Prótese Mecânica de Braço

As próteses são elementos que visam suprir artificialmente funções que são perdidas devido a amputações de alguma parte do corpo, seja ela decorrente de um acidente, ou até mesmo de uma deficiência que vem do nascimento. O mais relevante é que o indivíduo que utiliza a prótese, se sinta plenamente capaz de realizar todas as atividades de sua rotina sem nenhum empecilho.

Amputação

A amputação refere-se a remoção cirúrgica de uma parte do corpo em razão de alguns motivos específicos. Esses motivos podem ser sobre algum trauma sério que o membro tenha sofrido, ou por apresentar algo que coloque a saúde da pessoa em risco, como tumores ou infecções.

Nos traumas estão incluídas as lesões por esmagamento, que podem ocorrer em acidentes de carro, por exemplo. Também as lesões guilhotina, onde um membro, ou uma parte dele é cortado totalmente. E ainda lesões por explosão ou queimaduras químicas.

Também existe a possibilidade de um membro do corpo ter sido afetado por gangrena, ou necrose, que é a morte do tecido do corpo, devido a falta de irrigação sanguínea.

A necrose é muito mais comum em pessoas com diabetes, já que os níveis de glicose no sangue influenciam diretamente nos vasos sanguíneos e consequentemente no fornecimento do sangue às áreas do corpo. Inclusive, há a úlcera do pé diabético, que é uma ferida aberta nos pés de pessoas que possuem essa doença e que estão mais sujeitas à úlceras e infecções, fazendo com que o fornecimento de sangue seja ainda mais restrito. Nesse caso a amputação é necessária para evitar maiores danos a outros tecidos devido a propagação da infecção.

Uma doença que também pode possibilitar a amputação é a aterosclerose. Ela é uma doença onde as artérias do corpo são obstruídas gradativamente. Os principais fatores agravantes são colesterol e pressão arterial altas, além da má alimentação e do uso de cigarros. Ela também facilita a gangrena, já que com essa obstrução o fluxo sanguíneo para algumas partes do corpo é prejudicado.

Amputação de Membros Superiores

Quando não é uma amputação emergencial, é realizado uma série de exames antes da mesma, para avaliar se a amputação é realmente necessária e em caso afirmativo, qual procedimento é o mais adequado.

Os principais tipos de amputação dos membros superiores são:

  • Amputação dígitos superior, onde um ou mais dedos são amputados;
  • Transumeral, em que uma parte do braço e da mão são amputados, e isso ocorre acima do cotovelo;
  • Radial, é o mesmo caso da transumeral, porém a amputação ocorre abaixo do cotovelo;
  • Desarticulação do ombro, em que há a remoção de todo o braço, desde o ombro;
  • Desarticulação do pulso, onde retira-se a mão através da articulação do punho.
  • Desarticulação do cotovelo, onde a amputação retira a mão, punho e antebraço, desde a articulação do cotovelo.

Procedimento Cirúrgico

Muito mais que apenas a cirurgia em si, é necessário pensar no pré e pós operatório. É importante ter contato com um fisioterapeuta, que ensinam exercícios para a prevenção de coágulos, um psicólogo, já que esse procedimento pode afetar muito o emocional, além de um protético, profissional especialista em próteses, que poderá orientar sobre qual a melhor prótese para o caso específico.

Os fatores que mais influenciam na escolha da prótese são o tipo de amputação, a quantidade de força que ainda resta no membro, além de analisar a saúde em geral e as tarefas que o paciente mais desempenha.

Geralmente a cirurgia é realizada com anestesia geral e não há possibilidade de nenhum tipo de dor durante o processo.

Próteses de Membro Superior

Elas são substitutas artificiais para o braço, e nos seus componentes incluem um gancho ou uma mão, dedos, pulso, e quando a amputação ocorre acima do cotovelo, ele também está presente.

Em geral, as próteses com gancho são mais úteis e funcionais, mas as pessoas não se adaptam esteticamente.

O controle das próteses que vem acima do cotovelo é um pouco mais difícil do que as da que se iniciam abaixo do mesmo, porém atualmente vem se desenvolvendo cada vez mais próteses que são controladas por microprocessadores e energizadas com o uso da energia produzida pelos músculos da própria pessoa, fazendo com que os movimentos possam ser mais precisos.

É importante salientar que para uma boa adaptação da pessoa com a prótese, é necessário acompanhamento com fisioterapeutas, para melhoria do alongamento e da resistência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.