Grupo Anonymous e Hackerativismo V

Anonymous (utilizado como substantivo de massa) está associado com o hackerativismo. Termo originado em 2003 como o conceito de muitos usuários da comunidade on-line e off-line existentes em funcionamento anárquico. Em alguns locais o conjunto de palavras considera termo geral para membros de subculturas incertas na Internet. Representa maneira para se referir às ações de pessoas em ambiente no qual as identidades e intenções reais não são conhecidas.

O grupo de pessoas se opõe de maneira forte contra a censura e vigilância da Internet. Membros dos grupos invadem sites governamentais no sentido de buscar informações de relevância midiática. Multinacionais capitalistas também são alvos constantes, em grosso modo quando apoiam as ações de censura.

Grupo Anonymous e Hackerativismo V

Grupo Anonymous e Hackerativismo V

Grupo Anonymous: Conceito Inicial

Na forma inicial o conceito foi adotado por comunidade on-line descentralizada que atuava de forma anônima e coordenada, geralmente em direção ao objetivo autodefendido de maneira vaga e forcada no entretenimento. Apenas no ano de 2008 o coletivo Anonymous ficou associado com a colaboração internacional hackerativismo.

Grupo Anonymous: Conceito Inicial

Grupo Anonymous: Conceito Inicial

Foram empreendidos diversos protestos e outras ações de retaliação contra antipirataria de imagem e das associações comerciais da indústria de gravação. Ações creditadas ao “Anonymous” foram realizadas por indivíduos não identificados que aplicaram o rótulo de anônimos para si mesmos como atribuição. Alguns analistas elogiam os ataques dos Anonymous como combatentes da liberdade da Internet, ao passo que a palavra da comunidade internacional é de repúdio.

Ausência De Fama No Grupo Anônimos

Ao contrário de muitos movimentos anarquistas que existiram ao longo da história, quando os líderes faziam algo como se fosse autopromoção para continuar mandando nos indivíduos compostos nos grupos, os Anonymous possuem como característica fundamental a carência de autoria, utilizada para a própria segurança dos ciberpunks, termo utilizado pela imprensa europeia para designar os membros da respectiva coletividade. O Grupo Anonymous não luta pelos diretos autorais dos próprios feitos, mas sim para desbancar as leis de autoria de arquivos.

Localização Viral Do Grupo Anônimos

Embora não estejam vinculados à única entidade online, muitos sites estão associados com Anonymous. Isso inclui notáveis imageboards como 4chan e a associada linha de wikis e séries de fóruns. Após séries de polêmicas e protestos divulgados alguns incidentes ligados à rede aumentam e membros são descobertos ou medidos como suspeitos. Em consideração das próprias capacidades, Anonymous foram anunciados pela rede CNN como principais sucessores do WIKILEAKS. Em 2012, a revista americana TIMES intitulou os Anonymous como um dos grupos mais influentes de pessoas no mundo.

Termo e Conceito Do Grupo Anonymous

O nome Anonymous em si é inspirado pelo anonimato percebido em que os usuários postam imagens e comentários na Internet. O uso do termo anônimo, no sentido da identidade compartilhada, começou em imageboards. A TAG de “Anonymous” está atribuída aos visitantes que deixam comentários sem assinarem os conteúdos postados. Usuários das imageboards às vezes brincando age de maneira anônima como fosse pessoa real. Quando a popularidade de imageboards aumentou a ideia de Anonymous como um coletivo de indivíduos sem nome se fixou na mente da internet.

Anônimo representa o conceito de todo e qualquer povo com coletivo sem nome, mas com identidade. Os indivíduos partilham o apelido de “Anonymous” para também adoptar identidade compartilhada e caracterizada como hedonista e desinibida.

Definições tendem a enfatizar o fato de que o conceito coletivo de usuários não pode ser abrangido por definição simples. Em vez disso, traz significados por aforismos, descrevendo qualidades percebidas.

Iconografia e Estética Do Grupo Anonymous

Como cibercultura a estética dos Anônimos possui como base formas de humor e choque informativo. Muitos afiliados anônimos utilizam a máscara de Guy Fawkes (popularizado pela V de Vingança na série de quadrinhos e cinema), seja em protestos, ou dentro de imagens se espalharam via web.

A cultura anônima originou placas de imagem, como 4chan.net, que são fóruns de discussão (pressagiada por um site japonês Anime chamado 2chan, iniciada por Hiroyuki Nishimura, estudante universitário, em 1999. Quando o 2chan trouxe discussões de violência em Inglês começaram as proibições. Christopher Poole (14 anos) respondeu pela criação de 4chan.net (agora 4chan.org) em 2003.

Anônimos consistem em grande parte de usuários de múltiplas imageboards e fóruns de Internet. Além disso, vários wikis e Web Internet Relay Chat são mantidos para superar as limitações dos tradicionais imageboards. Esses modos de comunicação são os meios pelos quais os manifestantes anônimos participam do Projeto Chanology para comunicar e organizar os protestos futuros.

A coalizão se uniu via internet nos sites como 4chan, 711chan, canais IRC, YouTube, serviços de redes sociais como o Facebook, Orkut, entre outros. Os Anonymous não possuem líder ou parte controladora, conta com o poder coletivo dos participantes individuais agindo de tal forma com que surjam benefícios ao grupo no sentido da liberdade de expressão.

Qualquer pessoa anônima pode trabalhar em direção ao conjunto de metas. Um membro do Anonymous explicou ao jornal Baltimore City Paper: “Temos a agenda e estamos todos de acordo com que qualquer um possa coordenar e agir, mas todos agem de forma independente em direção ao objetivo, sem qualquer falta de reconhecimento. Nós apenas queremos obter e divulgar algo que sentimos ser importante para o conhecimento da coletividade”.

http://www.youtube.com/watch?v=VgPe7YgoRGA

Comandante X e Frente Popular De Libertação

Uma pessoa conhecida como Comandante X fornece entrevistas e vídeos sobre os Anonymous.  Ele disse que “não somos uma organização terrorista”. Em 2011, ele estava no centro da investigação sobre Anônimo. Entrevistado após o ataque na HBGARY Federal, Comandante X revelou que enquanto que a mídia suspeita de que seja líder do grupo, ele significa segundo as suas próprias palavras um mero “peão”.

No entanto não se pode ignorar o fato de que o comandante X fez pretensão de ser hacker habilidoso e membro fundador da organização aliada, a Frente de Libertação do Povo (FLP). De acordo com o Comandante X, a Frente de Libertação dos Povos representa unidade coletiva de hackerativismo fundada em 1985, antes da fundação dos Anonymous. Há suspeitas de que os Anonymous criaram o subgrupo ANONOPS para realizar ataques de negação de serviço (DDOS) contra sites do governo da Tunísia, Irã, Egito e Bahrein.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

http://www.youtube.com/watch?v=1NeiJlpm0tA
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.