Tecnologia Nacional Reduz Custo de Cadeira de Rodas

Fabricar cadeiras de rodas com peças nacionais reduz custo de produção

Tecnologia Nacional Reduz Custo de Cadeira de Rodas

Tecnologia Nacional Reduz Custo de Cadeira de Rodas

Uma cadeira de rodas é um objeto necessário para muitas pessoas, principalmente se for elétrica. Ela permite que pessoas que possuem dificuldade de locomoção se movimentem sozinhas e tenham muito mais autonomia em suas vidas. No entanto, essas cadeiras geralmente são caras e não podem ser compradas por grande parte das pessoas que precisam. Mas uma pesquisa realizada por engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da USP pode mudar isso.

Peças nacionais são mais baratas

Os pesquisadores do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli estão pesquisando a fabricação de módulos de controle e outros instrumentos necessários para a fabricação da cadeira de rodas elétricas usando tecnologia nacional. De acordo com a pesquisa cadeiras de rodas fabricadas com essa tecnologia seriam até 10 vezes mais baratas do que modelos importados.

Custo de um modelo importado

Modelos

Modelos

Dependendo do modelo que a pessoa comprar, o custo pode chegar a até 15 mil dólares, sem contabilizar todos os impostos e outras taxas pagos para importar produtos. Essas cadeiras podem controlar computadores e usar aparelhos com controle remoto, podem deixar a pessoa em posição vertical ou descer rampas sem acarretar impactos para o usuário. Nessa cadeira, os módulos de controle são os itens mais caros, e podem chegar a custar um terço do valor da cadeira, cerca de 5 mil dólares.

As empresas brasileiras possuiam tecnologia para fabricar apenas cadeiras de rodas mais simples, que são adequadas para pessoas que possuam ao menos uma mão livre para controlar o joystick responsável pelos movimentos da cadeira. Se precisasse de algum controle mais elaborado, as empresas brasileiras precisavam importar, o que aumentava bastante o preço final do produto.

Fabricação de cadeira de rodas elétrica no Brasil

Os módulos de controle desenvolvidos na USP terão as mesmas funções que os modelos importados. A diferença é que custará apenas 300 reais e será mais fácil de configurar. Controles de sopro (para usuários que tenham as mãos comprometidas) também estão sendo desenvolvidos, e deverão custar cerca de 220 reais. Outros tipos de controle mais simples terão preço bastante reduzido, como controle de dedos (que deverá custar 20 reais), touchpad (65 reais) e punhos (75 reais).

Desenvolvimento da pesquisa

Sobre

Sobre

Na atual etapa de desenvolvimentos os pesquisadores estão desenvolvendo a parte de segurança dos módulos e a integração com outros sistemas elétricos. De acordo com os pesquisadores a maior dificuldade foi encontrar peças abundantes no mercado brasileiro, para que o controle fosse barato. Para atender a este requisito o módulo ficou um pouco maior do que o padrão importado.

A pesquisa tem previsão de término até dezembro deste ano, e pretende disponibilizar para os fabricantes o procedimento para fabricar as cadeiras de roda e também os softwares necessários para programá-los.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.