Como Jogar RPG?

O Que é RPG?

Para muitas pessoas jogar RPG é algo complexo, no entanto, vamos te dar algumas dicas que farão você perceber que pode ser bem mais simples do que parece. A primeira coisa é saber que a sigla RPG significa “Role Playing Game”. Nesse jogo basicamente os jogadores interpretam os personagens de forma a criar narrativas dentro de um enredo criado por um dos participantes que é conhecido como mestre do jogo.

Resumo de Como Jogar RPG

Nessa prática os jogadores devem criar personagens que possuam classes estipuladas pela temática do jogo, podem ser de inúmeras vertentes. Na criação deverão ser definidos a raça, classe e atributos do personagem como quais serão as suas virtudes, a sua força, as suas habilidades dentre outros.

Após esse primeiro momento a partida deverá ser iniciada, o mestre do jogo deverá fazer a narração da história para os jogadores que deverão manter a sua interpretação dos personagens fiel ao que foi definido no início de como cada um deverá ser. Conforme o jogo transcorre o mestre poderá ir inserindo novos detalhes no enredo.

A Sorte nos Dados

Durante a partida de RPG existem alguns eventos como situações em que a sorte é o fator de escolha ou mesmo em batalhas que se mostra necessário usar dados para definir o que irá acontecer em relação a ataque e defesa dos personagens. Por exemplo, o jogador deverá tirar um número mínimo no dado para que o seu personagem consiga desferir golpes nos seus inimigos ou mesmo realizar as tarefas que se mostram mais complexas de maneira que cada rodada é mais imprevisível.

Do RPG Para os Jogos Virtuais

O sucesso dos jogos de RPG foi tanto que vários deles tem sido transformados em versões virtuais. Para que os jogos de RPG ganhem versões em game é necessário adaptar alguns aspectos, mas nada que afete de maneira definitiva. Atualmente, existem milhões de adeptos dos games virtuais provenientes de jogos de RPG.

O primeiro game desse segmento a fazer sucesso foi o Dragon Quest que recebeu o nome de Dragon Warrior no Ocidente e que foi criado em 1986 pela Enix que é uma das maiores empresas desse segmento. Depois disso inúmeros títulos passaram por adaptações como Wild Arms, Final Fantasy entre outros.

Cenário e Sistema

Um jogo de RPG precisa ter um cenário e um sistema de jogo para que possa acontecer. Basicamente o cenário é o universo ou mundo em que a história se passa. Pode exemplo, no caso de O Último Samurai o cenário é o Japão do século XIX durante a época da Restauração Meiji enquanto que em Matrix o cenário o futuro apocalíptico do planeta.

O jogo de RPG pode se passar em qualquer cenário de fantasia que esteja de acordo com o enredo. Já o sistema de jogo é o conjunto de regras que irão guiar a partida de RPG. É possível encontrar boas versões de sistemas de jogo de RPG em português, algumas dessas versões podem ser compradas em bancas de jornal em versão de miniaturas.

O Que é Necessário Para Jogar RPG

Dependendo do sistema de jogo que é adotado para a partida são necessários materiais diferentes. Nossa dica é usar o sistema RPGQuest, além dele será necessário ter ao menos dois dados comuns daqueles de 6 faces (no RPG eles recebem o nome de d6). Um dado comum pode ser usado para gerar resultados de 1 a 3, para isso basta que os resultados de 1 a 2 sejam equivalentes a 1; resultados de 3 a 4 sejam equivalentes a 2 e por fim resultados de 5 a 6 representam 3.

Também será necessário ter um lápis, uma borracha e algumas folhas de papel. Numa folha você deverá fazer a representação das capacidades e das habilidades de um personagem, isso recebe o nome de Ficha de Personagem. Fazendo isso você facilita o começo do jogo.

Princípios do Sistema

Numa partida de RPG o desenvolvimento da história bem como a sua interpretação é feita pelo Mestre e pelos jogadores. O mestre narra a história e os jogadores interpretam os personagens. Em situações em que não tem como a descrição ou interpretação da história resolver como, por exemplo, saber se um ataque desferido contra o personagem acertou ou não são usados os dados.

O sistema RPGQuest utiliza para essa definição de dois dados de 6 faces em que os resultados de 1 a 3 representam 1 e os resultados de 4 a 6 representam 2. Os números obtidos são somados aos bônus relevantes. As jogadas em que são usados os dados são chamadas de testes.

Os testes representam as habilidades, capacidades e os conhecimentos dos personagens do jogo. Isso tudo está na ficha de cada personagem que foi criada antes que a partida tivesse início.

Atributos

Os chamados atributos são as capacidades inatas dos personagens que as vezes são testadas através dos dados. Nessa situação se faz a soma do resultado obtido nos dados com o bônus do atributo. Basicamente existem 8 atributos que são:

  • Força (FR) – O quanto de dano o personagem consegue infligir através da sua força física.
  • Constituição (CON) – O quanto o personagem é resistente.
  • Destreza (DEX) – O quanto o personagem tem de mira e precisão.
  • Agilidade (AGI) – O quanto o personagem tem de capacidade de desviar e movimentar o próprio corpo.
  • Inteligência (INT) – O quanto ele possui capacidade de aprender, o seu intelecto.
  • Força de Vontade (WILL) – O quanto esse personagem tem resistência mental e qual é a sua determinação.
  • Percepção (PER) – O quanto ele tem capacidade perceptiva, o quanto ele consegue perceber.
  • Carisma (CAR) – A capacidade que o personagem tem de influenciar outras pessoas e qual é a sua sorte.

Ataques

Consiste nas armas que o personagem utiliza, basicamente o bônus para atacar é somado ao resultado da jogada dos dados. Esse resultado é o que determina o dano que será causado pelo ataque do personagem.

Pontos de Vida

Os pontos de vida podem ser abreviados para PV e definem o quanto de dano cada personagem consegue suportar.

Dano Recebido

Os jogadores devem anotar quais os danos causados em seus personagens.

Defesa

Indica o total da Defesa que o personagem possui.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário