Vôo 447

Milhares de aeronaves levantam vôo todos os dias no mundo inteiro, mas ainda bem que poucas tem a infelicidade de sofrer um acidente, ainda mais um tão grave que não deixou nenhum sobrevivente.

O vôo 447 era operado pela companhia aérea francesa Air France, sendo que a aeronave saiu do Rio de Janeiro em direção a Paris, mas não conseguiu chegar ao seu destino, pois ocorreu uma falha e o avião caiu no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas, sendo que 216 eram passageiros e 12 eram tripulantes, ou seja, trabalhavam no avião.

Vôo 447

Vôo 447

O avião era um Airbus e levantou vôo no dia 31 de maio, saindo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, chamado Galeão, às dezenove horas e três minutos, e se tudo tivesse dado certo, teria pousado onze horas depois no Charles de Gaulle, Aeroporto de Paris.

A última comunicação da torre de controle com a tripulação do avião foi quando o vôo estava em curso há quase quatro horas, depois disso, a aeronave estava cruzando o Oceano Atlântico, e cerca de quarenta minutos mais tarde, não foi mais vista pelos radares, então foi dada como desaparecida, o que quer dizer que o avião tinha caído.

Iniciaram-se as buscas e no dia 2 de junho começaram a ser encontrados os pedaços do avião. Depois de confirmado que não havia nenhum sobrevivente, o presidente brasileiro que no dia estava em exercício,  José de Alencar, decretou que o Brasil inteiro estava de luto por três dias, em homenagem a todas as vítimas dessa grande tragédia.

Air Bus Decolando

Air Bus Decolando

Em abril de 2011 encontraram-se novos destroços do avião, e junto aos restos da aeronave também foram localizados corpos das vítimas. As caixas pretas finalmente foram encontradas em maio de 2011, sendo que nelas estão contidos os dados que foram registrados do vôo, além de comunicações entre os pilotos do avião.

As caixas pretas e os destroços do avião foram descobertos por um robô submarino chamado Remora 6000, que também ajudou a equipe de buscas a retirar o primeiro corpo de dentro do oceano. Esse fato surpreendeu as famílias das pessoas que estavam no vôo 447, pois em uma reunião no mês de abril, eles tinham decidido que todos os corpos que estavam sendo encontrados não seriam tirados da água, pois com certeza todos estariam podres, ou seja, o melhor a fazer era deixá-los onde estavam, no oceano.

PASSAGEIROS

O avião da Air France estava cheio, uma vez que estavam a bordo 228 pessoas, das quais três eram pilotos, nove eram tripulantes, sete crianças, um bebê, 126 homens e 82 mulheres. A grande maioria dos passageiros era de nacionalidade francesa e brasileira.

Salvamento das Vítimas

Salvamento das Vítimas

CONCLUSÃO

Segundo investigações, o piloto é o principal culpado do acidente, embora existam muitos indícios de que o avião estava com muitos defeitos, inclusive investigadores captaram uma mensagem automática do avião antes da queda, que dizia que o leme tinha se quebrado, devido às manobras dos pilotos para se desviarem das nuvens. Outros dizem que os pilotos não desviaram de uma tempestade. As investigações continuam, mas é muito difícil de acreditar que a aeronave não tinha nenhum defeito, pois o piloto era experiente. Só nos resta esperar o desfecho dessa tragédia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aéreo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.