Invenção da Televisão: Uma Grande Mudança Para o Mundo

Hoje, vemos a televisão como mais um meio de se comunicar com o mundo. Podemos ver, em tempo real, o que acontece no Japão, por exemplo. Assistir a grandes eventos no conforto e hospitalidade da própria residência, conectar a ela consoles e se divertir com variados jogos, enfim. Depois do rádio, a televisão foi a maior invenção do século XX, sem sombra de dúvida. Ela reinventou o modo de se transmitir uma notícia e a proporcionar um momento de lazer ás pessoas. Geralmente, os telespectadores assistem aos programas de variedades, séries, as novelas (Principalmente o público feminino) e filmes. Mas você sabe quando a televisão surgiu, de fato, no mundo? Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre a invenção da televisão, a primeira emissora, enfim. Então, vamos lá?

Televisão: O Início de Tudo

Os televisores tiveram uma evolução bastante considerável desde a sua criação, isso nos anos 20. Nesta década, transmissões tinham caráter apenas experimental. Poucos tinham acesso, e, tais transmissões eram precárias e a imagem, mais ainda. Chuviscos e outros defeitos eram notáveis e, também, comuns. Mas a tecnologia ainda iria surpreender.  Pesquisadores e outros se empenhavam para melhorar a recepção das TVs, bem como deixa-las mais simples para o seu uso. Em torno de 1925 ou 1926, transmissões experimentais nos EUA, Japão e Inglaterra iniciou a era da transmissão conjunta de som e imagem.

É impossível saber qual foi, de fato, a primeira transmissão televisiva. Os motivos são muitos, mas o principal é a grande massa envolvida no desenvolvimento e produção. Acreditam que a AT&T foi uma das primeiras a transmitir os sinais da Televisão, na cidade americana de Nova Iorque. Apesar de histórico, por causa do alto preço de um aparelho e de o produto ainda não estar popularizado, o número de cidadãos que presenciaram a transmissão eram ínfimos. O primeiro personagem transmitido na televisão foi o Gato Félix, em 1928. Além de divertir o público, o personagem tinha uma função mais importante: Ajudar a calibrar a imagem da TV. Como naquela época as cores ainda estavam longe de serem incrementadas na TV, o gato, de cor preta e branca, auxiliava e muito para que a imagem fosse melhorada. Depois de seu invento, os anos que seguiram foram de muita evolução e desenvolvimento para que a televisão fosse, enfim, modernizada.

Os Primeiros Televisores

Não pense que os primeiros televisores tinham uma grande dimensão. Para se ter uma ideia, a tela  não chegava a 5 polegadas, o que dificultava e muito ver coisa alguma na tela. Por esse motivo, os modelos pioneiros pareciam mais um rádio do que uma televisão, de fato. A produção dos aparelhos televisivos estava a todo vapor. Entretanto, eram poucas as famílias que adquiriam os aparelhos, argumentando o alto preço da tecnologia na época, que ainda não apresentava um desempenho razoável, pela falta de uma programação concreta e boa na TV, e também, pelo rádio ser o principal meio de informação junto com os jornais impressos. Felizmente, esse cenário se alterou a partir do ano de 1935, quando a tecnologia começou a ficar mais realista e condizente com as propostas da TV. A definição aumentou consideravelmente, passando de 60 até 405 linhas, aproximadamente. E, o primeiro programa transmitido ao vivo na TV foi à posse de Jorge VI como rei. Estima-se que mais de 50 mil pessoas em Londres acompanharam a cerimônia, em posse de seus televisores.

Os Primeiros Televisores

Os Primeiros Televisores

A Primeira Emissora de TV do Planeta

Foi na União Soviética que a primeira emissora de TV surgiu. Mas a BBC, emissora Londrina, é considerada a mais antiga estação televisiva em funcionamento até hoje. Ela começou com a rádio, 10 anos antes de a rede de televisão ser inaugurada, 1922 a 1932, respectivamente. A BBC não é privatizada, sendo propriedade do governo. Apesar disso, ela não recebe nenhuma interferência deles. Ela é conhecida mundialmente pelos seus programas, documentários, enfim. Ela possui subsidiarias pelos países, inclusive no Brasil, onde está localizada na cidade de São Paulo, cujo repórter correspondente da emissora atuante aqui é Gary Duffy.

A Evolução dos Aparelhos de Televisão

A Televisão, na verdade, é a programação que é proporcionada aos telespectadores, e não o aparelho propriamente dito. A eles, damos o nome de televisor. Ele é quem recebe os sinais e o decodifica, os transformando em imagem e som. Como já dito, os primeiros modelos de televisores eram muito ruins, sendo muito grandes na aparelhagem, mas tendo a sua tela muito pequena. Somente com o tempo que os modelos vieram a se reinventar e a ser o que são hoje. Os Televisores dos anos 30 tinham telas pequenas, mas o corpo total grande. Assemelhava-se mais com um sintonizador de rádio com o que uma televisão. Já nos anos 50, o tamanho da tela já era razoável, podendo acompanhar sem problemas os programas. Eles vinham sistematizados com os automóveis. Alguns modelos, por exemplo, eram armarinhos ou cômodas com as televisões embutidas nelas. Foi nessa década também, mais precisamente em 1954, que as cores começaram a dominar as telas dos aparelhos televisivos dos EUA. A transmissão pioneira foi por conta da NBC. Nessa época, milhares de aparelhos de TV já faziam parte do cotidiano dos americanos. Na década de 70, o sistema de cores chegou ao Brasil, e com ele, as vendas de TV cresceram muito. Fabricantes como Sony, Philips, Sharp, Philco, entre outras, dominavam a casa dos brasileiros.

As TVs de Hoje

Hoje, podemos dizer que o televisor não é apenas um transmissor dos sinais de televisão. Hoje, ele é uma central multimídia: tem acesso á internet, possui aplicativos, pode ser comandado pelo simples movimento das mãos, ter a sensação de estamos presenciando alguma cena ‘’ao vivo’’, enfim.

As TVs de Hoje

As TVs de Hoje

Se compararmos os televisores daquela época com as atuais, nós iremos notar uma grande diferença, principalmente na qualidade de imagem e, claro no design. Hoje, temos TVs que chegam a 80 e até mesmo 100 polegadas. E não são somente os aparelhos de televisão que melhoraram. A qualidade do sinal também, que podemos comprovar com a TV Digital, realidade no Brasil hoje.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.