Internet Discada Ainda é Utilizada?

A rede mundial de computadores ficou popular com a rede Dial-Up, que nada mais significa do que acessar a internet de modo discado, ou seja, via telefone. Quando acontece o uso a rede telefônica fica ocupada, uma das grandes desvantagens do sistema.

Não se pode ignorar o fato de que a internet discada ainda é usada por ampla camada da sociedade no Brasil. Locais nos quais as empresas que oferecem serviço de banda larga não estão presentes.

Porém, mesmo nas cidades em que existe mundo online rápido existe excesso de pessoas que não possuem dinheiro o suficiente para pagar por mensalidades que ficaram caras conforme o avanço das tecnologias. Também existe o fato da internet com banda larga não ser viável por consequência da falta de sinal das torres que fazem o trabalho de transmitir o sinal.

Na prática as redes que disponibilizam acesso para a internet discada possuem maior abrangência e apoio de governo nas áreas de cobertura. Especialistas apontam que de modo possível acessar o mundo online com o método de discagem pode trazer menor custo do que a banda larga, conforme o horário do uso.

Isso ocorre porque existe maior variação nos preços de quem entra na internet de modo discado. Por exemplo, quem entra apenas nos finais de semana ou entre 0h e 6h, nos dias úteis, paga menos do que grande parte da mensalidade que os serviços de banda larga cobram, ao passo que os usuários de discadas nos horários comerciais pode pagar mais do que qualquer plano de net rápida.

Existe também a questão da luz! Ou seja, quando não existe eletricidade é impossível da banda larga funcionar. Por outro lado, quem está com o notebook ou ferramenta similar com a carga de bateria completa pode conectar com a opção discada, que vai continuar na ativa.

De fato, as companhias telefônicas possuem gerador energético próprio e ao mesmo tempo oferecem a possibilidade das pessoas ficarem online quando cai a banda larga, representando assim que mesmo nos grandes centros a web discagem pode ser de grande validade.

Atenção! O método apenas funciona quando o telefone não faz parte do mesmo pacote. Por exemplo, quem assina o serviço da banda larga NET e ao mesmo tempo o telefone pode desconsiderar a opção de acessar discado porque quando a web cai o phone também não funciona.

Com a globalização hipermoderna faz com que parte da população pense que a net discada é coisa obsoleta que ficou ao passado. Especialistas e interessados em tecnologia sabem que o pensamento do senso comum está equivocado, visto que ainda oferta vantagens consideráveis para a sociedade brasileira de modo geral.

A discussão da internet discada tem certas semelhanças com a questão do sinal digital no Brasil. País não aboliu as ondas curtas de rádio porque pessoas que residem longe dos grandes centros e não possuem nem mesmo televisão depende de forma direta da informação radiofônica via sistema analógico.

As empresas de banda larga não estão presentes em todo o território nacional. Por exemplo, a NET abrange vinte territórios estaduais: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, além de Distrito Federal.

A OI TV corresponde a: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá e Roraima. Ou seja, existem territórios que não recebem os sinais e serviços de grandes empresas que ofertam web com banda larga via poder da fibra ótica.

Características Gerais: Internet Discada

Acesso à Internet dial-up é uma forma de acessar a web que utiliza as instalações da rede telefônica pública comutada (PSTN, sigla em inglês) para estabelecer uma conexão discada ao provedor de serviços de internet (ISP), através de linhas telefônicas. Computador usa um modem para codificar e decodificar Protocolo de internet, pacotes e controle de informações e para de frequência de áudio analógico.

Conexões dial-up à Internet não necessita de infraestrutura que não seja a rede de telefonia, os modems e servidores necessários para fazer e receber chamadas. Quando o acesso de telefone fica disponível o dial-up continua a ser útil e por vezes única opção disponível para áreas rurais ou remotas, onde as instalações de banda larga não são predominantes devido à baixa densidade populacional e elevado custo de infraestrutura.

Acesso dial-up também pode ser uma alternativa para os usuários com orçamentos limitados uma vez que é oferecido gratuitamente, embora a banda larga esteja disponível a preços baixos em certos países, devido à concorrência no mercado. Importante ressaltar que Brasil tem uma das médias de preço de cobrança por internet de banda larga mais cara do mundo.

Acesso dial-up requer tempo para estabelecer uma ligação telefônica (até vários segundos, dependendo da localização) e realizar a configuração para sincronizar o protocolo antes de acontecer transferências de dados. Em localidades com encargos de conexão de telefone, cada uma incorre em um custo incremental (pulsos).

Acesso dial-up consiste em conexão momentânea, pois tanto o usuário, ISP ou empresa de telefonia encerra a conexão. Prestadores de serviços de Internet, muitas vezes, definem um limite na conexão para permitir o compartilhamento de recursos e irá desconectar o usuário de modo automático, exigindo a reconexão e os custos e atrasos associados.

Usuários com conhecimentos técnicos encontram uma maneira de desativar o programa de autodesligar de tal forma que eles podem permanecer ligados por vários dias.

Acesso à Internet de banda larga (cabo e DSL) tem vindo a substituir o acesso dial-up em muitas partes do mundo. Elas oferecem velocidades superiores. No entanto, muitas áreas ainda permanecem sem acesso de alta velocidade, apesar da vontade de potenciais clientes.

Isso pode ser atribuído à população, a localização ou às vezes falta de interesse devido às poucas chances de lucratividade e altos custos para construir a infraestrutura. Alguns provedores de acesso dial-up respondem ao aumento da concorrência, baixando as suas taxas e fazendo dela uma opção atraente para quem quer apenas o acesso básico.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.