Jogo de Palitinhos ou Purrinha

Amplamente difundido em todo o Brasil, o jogo de palitinhos, conhecido em outras regiões como Purrinha é muito jogada em diversas regiões brasileiras, tendo assim, diversos tipos de regras que podem diferir do que aqui for apresentado.
A Purrinha é um jogo de adivinhação e blefe, os jogadores começam o jogo geralmente com três palitinhos, onde devem colocar suas mãos para trás e escolher qual quantidade de palitos irá colocar nas mãos para apostar na rodada, quantidade essa escolhida que deverá estar na mão direita do participante.
Logo depois de todos os jogadores terem colocado suas mãos direitas com palitos para a frente, cada um dos participantes devem chamar a aposta, dizendo quantos palitos estão no total naquela rodada, lembrando que nenhum dos jogadores poderá repetir o palpite do outro, ganhando a rodada quem acertar o número de palitos total nas mãos dele e dos adversários.

Jogo

Acertador diminui o “peso”

Conforme dito acima, cada participante sai com três palitos na mão, e o jogador que ganha a rodada deve retirar um palito das mãos, ficando nesse caso, com dois. O vencedor do jogo é o participante que primeiro ficar sem palitos para jogar.
Quanto ao jogo, é extremamente simples e com poucas regras que devem ser respeitadas, como por exemplo que o jogador não pode vir na primeira rodada jogando “de lona”, ou seja, sem palito algum na mão direita.

Tira Um

Táticas

Outra tática interessante do jogo é a de jogar na mão dos adversários: com alguma sorte e também um pouco de ousadia, o jogador que irá chamar o palpite primeiro, pode vir zerado e contar com o que os jogadores andam a jogar para acertar o palpite, ficando mais fácil para os adversários caso ele erre o palpite, uma vez que todos já viram que ele não tem nada nas mãos.

Aposta

Limite de jogadores

Não há um limite máximo de jogadores, mas deve-se observar que o jogo ficará lento com muita gente jogando, sendo mais dinâmico que se formem grupos de quatro pessoas, além de que duas pessoas fará com que fique muito fácil de se alcançar o objetivo do jogo.
Mais um detalhe importante: caso vá jogar, nunca peça lona na hora em que está chmando o palpite, pois fará com que seus adversários saibam mais facilmente que está sem nada e calculam pela sua própria o palpite.

História

Quanto da origem do jogo, o nome “porrinha” deve ter surgido da expressão oriunda do latim “Porro cum quo micas in tenebris ei liberum, est,” que traduzido significa Com certeza, àquele com que joga morrerá no escuro, se por ventura se enganar), frase dita por Santo Agostinho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário