáculo para seu fiel público no evento do ano de 2010, comprometidos com o interesse dos esportes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Automobilismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.