Paintball, uma Brincadeira que Cresce no Brasil

A origem do Paintball é meio incerta: tanto cidadãos do Canadá quanto dos Estados Unidos reivindicam a criação da brincadeira, que é considerada por muitos como um esporte e um dos que mais crescem ao redor do mundo.

O certo é que o paintball surgiu há cerca de 30 anos, e se originou de uma brincadeira praticada por trabalhadores de madeireiras. Para marcar as árvores que seriam posteriormente derrubadas, os trabalhadores usavam um marcador que se assemelhava a uma arma, e que atirava bolinhas de tinta coloridas nas árvores.

Origem

No final do expediente, para relaxar e se divertir um pouco, os trabalhadores usavam os marcadores com tinta como armas e jogavam um jogo semelhante a “roube a bandeira”, em que eles usavam a arma para marcar os outros trabalhadores, eliminando-os da brincadeira.

Evoluções

Conforme o esporte foi se popularizando os equipamentos foram se modernizando. O marcador de madeira foi substituído por arminhas de brinquedo próprias para esse fim, equipamentos de proteção surgiram e começaram a se tornar obrigatórios para proteger contra o impacto das cápsulas de tinta além de campos com cenários específicos.

As armas ficaram bem mais sofisticadas: agora elas já possuem mira a laser, e alguns campos de “batalha” fornecem armas diferenciadas como granadas, tanques e bazucas eletrônicos para tornar o jogo cada vez mais emocionante.

Armas

Os campos, que antigamente possuíam apenas dois lados cada um com sua equipe, agora possuem obstáculos como florestas, rampas e construções. Algumas locais oferecem cenários virtuais, em que os jogadores possuem poder de escolha entre vários cenários disponíveis e as marcações são feitas a laser sobre uma roupa especial, para evitar os vergões e áreas doloridas que ficam depois da brincadeira com a arma convencional.

Além de ser uma brincadeira divertida para praticar com os amigos, o paintball está sendo usado por algumas empresas como forma de incentivar o espírito de equipe entre os funcionários, além de formar lideranças.

O Jogo

O jogo é disputado por duas equipes que ficam em lados opostos do “campo de batalha”, e o objetivo é resgatar uma bandeira simbólica, fincada no meio do campo.

Para atingir este objetivo é necessário criar uma estratégia de equipe, e as armas podem ser usadas para disparar contra os adversários. Os jogadores que forem “atingidos” são eliminados do jogo.

Objetivo

Outros objetivos podem ser definidos para o jogo, como resgatar reféns no campo dos inimigos, ou eliminar todos os jogadores adversários – a modalidade mais disputada pois é a mais demorada.

Os locais que alugam o campo para o jogo geralmente alugam por hora e fornecem junto uma quantidade específica de bolinhas de tinta como munição.Se as bolinhas acabarem é necessário comprar mais munição. A média de preço varia entre 20 e 50 reais por cada período de jogo.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.