Games Mais Vendidos No Brasil e Mundo: Números e Críticas De GTAV

Brasil está entre os maiores consumidores de games para os mais distintos tipos de consoles. Com aumento do poder econômico do brasileiro as empresas se concentram em exportar títulos para o território nacional. A segunda parte do ano de 2013 trouxe a presença do GTA V como o campeão na maior parte das listas que medem os games mais vendidos para o Brasil. Games para XBOX360 e PS3.

Sucesso De Vendas

Não apenas no Brasil como também na Europa e América do Norte o GTA V consiste no grande sucesso de vendas no segundo semestre do ano de 2013. Foram quase dez mil lojas norte-americanas que receberam o título no sentido de fazer a venda. O New York Times disse que se trata do um dos mais memoráveis games do mundo atual, o que ajudou de forma direta no aumento das vendas ao redor do globo terrestre, inclusive no território nacional.

Para ter uma ideai do sucesso de GTA V existe a necessidade de compreender que no primeiro dia de vendas a empresa fabricante conseguiu faturar valor além do que oitocentos milhões de dólares, valor além do que os quinhentos milhões registrados pelo segundo recorde no índice de vendas de games medido de forma global.

Quem apostou que o sucesso das vendas aconteceu apenas por causa de questões do momento sem dúvidas ficou com surpresa ao perceber que depois de três dias o game ultrapassou a casa de um bilhão de dólares norte-americanos, representando assim um recorde absoluto dentro do setor.

Representa sem dúvidas o game mais vendido de todos os tempos no território do Reino Unido está na décima edição do GTA que superou a nona edição em termos de venda em setembro e outubro de 2013, quando foi considerado de forma oficial como o grande lançamento de todos os tempos da era do PS3. Apenas no primeiro mês a venda recebeu o anúncio de ser o quarto mais comercializado em todos os tempos da história na rede mundial de computadores, conhecida de forma popular como internet.

Não demorou ao Livro dos Recordes decretasse na edição online que no primeiro mês em que esteve a venda a décima edição do GTA conseguiu bater sete recordes, visto que a maioria se relaciona de forma direta com o valor das vendas.

Controvérsias Em GTA V

Como acontece com todo o projeto que tem sucesso máximo em termos mundiais não demorou a surgir os críticos no sentido de opinar contra a expansão do GTA, caso do senador norte-americano Joe Manchin, que há tempos está em uma cruzada implacável contra os jogos que estimulam a violência e desvirtuam as mentes de jovens. De acordo com o representante do Senado o game deveria ser banido do território estadunidense.

Questão Da Tortura

Existem missões que ferem de forma direta aos direitos humanos instituídos na ONU (Organização das Nações Unidas) dentro do jogo, como o caso no qual acontece representação clara de que alguém está sendo torturados. No caso um homem conhecido por ser fugitivo de guerra acabou por ser controlado e torturado até fazer a revelação para Trevor. A questão é levada a sério ao ponto do jogador poder escolher qual o equipamento que vai usar para torturar a vítima do Afeganistão.

A crítica aumentou o sentimento de que se trata do tratamento que as prisões norte-americanas isoladas dos grandes centros possuem para retirar informações de prisioneiros de guerra que representam um perigo ao poder estadunidense.  De qualquer maneira, existem pensadores que enxergam a sátira como eficaz no sentido de fazer a crítica à promoção do funcionamento no trato de guerra com presos norte-americanos.

Incrível pensar que o GTA V fez com que fossem lançados ensaios acadêmicos trabalhados com alta riqueza em termos de fontes acadêmicas. De acordo com alguns estudos que analisaram a tecnologia empregada nos games se pode dizer que a mudança não aconteceu em termos de aumento da violência de edições anteriores, mas por causa dos closes que começaram a fazer o enfoque de perto e demonstrar o máximo da crueldade do desempenho de cada ação.

Críticas De GTA No Reino Unido         

Vale ressaltar que os representantes políticos no Reino Unido se uniram para criticar de forma pontual o nível de violência que existe na décima edição do GTA. Representantes do conceituado Partido Trabalhista se sentiram assustados ao pensar que o game poderia ser exposto para crianças. Entre as principais reivindicações está o fato de a indústria tomar medidas para informar de modo certo qual a faixa etária máxima, visto que a população também precisa se precaver – alerta principal aos pais.

no images were found

Mulheres Subalternas: GTA V

Nos dias de hoje as mulheres possuem talvez maior capacidade do que os homens para assumir cargos importantes do mundo, apesar do baixo reconhecimento exposto na desigualdade dos salários. Porém, no mundo de GTA as coisas funcionam como antigamente, ou seja, o público feminino é visto sempre por ótica machista. De fato, não existe momento em que nenhuma mulher consegue se sobressair aos homens, o que representa crítica pontual entre a visão de especialistas que defendem igualdade entre gêneros.

De fato, quando existe mulher no GTA também existe a taxação negativa. Dezenas de strippers voluptuosas ficam a disposição para o sexo barato e se comportam como prostitutas, como se dançarinas e meretrizes fizesse o mesmo trabalho na vida real. Claro, também existem as esposas, mas nenhuma delas é feliz, assim como as feministas com os pontos negativos ressaltados.

no images were found

Cronista Despedida Ao Defender As Mulheres Do GTA

O game para consoles com maior venda do mundo descriminaliza de forma pontual as mulheres e também glorifica a brutalidade machista. Interessante que a cronista que fez esse tipo de crítica gerou valor além do que vinte mil comentários com visões que a criticavam, o que fez o ambiente virtual despedir Petit.

O fato gerou grande repercussão na imprensa britânica ao ponto de emergirem defensores das opiniões de Petit que estavam mais próximas da realidade do que o próprio jogo em si, como diz Rob Fahey, crítico da EUROGAMER.

no images were found

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário